/ Plano de estudos

3 - Saúde pública

Objetivos e competências

Este módulo pretende dar a conhecer o Sistema de Saúde Português e a organização do Serviço Nacional de Saúde), bem como conceitos (incluindo: evolução do nível de saúde ao longo do tempo; medição do nível de saúde, doença e problemas de saúde; determinantes de saúde; Cuidados de Saúde Primários; níveis de prevenção; promoção da saúde) de saúde pública e de Planeamento em saúde (incluindo: definição de planeamento em saúde; planeamento de base populacional versus de base institucional; planeamento estratégico, tático e operacional; conceito de programa e de projeto de saúde; articulação do planeamento aos três níveis geográficos: nacional, regional e local), entre outros.

Conteúdos programáticos

1. Sistema de Saúde Português (inclui a organização do Serviço Nacional de Saúde).
  2. Introdução à Saúde Pública:
    1. Conceitos
    2. Competências da Saúde Pública como especialidade médica, assim como as disciplinas e métodos da Saúde Pública.
  3. Planeamento em saúde:
    1. Conceitos
    2. Ciclo de planeamento em saúde;
    3. Plano Nacional de Saúde e Programas Prioritários de Saúde (inclui a articulação com os planos regionais e locais de saúde).
  4. Vigilância Epidemiológica:
    1. Conceitos;
    2. Doenças Transmissíveis de Notificação Obrigatória e como as notificar - Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE);
    3. Doenças evitáveis pela vacinação e o Programa Nacional de Vacinação;
    4. Rastreios e Saúde Pública
    5. Controlo e vigilância de águas e de vetores no contexto da saúde única (One Health);
    6. Saúde dos trabalhadores
  5. Comunicação em saúde:
    1. Conceitos;
    2. Principais instrumentos e técnicas.

Metodologias de ensino e avaliação

Esta formação centra-se na resolução prática dos problemas clínicos, nas diversas temáticas.

Teste de escolha múltipla com 20 perguntas.

Bibliografia principal

• Vários.
  • Documentos disponibilizados ao longo do curso.
  • Detels R, Gulliford M, Karim QA, Tan CC; Oxford textbook of public health. 6th ed. Oxford (UK), Oxford University Press, 2015. ISBN-13: 9780199661756.