Nobel da Literatura 2023: autor norueguês laureado por dar "voz ao indizível"

O Prémio Nobel da Literatura de 2023 foi atribuído a Jon Fosse.

KP
Karine Paniza
10 outubro, 2023≈ 2 mins de leitura

© Niklas Elmehed © Nobel Prize Outreach

Jon Fosse é o escritor norueguês laureado com o Prémio Nobel de Literatura 2023. O também dramaturgo recebeu o galardão que, segundo a Academia Sueca, foi concedido "pelas suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível".

Ainda de acordo com a Academia Sueca, em destaque está a obra-prima em prosa sob o nome "Septology", concluída em 2021, composta por "Det andre namnet" (O segundo nome), "Eg er ein annan" (Eu sou outra pessoa) e "Eit nytt namn" (O nome). Na dramaturgia, destacou-se com a peça "Nokon kjem til å komme" em 1996 (Vai vir alguém). "Com temas de expectativa assustadora e ciúme paralisante, a singularidade de Fosse é totalmente evidente".

“Jon Fosse tem uma escrita que transita os géneros”, explica o docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Fernando Matos Oliveira. "Os temas, os modos de escrever, falar e nomear são contíguos ao longo do trajeto de Fosse no palco, na escrita e no romance", onde a condição humana é o foco.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

A Assembleia do Nobel é composta por 50 professores do Instituto Karolinska e concede o Prémio Nobel da Literatura que, há 25 anos, foi entregue ao escritor português José Saramago.


 

Jon Fosse


Nascido em 1959, em Haugesund, na Noruega, Jon Fosse teve a sua estreia em 1983, com o romance "Raudt, svart" (Vermelho, preto). A sua obra inclui ficção, poesia, ensaios, mais de 40 peças teatrais e títulos infantis.

Partilhe