Orphika 2023: Music for a While

A Capela do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra recebeu um concerto que levou o público numa viagem ao século XVII.

Ana Bartolomeu
Marta Costa
01 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Ao som da guitarra barroca e da tiorba, dois instrumentos típicos dos séculos XVI e XVII, e com um repertório a combinar com a época, a associação Portingaloise levou o público numa viagem ao passado.

“Quase todas as músicas falam sobre amor e desventuras amorosas”, explicou o tenor, Thiago Vaz. “Music for a While”, uma canção inglesa, deu nome ao espetáculo, mas o concerto incluiu “diversos estilos, compositores e idiomas”. Algumas das peças interpretadas “estão presentes em manuscritos portugueses da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra”, realçou Thiago Vaz.

Acompanhado por Pedro Martins na tiorba e guitarra barroca, a dupla de músicos tirou partido da “excelente acústica” da Capela do Colégio das Artes para criar uma atmosfera idílica do período barroco.

A Portingaloise é uma associação com sede em Gaia dedicada à divulgação da arte perfomativa e musical europeia dos séculos XV a XVIII. Nos últimos anos, tem vindo a participar no Ciclo Mimesis “com espetáculos teatrais e danças antigas”, conta Thiago Vaz. “Quando vimos a oportunidade de participar no Ciclo Orphika ficámos muito contentes, principalmente por poder estar neste espaço magnífico que é a Capela do Colégio das Artes”, concluiu.

Consulte a programação completa do ciclo de música Orphika 2023.

Music for a While | Concerto ∙ Música Erudita

O concerto apresenta um repertório que abrange canções para voz e baixo contínuo do período barroco, além de peças instrumentais, maioritariamente do século XVII. Numa Europa seiscentista retalhada por conflitos religiosos, definições políticas antagónicas e progressivo afastamento da cultura erudita e popular, manifestos na separação e conjugação do âmbito sagrado e do profano na vida das pessoas, buscamos estabelecer relações entre diferentes estilos e compositores, oferecendo um percurso como se de uma viagem se tratasse.

Decorreu a 1 de dezembro na Capela do Colégio das Artes e foi organizado pela Portingaloise – Associação Cultural e Artística