Diretor do Rómulo - Centro de Ciência Viva da UC explica investigação distinguida com Prémio Nobel da Física 2021

O Nobel da Física deste ano destaca investigações de sistemas físicos complexos.

KP
Karine Paniza
22 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

O Prémio Nobel da Física foi atribuído em 2021 a Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Paris pelas contribuições inovadoras para a compreensão de sistemas físicos complexos.

Carlos Fiolhais, antigo docente do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, fala-nos sobre a investigação premiada.

Syukuro Manabe

Nasceu a 01 de janeiro de 1931 na província de Ehime, Japão. Syukuro Manabe é meteorologista pioneiro no uso de computadores para simular mudanças climáticas globais e variações naturais do clima.

Doutorado na Universidade de Tóquio em 1958 é atualmente meteorologista sénior do Programa de Ciências Atmosféricas e Oceânicas da Universidade de Princeton. Ao longo do seu trabalho no Laboratório Geofísico de Dinâmica de Fluidos da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), primeiro em Washington, D.C. e depois em Princeton, Nova Jersey, trabalhou no desenvolvimento de modelos tridimensionais da atmosferacom com o diretor Joseph Smagorinsky.

Syukuro Manabe veio pela primeira vez aos Estados Unidos para trabalhar na Seção de Pesquisa de Circulação Geral do US Weather Bureau, agora Laboratório de Dinâmica de Fluidos Geofísicos da NOAA, continuando até 1997. De 1997 a 2001, ele trabalhou no Frontier Research System for Global Change no Japão, atuando como Diretor da Divisão de Pesquisa de Aquecimento Global.

É membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, membro estrangeiro da Academia do Japão, da Academia Europeia e da Royal Society of Canada. Em 1992, Syukuro Manabe foi o primeiro a receber o Prémio Planeta Azul da Fundação de Vidro Asahi. Em 1997, recebeu o Prémio Ambiental Volvo da Fundação Volvo Ambiental. Foi ainda homenageado com a Medalha de Pesquisa Carl-Gustaf Rossby da American Meteorological Society, com a Medalha Revelle da American Geophysical Union e com a Medalha Milutin Milankovitch da European Geophysical Society.

Em 2021, Syukuro Manabe recebeu o Prémio Nobel de Física, em conjunto com Klaus Hasselmann, "por contribuições inovadoras para a nossa compreensão de sistemas complexos (...) para a modelagem física do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo com segurança o aquecimento global".

Fonte: /www.interacademies.org

Klaus Hasselmann

Klaus Ferdinand Hasselmann, nascido em 25 de outubro de 1931 em Hamburgo, Alemanha, é um oceanógrafo alemão.

Hasselmann estudou física e matemática na Universidade de Hamburgo e formou-se em 1955, após concluir uma tese sobre turbulência isotrópica. Continuou o trabalho em física e dinâmica de fluidos na Universidade de Göttingen e no Instituto Max Planck de Dinâmica de Fluidos, obtendo o doutoramento na Universidade de Göttingen em 1957.

Foi assistente de pesquisa no Instituto de Arquitetura Naval da Universidade de Hamburgo de 1957 a 1961 antes de aceitar uma cátedra no Instituto de Geofísica e Física Planetária e Instituição Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia de 1961 a 1964. Depois de um breve cargo de professor visitante no Woods Hole Oceanographic Institution em Massachusetts de 1970 a 1972, Hasselmann ganhou o posto de professor titular de geofísica teórica e atuou como diretor administrativo no Instituto de Geofísica da Universidade de Hamburgo até 1975, altura em que se tornou o diretor fundador do Instituto Max Planck de Meteorologia em Hamburgo, cargo que manteve até 1999. Atuou ainda como diretor científico do German Climate Computing Center de 1988 a 1999.

Recebeu a Medalha de Ouro Sverdrup da American Meteorological Society (1971), a Medalha Symons Memorial da Royal Meteorological Society (1997) e a Medalha Vilhelm Bjerknes da European Geophysical Society (2002). Hasselmann é autor ou co-autor de mais de 175 publicações científicas e contribuiu para seis livros, incluindo Ocean Wave Modeling (1985) e Reframing the Problem of Climate Change: From Zero Sum Game to Win-Win Solutions (2012).

Fonte: www.britannica.com

Giorgio Parisi

Giorgio Parisi, nasceu em Roma a 4 de agosto de 1948, completou os estudos na Universidade de Roma e formou-se em física em 1970 sob a direção de Nicola Cabibbo. De 1971 a 1981, foi investigador do Laboratório Nacional de Frascati e tornou-se professor na Universidade de Roma em 1981.

Trabalhou como investigador no Laboratori Nazionali di Frascati de 1971 a 1981. Durante esse período, esteve na Universidade de Columbia, Nova York (1973-1974), no Institute des Hautes Etudes Scientifiques (1976 -1977) e na Ecole Normale Supieure, Paris (1977-1978).

Tornou-se professor na Universidade de Roma em 1981. De 1981 a 1992 foi professor de Física Teórica na Universidade de Roma II, Tor Vergata e agora leciona Teorias Quânticas na Universidade de Roma I, La Sapienza.

Recebeu o Prémio Feltrinelli de física da Academia dei Lincei em 1986, a Medalha Boltzmann em 1992, o Prémio Italgas em 1993, a Medalha e Prémio Dirac em 1999, o Prémio do Primeiro Ministro italiano em 2002, o Prémio Enrico Fermi em 2003, o Prémio Dannie Heineman em 2005, o Prémio Nonino em 2005 e o Prémio Galileo em 2006.

Faz parte da Accademia dei Lincei, da Academia Francesa de Ciências, da Accademia dei XL e da Academia Nacional de Ciências dos EUA. Foi distinguido com o Doutoramento Honoris Causa em Filosofia pela Universidade de Urbin.

Atualmente é diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento SMC (Mecânica Estatística e Complexidade) do CNR-INFM em Roma.

Recebeu o Prémio Nobel de Física de 2021 pelo trabalho em vidros de spin, que se mostrou amplamente aplicável no estudo de sistemas complexos. Ele dividiu o prémio com o meteorologista nipo-americano Syukuro Manabe e o oceanógrafo alemão Klaus Hasselmann.

Fonte: chimera.roma1.infn.it