Objetivos e competências
O médico interno de formação geral deverá ser capaz de:
- Conhecer os 4 Qs da utilização:
- Quem?
- Conhecer as patologias mais frequentes do foro genético e oncológico com necessidades transfusionais, nos diferentes grupos etários - Quando?
- Conhecer as situações clínicas tipo, urgentes e crónicas, mais frequentes - Quais?
- Conhecer os critérios de escolha e prescrição
- Conhecer os benefícios esperados - Quantos?
- Conhecer os critérios de cálculo para prescrição e administração;
- Conhecer o seu impacto nos resultados analíticos de monitorização da situação clínica.
- Quem?
-
Conhecer os 4 Rs da utilização:
-
Referências:
- Conhecer normas legais
- Conhecer as normas da DGS
- Conhecer a rede de referenciação de Imunohemoterapia -
Riscos:
- Conhecer os riscos associados à administração
- Conhecer a gestão adequada do risco/ benefício -
Rapidez de Resposta:
- Reconhecer e tratar com Rapidez hemorragias agudas e efeitos adversos
- Objectives of the curricular unit and skills to be developed by the student
-
Conteúdos programáticos
- O 4 Qs da utilização dos componentes e hemoderivados:
- Quem?
- Conhecer as patologias mais frequentes do foro genético e oncológico com necessidades transfusionais, nos diferentes grupos etários - Quando?
- Conhecer as situações clínicas tipo, urgentes e crónicas, mais frequentes - Quais?
- Conhecer os critérios de escolha e prescrição
- Conhecer os benefícios esperados - Quantos?
- Conhecer os critérios de cálculo para prescrição e administração
- Conhecer o seu impacto nos resultados analíticos de monitorização da situação clínica.
- Quem?
- Os 4 Rs da utilização dos componentes e hemoderivados:
- Referências:
- Conhecer normas legais (consentimento informado e responsabilidade médico-legal)
- Conhecer as normas da DGS
- Conhecer a rede de referenciação de Imunohemoterapia - Riscos:
- Conhecer os riscos associados à administração
- Conhecer a gestão adequada do risco/ benefício - Rapidez de Resposta:
- Reconhecer e tratar com Rapidez hemorragias agudas e efeitos adversos.
- Referências:
Metodologias de ensino
Ensino teórico-prático, baseado em vinhetas clínicas.
Avaliação
Teste de escolha múltipla com 20 perguntas, devendo incluir casos clínicos.
Bibliografia principal
- Textos selecionados e entregues durante o curso.