1 - Introdução ao serviço de urgência, incluindo a abordagem das situações emergentes médicas e cirúrgicas, incluindo o trauma
Objetivos e competências
Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver pelo estudante.
O médico interno de formação geral deverá ser capaz de:
- Conhecer os princípios gerais de abordagem do doente urgente, incluindo a Triagem
- Avaliar adequadamente a gravidade do estado clínico de um paciente adulto e pediátrico, sendo capaz de identificar o doente crítico;
- Gerir o doente de forma padronizada de acordo com a abordagem ABCDE;
- Abordar de forma sistematizada o doente com as patologias mais frequentes em urgência
- Ser capaz de diferenciar situações de resolução simples, de outras que necessitam referenciação, mais ou menos emergente.
- Melhorar a capacidade de gestão do doente e da comunicação com o próprio e família, abordados a propósito das várias temáticas lecionada.
Conteúdos programáticos
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Princípios gerais de abordagem do doente urgente – Triagem – Detecção precoce do doente emergente (apenas referência à Via verde da Sepsis que será abordada no Curso de antibioterapia)
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Acidente Vascular Cerebral (incluindo Via verde)
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Síndrome Coronário Agudo (incluindo Via verde)
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Trauma (incluindo Via verde)
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Urgências neurológicas e psiquiátricas
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Principais arritmias – diagnóstico e tratamento
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Urgências cardiovasculares (incluindo Tromboembolia Pulmonar)
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Urgências respiratórias (incluindo infeções)
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Urgências gastroenterológicas
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Urgências endocrinológicas (incluindo Diabetes Mellitus)
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Urgências por intoxicações
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Urgências pediátricas
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Urgências nefro-urológicas
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Urgências em ginecologia e obstetrícia
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Urgências em ORL e oftalmologia
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Urgências do sistema locomotor
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Urgências em dermatologia e cirurgia-vascular
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Urgências em cirurgia geral
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Princípios de pequena cirurgia (teórico-prático)
Metodologias de ensino e avaliação
Esta formação centra-se na resolução prática dos problemas clínicos, nas diversas temáticas. Assim, não se deverá pretender uma apresentação exaustiva de cada um dos pontos do programa, mas antes a abordagem global e integrada, a aplicar a qualquer doente que recorra ao Serviço de Urgência.
Avaliação
Teste de escolha múltipla com 40 perguntas, devendo incluir casos clínicos.
Bibliografia principal
- Ivor, B., Griggs, R., Wing, E., & Fitz, J. (2015) Andreoli and Carpenter’s Cecil Essentials of Medicine. Elsevier Health Sciences.ISBN: 978 -1437718997.
- Kasper, D., Fauci, A., Hauser, S., Longo, D., Jameson, J., & Loscalzo, J. (2015). Harrison’s principles of internal medicine, 19e. ISBN:13:978 -0071802154.
- Marcdante, K., & Kliegman, R. M. (2014). Nelson Essentials of Pediatrics E -Book. Elsevier Health Sciences. 7e. ISBN:978 -1455759804.
- Brunicardi, F., Andersen, D., Billiar, T., Dunn, D. L., Hunter, J. G., Matthews, J. B., & Pollock, R. E. (2014). Schwartz’s Principles of Surgery, 10e. McGraw -Hill. ISBN: 978 -0071796750.
- Beckmann, C., Herbert, W., Laube, D., Ling, F., & Smith, R. (2013). Obstetrics and Gynecology, 7e. Lippincott Williams & Wilkins. ISBN: 978 -1451144314.
- Harrison, P., Cowen, P., Burns, T., & Fazel, M. (2017). Shorter Oxford Textbook of Psychiatry, 7e. Oxford University Press. ISBN: 978 -0198747437.
- Textos e vídeos disponibilizados durante o curso.