Nobel da Física 2023: três cientistas galardoados pelos métodos experimentais que geram impulsos de luz de attossegundos

O Prémio Nobel da Física 2023 foi atribuído a Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier.

KP
Karine Paniza
04 outubro, 2023≈ 2 mins de leitura

© Niklas Elmehed © Nobel Prize Outreach

Imagine poder tirar uma foto com flash a cada segundo; agora, divida esse tempo por um milhão, depois divida o resultado por outro milhão e, finalmente, divida o resultado por mais um milhão. É assim que se chega aos attossegundos.

Foi por meio de investigações que conseguiram produzir pulsos de luz tão curtos que podem ser medidos em attossegundos que Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier, laureados com o Prémio Nobel da Física 2023, descobriram maneiras de investigar processos rápidos que anteriormente eram impossíveis de acompanhar.

O Comité do Prémio Nobel no Instituto Karolinska, na Suécia, revelou que a atribuição do Prémio se deveu aos “métodos experimentais que geram impulsos de luz de attossegundos para o estudo da dinâmica eletrónica na matéria”.

“Esta nova técnica permite a geração de flashes de luz com duração extremamente curta, o que possibilita a criação de uma espécie de câmara ultrarrápida. Isso permitirá a observação de fenómenos que eram inacessíveis” devido à sua “rápida ocorrência”, como o movimento dos elétrões dentro das moléculas, explica o docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, José António Paixão.

Eis o que pode fazer:

A Assembleia do Nobel é composta por 50 professores do Instituto Karolinska e concede o Prémio Nobel da Física. Desde 1901, este prémio é atribuído aos cientistas que fizeram as descobertas mais importantes para benefício da humanidade.

Pedro Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier

Pedro Agostini é professor da Ohio State University nos EUA e obteve o doutoramento em 1968 pela Universidade de Aix-Marseille, França.

Ferenc Krausz, nascido em 1962 em Mór, Hungria, doutorou-se em 1991 pela Universidade de Tecnologia de Viena, Áustria. É diretor do Instituto Max Planck de Óptica Quântica em Garching e professor da Ludwig-Maximilians-Universität na Alemanha.

Anne L’Huillier, nascida em 1958 em Paris, França. Obtém o doutoramento em 1986 pela Universidade Pierre e Marie Curie em Paris e é professora da Universidade de Lund, Suécia.