/ Plano de estudos

1 - Introdução ao serviço de urgência, incluindo a abordagem das situações emergentes médicas e cirúrgicas, incluindo o trauma

Objetivos e competências

Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver pelo estudante.

O médico interno de formação geral deverá ser capaz de:

1. Conhecer os princípios gerais de abordagem do doente urgente, incluindo a Triagem
  2. Avaliar adequadamente a gravidade do estado clínico de um paciente adulto e pediátrico, sendo capaz de identificar o doente crítico;
  3. Gerir o doente de forma padronizada de acordo com a abordagem ABCDE;
  4. Abordar de forma sistematizada o doente com as patologias mais frequentes em urgência
  5. Ser capaz de diferenciar situações de resolução simples, de outras que necessitam referenciação, mais ou menos emergente.
  6. Melhorar a capacidade de gestão do doente e da comunicação com o próprio e família, abordados a propósito das várias temáticas lecionada.

Conteúdos programáticos

1. Princípios gerais de abordagem do doente urgente – Triagem – Detecção precoce do doente emergente (apenas referência à Via verde da Sepsis que será abordada no Curso de antibioterapia)

2. Acidente Vascular Cerebral (incluindo Via verde)

3. Síndrome Coronário Agudo (incluindo Via verde)

4. Trauma (incluindo Via verde)

5. Urgências neurológicas e psiquiátricas

6. Principais arritmias – diagnóstico e tratamento

7. Urgências cardiovasculares (incluindo Tromboembolia Pulmonar)

8. Urgências respiratórias (incluindo infeções)

9. Urgências gastroenterológicas

10. Urgências endocrinológicas (incluindo Diabetes Mellitus)

11. Urgências por intoxicações

12. Urgências pediátricas

13. Urgências nefro-urológicas

14. Urgências em ginecologia e obstetrícia

15. Urgências em ORL e oftalmologia

16. Urgências do sistema locomotor

17. Urgências em dermatologia e cirurgia-vascular

18. Urgências em cirurgia geral

19. Princípios de pequena cirurgia (teórico-prático)

Metodologias de ensino e avaliação

Esta formação centra-se na resolução prática dos problemas clínicos, nas diversas temáticas. Assim, não se deverá pretender uma apresentação exaustiva de cada um dos pontos do programa, mas antes a abordagem global e integrada, a aplicar a qualquer doente que recorra ao Serviço de Urgência.

Teste de escolha múltipla com 40 perguntas, devendo incluir casos clínicos.

Bibliografia principal

• Ivor, B., Griggs, R., Wing, E., & Fitz, J. (2015) Andreoli and Carpenter’s Cecil Essentials of Medicine. Elsevier Health Sciences.ISBN: 978 -1437718997.
  • Kasper, D., Fauci, A., Hauser, S., Longo, D., Jameson, J., & Loscalzo, J. (2015). Harrison’s principles of internal medicine, 19e. ISBN:13:978 -0071802154.
  • Marcdante, K., & Kliegman, R. M. (2014). Nelson Essentials of Pediatrics E -Book. Elsevier Health Sciences. 7e. ISBN:978 -1455759804.
  • Brunicardi, F., Andersen, D., Billiar, T., Dunn, D. L., Hunter, J. G., Matthews, J. B., & Pollock, R. E. (2014). Schwartz’s Principles of Surgery, 10e. McGraw -Hill. ISBN: 978 -0071796750.
  • Beckmann, C., Herbert, W., Laube, D., Ling, F., & Smith, R. (2013). Obstetrics and Gynecology, 7e. Lippincott Williams & Wilkins. ISBN: 978 -1451144314.
  • Harrison, P., Cowen, P., Burns, T., & Fazel, M. (2017). Shorter Oxford Textbook of Psychiatry, 7e. Oxford University Press. ISBN: 978 -0198747437.
  • Textos e vídeos disponibilizados durante o curso.