Orphika 2022: Revisitar "Os últimos 15 anos" é a proposta do XVIII Mês do Fado

A Grande Gala do XVIII Mês do Fado acontece a 25 de novembro pelas 21h30 no TAGV. Em 2022, o tema do Mês do Fado é "Os últimos 15 anos".

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
04 novembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

Percorrer a história dos últimos 15 anos da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, através de iniciativas, um pouco por toda a cidade. Desde atuações, em cafés e espaços de Coimbra, a tertúlia para falar sobre a Canção de Coimbra e a Guitarra de Coimbra, guitarradas e serenatas de rua. São muitas as atividades que preenchem a XVIII edição do Mês do Fado.

Organizado pela Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC), o Mês do Fado junta antigos e atuais elementos de vários grupos que passaram pela AAC. Revisitar temas e dar a conhecer alguns inéditos são alguns dos objetivos a que se propõe a organização. O XVIII Mês do Fado serve ainda para “provar que a Canção de Coimbra continua em constante renovação”, acredita o vice-presidente da SF/AAC, Francisco Pereira.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

O primeiro evento, no Liquidâmbar, acontece já a 8 de novembro, terça-feira, com um espetáculo do grupo D’Anto. A República Os Galifões recebe uma tertúlia e convívio a 12. Já o bar Passaporte recebe uma noite de guitarradas com antigos e atuais elementos da Secção de Fado a 17. O ponto alto do Mês do Fado acontece no Teatro Académico de Gil Vicente, a 25 de novembro, com a Grande Gala do XVIII Mês do Fado. “Um espetáculo de maior dimensão, com todos estes grupos em palco” e que terá “uma maior abrangência de temas”, acrescenta Francisco Pereira.

As serenatas de rua vão fechar o Mês do Fado a 29 de novembro. Consistem numa “pequena caminhada a tocar pela cidade, para quem se colocar à janela e nos sítios mais históricos da cidade”, explica o vice-presidente da SF/AAC que acredita que é um reavivar de uma antiga tradição.

Todas as informações sobre o Mês do Fado estão disponíveis em https://www.facebook.com/seccao.fado

Conheça a programação completa do ciclo de música da Universidade de Coimbra Orphika aqui.

XVIII Mês do Fado | De 8 a 29 de novembro de 2022


A Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) irá apresentar, durante o próximo mês de novembro, um conjunto de eventos que visam dinamizar culturalmente a academia e a cidade de Coimbra. À semelhança das edições anteriores, o XVIII Mês do Fado irá promover várias iniciativas: uma noite de guitarradas, serenatas e uma grande gala no TAGV entre outras. Mantêm-se as visitas a algumas Repúblicas da cidade, onde se realizarão diversas tertúlias. Grupos atuais da SF/AAC, antigos elementos, figuras importantes do Canto de Coimbra e mestres da execução e construção da Guitarra de Coimbra participarão nas várias atividades do programa.

Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra

Grande Gala do XVIII Mês do Fado | 25 novembro | 21h30 | TAGV

A Grande Gala da Seccção de Fado deste ano é dedicada aos novos temas e aos projetos emergentes da Canção de Coimbra, nomeadamente o CD de originais que a Secção de Fado está a preparar. Na celebração do XVIII Mês do Fado, pretende-se pensar o futuro e descobrir o que motiva os poetas dos tempos modernos a escrever para o Fado de Coimbra, assim como perceber de que forma pode o Fado de Coimbra reinventar-se.

Partilhe