Nobel da Química 2023: três cientistas galardoados pela descoberta e síntese de pontos quânticos

O Prémio Nobel da Química 2023 foi atribuído a Moungi G. Bawendi, Louis E. Brus e Alexei I. Ekimov.

KP
Karine Paniza
06 outubro, 2023≈ 2 mins de leitura

© Niklas Elmehed © Nobel Prize Outreach

Moungi G. Bawendi, Louis E. Brus e Alexei I. Ekimov foram laureados com o Prémio Nobel da Química de 2023 pela descoberta e síntese de pontos quânticos.

Mas o que são os pontos quânticos e como se aplicam no dia a dia das pessoas? Pontos quânticos são nanopartículas, ou seja, partículas extremamente pequenas de semicondutores com propriedades óticas e elétricas distintas. São um dos principais materiais em aplicações de nanotecnologia, responsáveis, por exemplo, por colorir a imagem de televisores e computadores e aumentar a precisão e a intensidade das cores em ecrãs. Os pontos quânticos também têm outras aplicações, como painéis fotovoltaicos, para geração de energia solar, e equipamentos para medicina de precisão.

“O Prémio Nobel da Química de 2023 é o reconhecimento de que a química se faz com os átomos, mas também com partículas maiores que os átomos. É uma abertura para as nanociências e as nanopartículas”, explica o docente do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Luís Arnaut. “O que os premiados de 2023 conseguiram foi descobrir que estas partículas efetivamente existiam e, depois, um deles foi capaz de as fazer de uma forma controlada”.

Eis o que pode fazer:

A Assembleia do Nobel é composta por 50 professores do Instituto Karolinska e concede o Prémio Nobel de Química. Desde 1901, este prémio é atribuído aos cientistas que fizeram as descobertas mais importantes para o benefício da humanidade.

Moungi G. Bawendi, Louis E. Brus e Alexei I. Ekimov

Moungi G. Bawendi nasceu em 1961 em Paris, França. Doutorou-se em 1988 pela Universidade de Chicago, EUA. É professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Cambridge, EUA.

Louis E. Brus nasceu em 1943 em Cleveland, Ohio, EUA. Obteve o doutoramento em 1969 pela Columbia University, Iorque, EUA. É professor da Columbia University, Nova Iorque, EUA.

Alexei I. Ekimov nasceu em 1945 na antiga URSS. Doutorou-se em 1974 pelo Instituto Físico-Técnico Ioffe, São Petersburgo, Rússia. Foi cientista-chefe da Nanocrystals Technology Inc., Nova Iorque, EUA.