/ Plano de estudos

7 - Utilização racional dos meios complementares de diagnóstico

Objetivos e competências

O médico interno de formação geral deverá ser capaz de:

  1. Conhecer os principais Testes Complementares de Diagnóstico e sua aplicação em diversas áreas:
    1. Área Laboratorial
      a) Conhecer os exames laboratoriais no âmbito da prevenção, rastreio, prognóstico, diagnóstico, tratamento e monitorização de doenças humanas e do estado de equilíbrio fisiológico.
      b) Prescrição racional.
      c) Saber interpretar os resultados analíticos.
    2. Área Imagiológica
      a) Conhecer os diferentes métodos de avaliação imagiológica.
      b) Prescrição racional e indicações clínicas mais frequentes.
      c) Reconhecer os riscos e contraindicações.
      d) Interpretar exames de radiologia convencional em contexto de urgência.
    3. Eletrocardiograma
      a) Conhecer os fundamentos e os princípios básicos de interpretação do ECG.

Conteúdos programáticos

Os principais Testes Complementares de Diagnóstico e sua aplicação em diversas áreas:

  1. Área Laboratorial (imunoquímica, imunohematologia, hematologia, hemostase, histocompatibilidade, microbiologia e patologia molecular)
    a) Conhecimentos dos exames laboratoriais no âmbito da prevenção, rastreio, prognóstico, diagnóstico, tratamento e monitorização de doenças humanas e do estado de equilíbrio fisiológico.
    b) Prescrição racional, adaptada à clínica e com a periodicidade adequada, incluindo em contexto de urgência.
    d) Interpretação dos resultados analíticos.
  2. Área Imagiológica
    a) Conhecer os diferentes métodos de avaliação imagiológica
    b) Prescrição racional, riscos e contraindicações
    c) Indicações clínicas mais frequentes
    d) Interpretação de exames de radiologia convencional em contexto de urgência.
    e) Noções básicas sobre telerradiologia.
  3. Eletrocardiograma: fundamentos e princípios básicos de interpretação do ECG.

Metodologias de ensino

Ensino teórico-prático, baseado em vinhetas clínicas.

Avaliação

Teste de escolha múltipla com 21 perguntas (7 para cada uma das três áreas), devendo incluir casos clínicos.

Bibliografia principal

Textos vários a serem distribuídos durante o curso.