/ O Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20

Investigadores Associados e Colaboradores

Info
Alexandre Pinto

Alexandre Pinto

pintommalexandre@gmail.com
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Alexandre Manuel Monteiro Pinto é Mestre em História, Licenciado em História e História - Ramo de Formação Educacional pela Universidade de Coimbra. Presentemente, prepara a sua tese de doutoramento na Universidade de Coimbra. Áreas de investigação: Humanidades com ênfase em História e Religião, Ciências Sociais com ênfase em Geografia Económica e Social e Ciências da Comunicação.

Temas e problemáticas da atividade científica

História


Geografia


Informática

Info
Ana Beatriz Duarte

Ana Beatriz Duarte

Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Ana Beatriz Duarte é doutoranda em Estudos Contemporâneos (Ceis20) pela Universidade de Coimbra com uma estadia de investigação de dois anos na Université de technologie de Compiègne, França. Possui mestrado em História Social da Cultura e bacharelado em Comunicação, ambos no Brasil. Atuou como profissional de comunicação no primeiro, segundo e terceiro setores no Brasil e no Reino Unido.

Temas e problemáticas da atividade científica
Sociologia da tecnologia, discursos sobre inteligência artificial
Comunicação, desinformação e políticas públicas
Teoria da arte
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Duarte, Ana Beatriz; Jollivet, Pascal (21 Jul 2023). “Symbolic and Connectionist Artificial Intelligence: A Technical and Scientific Controversy?”. 35th General Conférence of the Society for the Advancements of Socio-Economics (SASE) – Socio-Economics in a Transitioning World: Breaking Lines and Alternative Paradigms for a New World Order. 20-22 Jul 2023. Rio de Janeiro.


Duarte, Ana Beatriz (2023). Why we need a multilateral and global understanding about Artificial Intelligence (AI): the case of the symbolic / connectionist controversy. IA Policy Brief Series, 10(2), 1–8. ISSN. 2789-8040


Duarte, Ana Beatriz (2022). “NFT: The New FuTure”. Studio International. 1 Mar.


Duarte, Ana Beatriz; Medeiros, Sabrina (2022). A guerra do futuro em debate no presente. Público. 30 Jun.


Duarte, Ana Beatriz (2020). “Vírus como metáfora: como as tecnologias digitais moldam uma pandemia paralela”. Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política. v. 15 n. 02. pp. 57-81. ISSN: 2318-373X.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

Nome do projeto Simpósio Armas autónomas e os países da CPLP

Breve descrição

Promoção de conferéncia interdisciplinar e intersetorial sobre armas com uso de inteligência artificial, realizado na Universidade Lusófona em 11 de julho de 2022, Lisboa, Portugal Investigadora responsável: Ana Beatriz Duarte

Instiuições participantes na organização

Universidade Lusófona; InterAgency Institute Instituições convidadas: Unicamp, UFRJ, Universidade de Coimbra, OIM Portugal, Universidade Nova de Lisboa, Centro de Estudos Africanos para Desenvolvimento e Inovação, Nações Unidas, Universidade Lusófona do Porto, Instituto da Defesa Nacional de Portugal, Ministério da Ciência da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Entidade financiadora: Mines Action Canada , Stop killer robots campaign

Data de Início e fim 1 de maio a 1 de agosto de 2022

Outras características

- concurso internacional

-sem orçamento atribuído ao Ceis20

-projeto aprovado e finalizado

AL
Info
Ana Luís

Ana Luís

aluis@fl.uc.pt
Grupos de investigação
5 - Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais
7 - Humanidades Digitais
Biografia

A minha investigação centra-se no domínio do ensino da língua inglesa, nas metodologias de ensino e na formação inicial de professores. Sou doutorada pela Universidade de Essex (Reino Unido) e tenho um pós-doutoramento em Didática das Línguas pela Universidade do Porto.

Temas e problemáticas da atividade científica
Didática das Línguas Estrangeiras
Formação Inicial de Professores
Competência Digital dos/as Professores/as
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Barreira, Carlos; Luís, Ana R.; Pires, Natália; Ribeiro, Ana Isabel & Ribeiro-Silva, Elsa (Orgs.). (2020). A supervisão pedagógica no século XXI: desafios da profissionalidade docente. Imprensa da Universidade: Coimbra. (151pp.) (doi.org/10.14195/978-989-26-1825-8)


Luís, Ana R. (Org.). (2019). A Formação Inicial de Professores nas Humanidades: Reflexões Didáticas. Imprensa da Universidade: Coimbra. (240pp.) (doi.org/10.4195/978-989-26-1701-5)


Luís, Ana R. (2020). The Development of Pre-service Teacher’s Reflection Skills Through Video- Based Classroom Observation. In: Rocha, Álvaro et al. (eds.) Trends and innovations in information systems and technologies, 263-279. Cham, Switzerland: Springer. (doi.org/10.1007/978-3-030-45697-9_26)


Luís, Ana R. (2019). A adaptação linguística de textos em língua inglesa: exemplos de simplificação e de elaboração. In Luís, A., Nunes, A., Mello, C., Carecho, J. & Ribeiro, A. (eds.), A Formação Inicial de Professores nas Humanidades: Reflexões Didáticas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. (doi.org/10.14195/978-989-26-1701-5 )


Luis, Ana R. (2018). Exploring an integrated approach to professional development for the enhancement of English language teaching and learning. Education Research and Perspectives: an international journal 45, 25-40.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

Delegada nacional da Cost Action “Universality, diversity and idiosyncrasy in language technology”. 2022-26.


Delegada nacional da Cost Action “European network for Web-centred linguistic data science”. 2019-2023.

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

Relatórios de Estágio (concluídos)

Luís Alexandre Medeiros Custódio, ‘A música anglo-americana na aula de Inglês’, Mestrado em Ensino de Inglês. Defense: 25 de outubro, 2022. Grade 19/20. Vasco Ribeiro, ‘O desenvolvimento da competência textual’, Mestrado em Ensino de Inglês e Língua Estrangeira. Co-supervisor: J. Carecho. Defense: 25 de outubro, 2022. Grade 19/20.

Patrícia Gonçalves, ‘Escrita Criativa’, Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira. Co-supervisor: A. Loureiro. Defense: 20 de outubro 2022. Grade 19/20. Fabiana Maria Leitão Massano, ‘A escrita colaborativa’, Mestrado em Ensino de Inglês e Língua Estrangeira. Co-supervisor: J. domingues. Defense: 21 July 2022. Grade 16/20.

Mónica Dias, ‘Estratégias para o ensino da escrita’, Mestrado em Ensino de Inglês e Língua Estrangeira. Co-supervisor: J. Carecho. Defense: 26 October 2022. Grade 17/20.

Jaqueline Heloísa de Deus Gonçalves Coelho, ‘O Vídeo no Ensino e Aprendizagem Da Gramática’, Mestrado em Ensino de Inglês e Língua Estrangeira, University of Coimbra. Co-supervisor: E. Gamazzo. Defense: 17 December 2021. Grade: 16/20.

Suzana Margarida Cipriano da Silva Idanha, ‘Expressão escrita com a aplicação de conectores’, Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira, University of Coimbra. Co-supervisor: C. Carapinha. Defense: 10 December 2021. Grade: 16/20.

Cristina Isabel Bernardo Domingues, ‘O Contributo do eTwinning para o ensino de inglês como língua estrangeira’, Mestrado em Ensino de Inglês, University of Coimbra. Defense: 10 December 2021. Grade: 19/20.

Bárbara Gómez Valladolid, ‘A aprendizagem cooperativa da gramática através da descoberta guiada no ensino de línguas estrangeiras’, Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira, University of Coimbra. Co-supervisor: P. Rossi. Defense: 21 October 2019. Grade: 19/20.

Liliana Sofia Guerra, ‘Materiais autênticos no ensino de línguas estrangeiras’, Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira, University of Coimbra. Defense: 17 July 2019. Grade: 16/20.

Francisco Manuel Gonçalves, ‘O filme de ficção na aula de língua estrangeira’, Mestrado em Ensino de Inglês e Língua Estrangeira, University of Coimbra. Co-supervisor: J. Domingues. Defense: 15 October 2018. Grade: 19/20.

Carlos Gil Arieiro,’O papel das novas tecnologias no ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras’, Mestrado em Ensino de Inglês e Língua Estrangeira, University of Coimbra. Co-supervisor: P. Rossi. Defense: 3 October 2018. Grade: 14/20.

Maria Manuela Rodrigues Rosa, ‘O Ensino da Oralidade no Ensino do Inglês e no Português’, Mestrado em Ensino de Inglês e Língua Estrangeira, University of Coimbra. Co-supervisor: C. Mello. Defense: 23 July 2018. Grade: 19/20.

Info
Ana Luísa Silva

Ana Luísa Silva

als@uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Ana Luísa Silva é licenciada em Engenharia Informática (pré-Bolonha) pela Universidade de Coimbra (UC) e desde 1993 que desenvolve trabalho na área de especificação, configuração e implementação de sistemas de gestão de informação bibliográfica e documental na Universidade de Coimbra. Exerceu funções no Serviço Integrado das Bibliotecas da UC (SIBUC) de 2007 a 2020. Neste âmbito, configurou e adaptou o software DSpace, que suporta o repositório institucional de produção científica da UC, Estudo Geral, em utilização desde 2008. Participou na equipa de desenvolvimento e configuração da AlmaMater (Biblioteca digital de fundo antigo da UC) e da UCDigitalis. Tem desenvolvido a sua atividade na área de sistemas de informação de gestão de ciência, sistemas de gestão de informação bibliográfica, sistemas de descoberta, repositórios e bibliotecas digitais, preservação digital e interoperabilidade. Exerce funções semelhantes, desde 2020, na Área de Serviços e Sistemas de Gestão Integrada da Biblioteca Geral da UC e é doutoranda em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde prevê desenvolver uma tese na área da Web Semântica e International Image Interoperability Framework (IIIF).

Temas e problemáticas da atividade científica

Web Semântica


Bibliotecas Digitais


International Image Interoperability Framework

AN
Info
Antônio José Rodrigues Neto

Antônio José Rodrigues Neto

neto@student.uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Doutor em Ciência da Informação, Universidade de Coimbra 2023

Temas e problemáticas da atividade científica
Sistemas de Informação
Gestão do Conhecimento
Redes de Conhecimento
Info
Beatriz Barrocas Ferreira

Beatriz Barrocas Ferreira

bferreira@student.fl.uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Beatriz Barrocas Ferreira concluiu o mestrado em Ciência da Informação na Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, com uma tese centrada em gestores de repositórios institucionais de acesso aberto. Atualmente a realizar o doutoramento em Ciência da Informação na mesma instituição, a sua investigação doutoral aprofunda a relação entre Humanidades Digitais e Ciência Aberta. O seu trabalho explora como estas áreas podem contribuir para uma adoção mais ampla de princípios abertos nas humanidades. É investigadora colaboradora no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) na Universidade de Coimbra. Além disso, desempenha funções como Information Specialist na Universidade de Tilburg e é membro do Grupo de Trabalho sobre Acesso Aberto da UKB (Bibliotecas Universitárias Holandesas e Biblioteca Real dos Países Baixos). Contribui ainda como editora do website nacional holandês acerca de acesso aberto, openaccess.nl. As suas áreas de interesse de investigação centram-se na comunicação académica e na ciência aberta.

Temas e problemáticas da atividade científica

Comunicação académica


Ciência aberta


Acesso Aberto

Info
Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan

benildes@gmail.com
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Doutora em Ciência da Informação e formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunto no Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação da UFMG. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG). Integrante dos grupos de pesquisa: a) MHTX - Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos, b) RECRI - Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação e c) Humanidades Digitais do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Universidade de Coimbra, Portugal).

Temas e problemáticas da atividade científica
Organização da Informação
Sistemas de Organização do Conhecimento
Integração de dados
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

MACULAN, BENILDES COURA MOREIRA DOS SANTOS; MESQUITA, M. S. L.; FALCAO, L. C. de J. A Glossary for Knowledge Organization Systems Terminology. KNOWLEDGE ORGANIZATION, v. 50, p. 23-33, 2023.


MACULAN, BENILDES COURA MOREIRA DOS SANTOS. The Universal Decimal Classification in the Organization of Knowledge: Representing the Concept of Ethics. KNOWLEDGE ORGANIZATION, v. 50, p. 214-226, 2023.


MARQUES, F. B.; MACULAN, BENILDES COURA MOREIRA DOS SANTOS; SOUZA, R. R. A bibliometria na pós-graduação brasileira: uma revisão integrativa da literatura. TransInformação, v. 35, p. 1-12, 2023.


MACULAN, B. C. M. S. Ambiguidade e o contexto na representação de informações em domínios de especialidade. PERSPECTIVAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 25, p. 98-124, 2020.


FERREIRA, ANA CAROLINA; MACULAN, BENILDES COURA MOREIRA DOS SANTOS. Metodologia para a análise de assunto de acórdãos no contexto do controle externo: proposta de um modelo de leitura técnica. EM QUESTÃO, v. 25, p. 99-131, 2019.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

- Centro de Pesquisas em Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação (CEPRECRI). IR: Gercina Lima. Outro membro da equipe: Benildes Maculan. Instituições participantes: UFMG e UFOP. Entidade financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Sem orçamento atribuído ao CEIS20. Início: 2022. Fim: 2024.

- Representação e Organização de Recursos de Informação (ROREI). IR: Benildes Maculan. Instituições participantes: UFMG. Entidade financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Sem orçamento atribuído ao CEIS20. Início: 2019. Fim: 2022.

- Sistemas de Organização do Conhecimento: Fundamentos Teórico-Metodológicos, Construção e Aplicações (SOC-FUTEMCA. IR: Benildes Maculan. Instituições participantes: UFMG. Entidade financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Sem orçamento atribuído ao CEIS20. Início: 2018. Fim: 2019.

- Tratamento, Disseminação e Recuperação da Informação (TRADIR). IR: Benildes Maculan. Instituições participantes: UFMG. Entidade financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Sem orçamento atribuído ao CEIS20. Início: 2018. Fim: em andamento.

- Estudo e Reformulação do Tesauro do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro de Minas Gerais (ERTEATRO). IR: Benildes Maculan. Instituições participantes: UFMG. Entidade financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Sem orçamento atribuído ao CEIS20. Início: 2017. Fim: 2019.

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

1) Investigador: Benildes Maculan. Aluno/a: Maristela Sanches Lima Mesquita. Título: Mapeamento e representação do conhecimento e modelagem ontológica para uma ontologia de tarefas no processo da acologia das altas diluições. Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais; PPGGOC.

2) Investigador: Benildes Maculan. Aluno/a: Paula Raphisa Mendes. Mestrado. Título: Taxonomia corporativa facetada no apoio ao processo de avaliação para autorização de cursos de Instituições de Ensino Superior pelo INEP. Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais; PPGGOC. Sem bolsa. Defesa: 2022.

3) Investigador: Benildes Maculan. Aluno/a: Tiago Furtado Carneiro. Título: Organização da informação em acervos de teatro: a contribuição do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) do Galpão Cine Horto. Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais; PPGGOC.

4) Investigador: Benildes Maculan. Aluno/a: Anna Carolina Leite Cota. Título: Controle de autoridade para entidades pessoas em repositórios institucionais que usam o DSPACE. Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais; PPGGOC.

5) Investigador: Benildes Maculan. Aluno/a: Mariana Freitas Canielo de Carvalho. Mestrado. Título: Gestão de processos como instrumento para gerenciamento de IES: BPM ACadêmico ECI, um estudo de caso. Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais; PPGGOC. Com bolsa. Defesa: 2021.

6) Investigador: Benildes Maculan. Aluno/a: Filipi Miranda Soares. Título: Representação de informação sobre a biodiversidade. Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais; PPGGOC.

7) Investigador: Benildes Maculan. Aluno/a: Renato Varella Bueno. Título: Modelagem de processos no contexto público. Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais; PPGGOC.

8) Investigador: Benildes Maculan. Aluno/a: Flávia Rodrigues Nunes. Título: Proposta de filtros cognitivos a partir dos aportes da Teoria da Valência Verbal e dos Papéis Qualia para mapear os sentidos dos verbos que expressam as relações semânticas em Tesauros. Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais; PPGGOC.

9) Investigador: Benildes Maculan. Aluno/a: Adriana Aparecida Lemos Torres. Título: Metodologia para a representação de registro fotográfico de esculturas de arte sacra. Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais; PPGGOC.

10) Investigador: Benildes Maculan. Aluno/a: Pâmela Tamires Dias Lopes. Mestrado. Título: Taxonomia Corporativa e Facetada: análise dos usos e aplicações na Ciência da Informação e na Ciência da Computação. Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais; PPGGOC.

11) Investigador: Benildes Maculan. Aluno/a: Elaine Diamantino Oliveira. Mestrado. Título: Proposta de um modelo de hipertexto com abordagem semântica para a representação do conhecimento no domínio temático da intensificação agropecuária. Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais; PPGGOC.

12) Investigador: Benildes Maculan. Aluno/a: Fernanda Daniel Da Silva. Título: Construção de uma proposta de taxonomia no domínio da temática da política do ambiente com base na norma ISO 25964-2:2013. Instituição: Universidade de Coimbra. bolsa. Defesa: 2021.

13) Investigador: Benildes Maculan. Aluno/a: Ana Carolina Ferreira. Título: Estudo da Reformulação Da Estrutura Semântica do Tesauro do TCEMG. Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais; PPGGOC.

Info
Dalbert Marques Oliveira

Dalbert Marques Oliveira

dalbertoliveira@gmail.com
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Dalbert Marques Oliveira é doutorando em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É mestre em Informação Empresarial e licenciado em Ciências da Documentação e Informação pelo P.Porto. Estudou no estrangeiro como estudante de intercâmbio na Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade de Kuban (Rússia), Universidade de Gdansk (Polónia), Universidade do Sul de Minas - Grupo UNIS (Brasil), e Universidade de Pristina (Kosovo). Trabalhou como Professor Auxiliar Convidado no P.Porto, como Técnico de Bibliotecas, Arquivos e Documentação na Câmara Municipal do Porto, e como Investigador Júnior da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP). Desenvolveu investigação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) através da Fundação para o Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP). Trabalhou também como assistente de pesquisa na Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FAPESMIG) no Grupo UNIS. Realizou o Estágio Profissional no Serviço de Documentação e Informação da Escola Superior de Saúde (P.Porto). É membro da International Society for Knowledge Organization (ISKO). Possui publicações na área da Ciência da Informação, com foco no perfil do profissional da informação e na utilização da tecnologia para a gestão da informação e do conhecimento, e na gestão da informação, do conhecimento e das tecnologias na Sociedade 5.0.

Temas e problemáticas da atividade científica

Sociedade 5.0


Gestão e Organização do Conhecimento Pessoal


Transhumanismo

Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Oliveira, Dalbert Marques & Terra, Ana Lucia (2021) Online and Collaborative Tools During Academic and Erasmus Studies. In Babo R., Dey N., Ashour A.S. (eds) Workgroups eAssessment: Planning, Implementing and Analysing Frameworks. Intelligent Systems Reference Library, vol 199. Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-15-9908-8_4.


Citação: Oliveira, D. M. & Rodrigues, L .S. (2020). Características do Profissional da Informação na era da informação digital in H. Martins & M. Silva (Eds.). (2020). Transformação digital, dimensões organizacionais e societais: cadernos de investigação da escola de verão do CEOS.PP (pp. 45-54). CEOS.PP, ISCAP, P.Porto. https://doi.org/10.26537/NE7D-VF69.


Oliveira, Dalbert Marques; Rodrigues, Luís Silva. (2020). "Perceção sobre os Conhecimentos, Habilidades/Competências e Aptidões dos Profissionais da Informação: uma comparação de realidades". Páginas a&b : Arquivos & Bibliotecas Especial. 89-104. http://dx.doi.org/10.21747/21836671/pag2020a7.


Oliveira, D.M., Rodrigues, L.A.S. Pereira, P.M. (2019). Profile of Information Professionals: An Information Science perspective based on the RIM framework. International Business Information Management Association. (from 13th to 14th November). Madrid, Espanha.


Oliveira, Dalbert Marques, Pires, D., Bondan, G. A., Santos, J., Silva, K. C. N., Wilton, P. E. V., Sena, P., Marques, R., Cunha, R. R., & Matos, G. P. (2001). Habitats de Inovação em Rede: Proposição de ações para a Economia criativa de Florianópolis (1ª).

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

MDR/UNIS, Centro de Pesquisa do Grupo Universitário do Sul de Minas, UNIS, Fabricio Pelloso Piurcosky, Grupo Universitário do Sul de Minas e P.Porto, FEPESMIG, 2019-08 a 2019-12


VerãoFCT2020, Escoal de Verão Transformação Digital: Dimensões Organizacionais e Societais, VerãoFCT2020, Manuel Fernando Moreira da Silva, CEOS | ISCAP | P.Porto e FCT, FCT, 2020 - 2020


26657, ANATEL/IBICT/Telecomunicações, IBICT, ANATEL e IBICT, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, 2020 -2020


2022.BD, Bolsa de Doutoramento, Ana Lúcia Terra e Paula Peres, FLUC, FCT, 2022.12366.BD, 03/2023 - 03/2027


ANATEL/IBICT/Telecomunicações 2020 a 2020 | Bolsa Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Belo Horizonte, BR) GRANT_NUMBER: 26657

Info
Edmir Perrotti

Edmir Perrotti

perrotti@usp.br
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Edmir Perrotti, licenciado em Letras (Português e Francês), pela Universidade de São Paulo, Brasil (1972). Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo, em 1984 e 1989 respectivamente.Possui graduação em Letras Português e Francês pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente, é professor aposentado da Universidade de São Paulo. Tem experiência e atua nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: Biblioeducação/Biblioteca e Educação, Biblioteconomia Educativa, Biblioteca e Memória, Mediação de Leitura e de Cultura Escrita; Infoeducação, Biblioteca, Educação e Cultura.

Temas e problemáticas da atividade científica

Biblioeducação


Biblioteconomia Educativa


Biblioteca, Memória e Informação

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

- SANTOS, Leia. A BIBLIOTECA EM PRESÍDIO: RELATOS, À LUZ DOS DIREITOS CULTURAIS, DE UMA BIBLIOTECÁRIA NA PRISÃO. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edmir Perrotti.

- BRITO, R.G.. Biblioteca e Literatura: Clubes de Leitura e Mediação Cultural.. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Escola de Comunicações e Artes/USP, . Orientador: Edmir Perrotti.

- OUZA, T.M V. Biblioteca e Educação Profissional: um estudo das bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Escola de Comunicações e Artes/USP, . Orientador: Edmir Perrotti.

- OLIVEIRA, W.C.. Bibliotecas populares, territórios em disputa: suas flutuações semânticas, epistêmicas e político culturais.. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes USP, . Orientador: Edmir Perrotti.

- Andreína Alves de Souza Ozório. APROPRIAÇÃO DA CULTURA ORAL: uma perspectiva de mediação dialógica do conto e do reconto. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Escola de Comunicações e Artes/USP, . Orientador: Edmir Perrotti.

- Leandro dos Santos Nascimento. Informação e Educação: as origens da Information Literacy - um estudo do relatório The Information Service Environment Relationships and Prioritties, de Paul Zurkowski ?.. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes USP, . Orientador: Edmir Perrotti.

- Andretta, P.A.S. (2021) As formas da mediação cultural: a mediação editorial em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Tese de Doutoramento, Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo, São Paulo .. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edmir Perrotti.

- ARDUINI, S.S.A. Rubens Borba de Moraes e a institucionalização da Biblioteconomia no Brasil: uma questão político cultural.. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes/USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edmir Perrotti.

FN
Francesco Navarrini

Francesco Navarrini

francesco.navarrini@gmail.com
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Info
Ivete Pieruccini

Ivete Pieruccini

ivetepie@usp.br
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Ivete Pieruccini é docente e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, possui graduação em Biblioteconomia (1973), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP. Ministra as disciplinas Fundamentos em Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação e Infoeducação: teoria e prática, no Curso de Graduação em Biblioteconomia. Integra a linha de pesquisa Apropriação Social da Informação no PPGCI/ECA/USP, ministrando as disciplinas Biblioeducação: entre memória, informação e formação, Infoeducação: acesso e apropriação da Informação na contemporaneidade e Mediação cultural: teoria e prática. É lider do GPEB - Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (CNPq) e pesquisadora convidada do CEIS20 Centro de Estudos Interdisciplinares, da Universidade de Coimbra/PO. Desenvolve e orienta pesquisas visando à construção de referências teórico-metodológicas essenciais à abordagem das complexas relações entre biblioteca e educação em diferentes contextos socioculturais, em especial o brasileiro. Os estudos articulam-se a partir dos seguintes eixos temáticos: biblioteca e educação; biblioeducação; mediação e mediadores culturais; biblioteca escolar e saberes informacionais; informação, mediação cultural; infoeducação; informação e memória; dispositivos culturais e ordem informacional dialógica; educação cultural

Temas e problemáticas da atividade científica
Biblioeducação
Biblioteconomia educativa
Biblioteca, Memória e Informação página
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

- Thaísa Alves Dias de Jesus. Biblioteca e Educação: um estudo sobre acolhimento em dispositivos culturais para crianças, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Comunicações e Artes/USP, 2018

- Giovanna Carvalho Sant’Ana. Gestão de bibliotecas públicas: do planejamento à avaliação dialógica de ações formativas de profissionais . Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Mestrado Profissional em Gestão da Informação. Escola de Comunicações e Artes/USP, 2022.

- Marcos Paulo de Passos. Informação e Educação: um estudo sobre as relações entre atitudes, saberes e dispositivos culturais. Programa do Pós-Graduação e Ciência da Informação, Escola de Comunicações e Artes/USP, 2018.

- Lilian Viana. Biblioteca universitária e formação científico-acadêmica: mediação cultural como modelo epistêmico, Programa de pós- graduação em Ciência da Informação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2021.

JS
Joana Isabel Sampaio Ribeiro Parreira Cortez Smyth

Joana Isabel Sampaio Ribeiro Parreira Cortez Smyth

jcsmyth@uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
JC
Joaquim Manuel Costa Ramos de Carvalho

Joaquim Manuel Costa Ramos de Carvalho

joaquim@uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
JR
Jorge Manuel Rias Revez

Jorge Manuel Rias Revez

jrevez@campus.ul.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Info
Luís Miguel Oliveira Machado

Luís Miguel Oliveira Machado

lmmachado@yahoo.com
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Luís Machado é doutorado (2022) e mestre (2016) em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra (UC) e licenciado em Ensino (especialização em Educação Visual e Tecnológica) pelo Instituto Politécnico de Lisboa (2001). Atualmente é Bibliotecário de Investigação na Comissão Europeia (Bruxelas), e pesquisador colaborador no Centro de Estudos Interdisciplinares da UC (Portugal), no grupo de pesquisa Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem da UFMG (Brasil) e no grupo de pesquisa Fundamentos Teóricos da Informação da UNESP (Brasil).

Temas e problemáticas da atividade científica
organização do conhecimento
teoria da classificação
ontologia
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Machado, L. M. O., Martínez-Ávila, D., Almeida, M. B., & Borges, M. M. (2023). Towards a moderate realist foundation for ontological knowledge organization systems: The question of the naturalness of classifications. Journal of Information Science, (Early View). doi: 10.1177/01655515231160031.


Gnoli, C., Almeida, P., Machado, L. M. O., & Ridi, R. (2022). Taiga Penguins: Expressing Existence and Fictionality in a Phenomenon-Based Classification. In M. Lykke, T. Svarre, D. Haynes, M. Skov, M. Thellefsen, & D. Martínez-Ávila (Eds.), Knowledge Organization across Disciplines, Domains, Services and Technologies (Vol. 19, pp. 101–110). Ergon – ein Verlag in der Nomos Verlagsgesellschaft. doi: 10.5771/9783956509568-101.


Machado, L. M. O., Almeida, M. B., & Souza, R. R. (2020). What Researchers are Currently Saying about Ontologies: A Review of Recent Web of Science Articles. KNOWLEDGE ORGANIZATION, 47(3), 199–219. doi: 10.5771/0943-7444-2020-3-199.


Machado, L. M. O., Martínez-Ávila, D., & Simões, M. da G. de M. (2019). Concept theory in library and information science: an epistemological analysis. Journal of Documentation, 75(4), 876–891. doi: 10.1108/JD-11-2018-0195.


Machado, L. M. O., Souza, R. R., & Simões, M. da G. de M. (2019). Semantic Web or Web of Data? A Diachronic Study (1999 to 2017) of the Publications of Tim Berners‐Lee and the World Wide Web Consortium. Journal of the Association for Information Science and Technology, 70(7), 701–714. doi: 10.1002/asi.24111.

Info
Luísa Alvim

Luísa Alvim

mluisa.alvim@gmail.com
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Doutora em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora (2016) com a investigação intitulada A Missão Social da Biblioteca Pública: uma visão das bibliotecas públicas portuguesas a partir do Facebook. Mestre em Ciência da Informação (2011). Pós-graduada em Ciências Documentais (1992). Licenciada em Filosofia (1985). Investigadora do CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora; CEIS20-Universidade de Coimbra. Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação) no Arquivo Municipal Alberto Sampaio, Município de V.N. Famalicão. Foi Chefe de Divisão da Cultura entre 1999 e 2006, funções diretivas na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão e funções técnicas na Casa de Camilo - Museu e Centro de Estudos. Trabalhou anteriormente no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) e no Município do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico. Foi docente na Pós-graduação Ciências Documentais, Universidade Portucalense, Porto e na ESEIG-IPP na licenciatura Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação. Tem artigos publicados em revistas da especialidade e em livros de coordenação diversa e artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Pertence à equipa de coordenação do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus BAD. Exerce o cargo de vogal do sector de Profissão para o triénio 2021-2023 no Conselho Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação. Desempenhou cargos diretivos, na delegação Norte, na área de formação e no Conselho Fiscal.

Temas e problemáticas da atividade científica
Humanidades Digitais
Redes Sociais
Ciência Cidadã
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Alvim, L. & Costa, M. T. (2022). A interdisciplinaridade das humanidades digitais na produção científica portuguesa. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(3), 883–894. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.45679; http://hdl.handle.net/10174/33581.


Alvim, L., & Silva, A. M. D. da. (2022). Projetos de Ciência Cidadã em Acesso Aberto: uma (não) realidade em Portugal. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(2), 572–591. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.40436; http://hdl.handle.net/10174/32513; https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/40436.


Alvim, L.; Costa, T. (2021). A Agenda 2030 e a Ciência da Informação: o contributo das bibliotecas e centros de informação. IX Seminario Hispano-Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad 2020. Seminário Virtual. Org. Facultad de Ciencias de la Documentación - Universidad Complutense e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) y la Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR). RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., ISSN 1983-5213, Brasília, v. 14, n. 2, p. 617-628,maio /ago.de 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/37380/29673; http://hdl.handle.net/10174/29992.


Alvim, L.; Vargues, M.; Patrício, S. (2023). As competências dos Profissionais da Informação na segunda década do século XXI. In Atas do 14º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. Universidade do Algarve, Faro. 3 a 5 maio. https://doi.org/10.48798/congressobad.2969; http://hdl.handle.net/10174/35284.


Alvim, L.; Silva, Ana Margarida; Borges, L. Calvão. (2023). Que Código de Ética para os profissionais da informação no século XXI? In Atas do 14º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. Universidade do Algarve, Faro. 3 a 5 maio. https://doi.org/10.48798/congressobad.2968; http://hdl.handle.net/10174/35283.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Humanidades Digitais/ CIDEHUS UE
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Alvim, Luísa - Luís Cardoso. Guia de utilização de redes sociais da Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo: Boas práticas na divulgação de atividades escolares. Pós-graduação em Promoção e Dinamização Cultural e Educativa de Arquivos e Bibliotecas – Universidade Autónoma. Lecionou a unidade curricular Gestão de Redes Sociais, outubro 2023.
Info
Manuel Portela

Manuel Portela

mportela@fl.uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Professor Catedrático do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O seu trabalho académico incide sobre os meios de escrita e leitura na sua relação com as formas e práticas literárias. Os resultados mais significativos dessa investigação podem ser vistos em Literary Simulation and the Digital Humanities: Reading, Editing, Writing (Bloomsbury, 2022), Arquivo LdoD: Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego (https://ldod.uc.pt/, 2017-2023, coords. Manuel Portela e António Rito Silva), e Scripting Reading Motions: The Codex and the Computer as Self-Reflexive Machines (MIT Press, 2013).

Temas e problemáticas da atividade científica
processos de escrita e leitura literária
automação da produção simbólica
modelação e criatividade
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Portela, M. (2023). “From Meta-Editing to Virtual Editing: The LdoD Archive as a Computer-Assisted Editorial Space”. Eds. Paulo de Medeiros e Jerónimo Pizarro Approaches to Teaching the Book of Disquiet. New York: Modern Language Association.


Portela, M. (2023). “Text Mining the Book of Disquiet for Critical and Creative Explorations”. Ulrike Henny-Krahmer and Bernhard Geiger, eds. Machine Learning and Data Mining for Digital Scholarly Editions, Rostock: Institut für Dokumentologie und Editorik.


Portela, M. (2022). Literary Simulation and the Digital Humanities: Reading, Editing, Writing. New York: Bloomsbury Academic. ISBN 978-1501385391.


Portela, M. (2021). “An Evolutionary Textual Environment: The Unfinished Machine”. Textual Cultures 14.2: 220-238. ISSN 1933-7418 https://doi.org/10.14434/tc.v14i2.33659.


Raposo, J.; Rito Silva, A.; Portela, M. (2021). “LdoD Visual - A Visual Reader for Fernando Pessoa’s Book of Disquiet: An In-Out-In Metaphor”. Digital Humanities Quarterly 15.3 (2021). ISSN 1938-4122 http://digitalhumanities.org/dhq/vol/15/3/000569/000569.html

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
PERFORMA 2: Metamorfosis del espectador en el teatro español actual. Membro da equipa. Projeto Nacional (Espanha). Sem orçamento atribuído ao CEIS20. Referência PID2019-104402RB-100. Projeto em curso, 2020-2023. Universidade de Santiago de Compostela. https://grupoperforma.wordpress.com/proyecto/
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Portela, M. [coorientador, com Tatiani Rapatzikou]. Elissavet Pournara. Experimental Poetics and Materialities in the Works of Susan Howe, Stephanie Strickland, and Caitlin Fisher. Department of North-American Literature, Aristotle Thessaloniki University. PhdD Thesis in American Studies, 2018. Fellowship funded by the Greek National Research Agency. Portela, M. [orientador]. Ana Marques, Literatura e cibernética: para uma poética dos processos generativos automáticos [Literature and cybernetics: for a poetics of automatic generative processes]. Tese de doutoramento em Materialidades da Literatura. (Universidade de Coimbra, 20-09-2018, bolsa de doutoramento FCT: PD/BD/52247/2013) https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/81113 Portela, M. [orientador, com Paulo Silva Pereira]. Diogo Marques, Reading digits: haptic reading processes in the experience of digital literary works [Dígitos que leem: processos de leitura háptica na experiência de obras literárias digitais]. Tese de doutoramento em Materialidades da Literatura. (Universidade de Coimbra, 26-09-2018, bolsa de doutoramento FCT: PD/BD/52249/2013) https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/81171 Portela, M. [orientador, com Osvaldo Manuel Silvestre]. Sandra Bettencourt, Processos de retroação digital na página impressa: intensificação e transformação da experiência do livro [Processes of digital retroaction on the printed page: intensification and transformation of the experience of the book] Tese de doutoramento em Materialidades da Literatura. (Universidade de Coimbra, 12-07-2018, bolsa de doutoramento FCT: PD/BD/52251/2013) https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/94392 Portela, M. [orientador, com Rui Torres]. Bruno Ministro, Todas as cópias são originais: electrografia e copy art em Portugal [All copies are original: electrography and copy art in Portugal] Tese de doutoramento em Materialidades da Literatura. (Universidade de Coimbra, 11-09-2020, bolsa de doutoramento FCT: PD/BD/105707/2014). https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/91050 Portela, M. [orientador]. Sofia Escourido, A página como possibilidade: Patrícia Portela, Joana Bértholo e Afonso Cruz [The page as possibility: Patrícia Portela, Joana Bértholo, and Afonso Cruz] Tese de doutoramento em Materialidades da Literatura. (Universidade de Coimbra, 15-09-2020) https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/94390 Portela, M. [orientador, com João Bicker]. Ana Sabino, Instruções de leitura: um estudo sobre convenções gráficas de apresentação da palavra escrita [Instructions for reading: a study on graphical conventions for the presentation of the written word] Tese de doutoramento em Materialidades da Literatura. (Universidade de Coimbra, 22-12-2020, bolsa de doutoramento FCT: PD/BD/105704/2014) https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/92415 Portela, M. [orientador]. Priscila Monteiro, Compor livros de fora para dentro: Impressões poéticas e tipográficas de João Cabral de Melo Neto [Composing books from the outside to the inside: poetic and typographical impressions by João Cabral de Melo Neto] Tese de doutoramento em Materialidades da Literatura. (Universidade de Coimbra, 19-07-2021) https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/96414 Portela, M. [orientador]. Rui Silva, A condição de ser livro: o livro como artefacto e a publicação como prática artística. [Being a book: The book as an artifact and publishing as an artistic practice.] Tese de doutoramento em Materialidades da Literatura. (Universidade de Coimbra, 24-07-2023, bolsa de doutoramento FCT: PD/BD/128025/2016)
Info
Marcos Ota Ota

Marcos Ota Ota

ota.marcos@gmail.com
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Mestrado em Ciências da Educação (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias), doutorado em Ensino e pós-doutoramento em competências digitais docentes. Especialização em ensino e aprendizagem para educação superior (Universidade de Tampere - Finlândia). Experiência de mais 20 anos nas áreas de Educação e Tecnologia, em especial projetos de inovação acadêmica, formação docente e criação de cursos superiores na modalidade a distância e metodologias híbridas. Head de Design & Tecnologia Educacional nas instituições da Cruzeiro do Sul Educacional. Investigador colaborador no CEIS20 – Universidade Coimbra e nas Universidades Aberta de Londres e Portugal. Realiza programas de formação para diversas áreas, desenvolve pesquisas em aprendizagem adaptativa, inovação acadêmica, ambientes virtuais, ensino híbrido, metodologias ativas, gamificação, design educacional, learning experience design , m-learning, competências digitais docentes e estilos de uso dos espaços virtuais.

Temas e problemáticas da atividade científica
Tecnologia Educacional
Inovação acadêmica e Aprendizagem digital
Design da experiência de aprendizagem
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

da Rocha, D. G., Ota, M. A., & Hoffmann, G. (2021). Aprendizagem digital: curadoria, metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional. Penso Editora.


Ota, M., & Dias-Trindade, S. (2020). Ambientes digitais de aprendizagem e competências digitais: conhecer o presente para agir num futuro pós-covid. Interfaces Científicas-Educação, 10(1), 211-226.


Ota, M. A., Dias-Trindade, S., Araújo Jr, C. F., & Souza, A. (2019). Aprendizagem adaptativa online: uma experiência usando trilhas e chatbot para desenvolver competências básicas em língua portuguesa e matemática para o ensino superior. REnCiMa, 10(4), 56-69.


Ota, M. A., Dias-Trindade, S., & Borelli, A. (2021). Competencias digitales y formación inicial del profesorado en educación superior a distancia. Paradigma, (2), 88-101.


Kataoka, A. M., Silva, A. Q., Rocha, A., Almeida, A. I. S., Medeiros, A. M., Góes, A. R. T., ... & dos Santos Lazarin, W. R. (2022). Criatividade, educação e inovação social: Série Tecido em Criatividade-Volume 4. Pimenta Cultural.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
.
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Apenas membro de banca examinadora
Info
Maria Cristina Guardado

Maria Cristina Guardado

cguardado@ua.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Maria Cristina Guardado é Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto (2015), Mestre em História da Idade Média, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2000), e Licenciada em História pela mesma Faculdade (1994). Possui uma pós-graduação em Comunicação Empresarial, pela Porto Business School, da Universidade do Porto (2017), e um curso de especialização (pós-graduação) em Ciência da Informação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2003). É Professora Adjunta na Escola Superior da Tecnologia e Gestão de Águeda, da Universidade de Aveiro, onde leciona unidades curriculares nas áreas das metodologias de investigação e da comunicação empresarial, em cursos de mestrado e licenciatura. Os seus interesses de investigação centram-se nos domínios da comunicação científica, ciência aberta, humanidades digitais e comunicação nas organizações.

Temas e problemáticas da atividade científica
Ciência aberta e comunicação científica
Humanidades Digitais
Comunicação nas organizações
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Guardado, M.C. (2021). Visões epistémicas sobre Acesso Aberto: o caso dos historiadores portugueses. In Borges, M.M., e Sanz Casado, E. (Eds.). Sob a lente da ciência aberta: olhares de Portugal, Espanha e Brasil. (pp. 119-151). Coimbra: Imprensa da Universidade. https://doi.org/10.14195/978-989-26-2022-0


Amorim, M., Lopes, M., Brandão, F., Guardado, C., Breda, Z. Costa, R., Dias, M.F., Madureira, R. C., & Pedro, B. (no prelo). “Understanding the role of regenerative tourism for sustainable economies: an analysis of selected practices”. Atas da 9th International Scientific Conference Knowledge Based Sustainable Development (ERAZ 2023)

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
[Membro da equipa] Erasmus+ n.º 2022-1-LU01-KA220-VET-000089887, Enhancing resilience of tourism sector through training & development of regenerative tourism experiences - ENFORCE. Entidade coordenadora: Camera de Commercio Italo-Lussemburghese (Luxemburgo). Entidades participantes: Agraren Universitet – Plovdiv (Bulgária); DomSpain SLU (Espanha); EURAKOM SASU (França); Gospodarska Zbornica Slovenije (Eslovénia); Universidade de Aveiro; Uşak Üniversitesi (Turquia). Duração: 01/12/2022 - 31/05/2025. (sem financiamento atribuído ao CEIS20) [Membro da equipa] Erasmus+ n.º 2022-1-ES01-KA220-VET-000086688, Supporting Food Producers and the Tourism Ecosystem through the Development of Regenerative Culinary Tourism Experiences - Food Zone. Projeto . Entidade coordenadora: Cámara Oficial de Comercio e Industria de Cáceres (Espanha). Entidades participantes: EURAKOM SASU (França); DomSpain SLU (Espanha); Etaireia Touristikis Anaptiksis kai Provolis Pereferias Leykosias Ltd. (Chipre); Opština Tivat - Municipality of Tivat (Montenegro); LANARA Consulting, marketing v turiizmu, d.o.o (Eslovénia); Universidade de Aveiro. Duração: 01/10/2022 - 31/03/2025. (sem financiamento atribuído ao CEIS20)
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Maria Cristina Guardado - Isabel Cristina da Silva Neno da Cruz. A gestão da mudança na implementação de sistemas de Gestão. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA), defesa 13/11/2023 . [a) mestrado; b) concluído; c) nacional; d) sem financiamento] Maria Cristina Guardado - Daniela Pinto. Assessoria e Comunicação na Azemad. ESTGA-UA) . [a) mestrado; b) início set 2023 - em curso; c) nacional; d) sem financiamento] Maria Cristina Guardado - André Correia Soares . Técnicas e ferramentas da qualidade de software e o seu impacto. ESTGA-UA) . [a) mestrado; b) início set 2022 - em curso; c) nacional; d) sem financiamento] Maria Cristina Guardado - Júnior Boschesi. Estudo das Teses e Dissertações em Qualidade defendidas em Portugal. ESTGA-UA) . [a) mestrado; b) início set 2021 - em curso; c) nacional; d) sem financiamento]
MD
Info
Maria do Carmo Dias

Maria do Carmo Dias

mcfdias@gmail.com
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Maria do Carmo Branquinho Ferreira Dias tem a licenciatura em História e o Curso de Pós-Graduação de Especialização em Ciências Documentais na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o Curso de Pós-Graduação de Estudos Europeus na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É Doutora em Informação Científica pela Universidade de Granada, Espanha, com distinção e louvor por unanimidade exerce funções nos Serviços de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Temas e problemáticas da atividade científica
Direitos de autor
Acesso aberto
Recuperação da informação
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Dias, Maria do Carmo, Fernández-Molina, J.C. & Borges, Maria Manuel (2013). Os profissionais da documentação em Portugal e o seu nível de conhecimento sobre a legislação de direitos de autor: o caso das bibliotecas municipais. In: Globalização, Ciência, Informação: atas. (VI Encontro Ibérico 2013, Porto), p.573-589.


Dias, Maria do Carmo (2012). Uma breve perspetiva histórica do direito de autor. Biblos: revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Vol. X (2º série). Coimbra, Faculdade de Letras, p. 317-343. ISSN 0870-4112.


Dias, Maria do Carmo (2012). Uma breve perspetiva histórica do direito de autor. Separata da Biblos, Vol. X (2º série). Coimbra, Faculdade de Letras, p. 317-343


Dias, Maria do Carmo, Fernández-Molina, Juan Carlos & Borges, Maria Manuel (2011). O nível de conhecimentos da legislação de direitos de autor dos profissionais da documentação em Portugal: o caso das bibliotecas universitárias. In: Pulgarin Guerrero, A., Vivas Moreno, A. (coord.). Límites, fronteras y espacios comunes; encuentros y desencuentros en las Ciencias de la Información, p. 176-185.


Dias, Maria do Carmo, Fernández-Molina, J.C. & Borges, Maria Manuel (2011). As exceções aos direitos de autor em benefício das bibliotecas: análise comparativa entre a União Europeia e a América Latina. Perspectivas em Ciência da Informação. Vol. 16, n.º 1 (jan/mar), p. 5-20. http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/1009/831

Info
Patrícia de Almeida

Patrícia de Almeida

mebpatricia@gmail.com
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Doutora em Ciência da Informação (Universidade de Coimbra)

Temas e problemáticas da atividade científica
-
-
-
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
-
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
-
PO
Info
Paula Ochôa

Paula Ochôa

paulatelo@fcsh.unl.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Professora Auxiliar (FCSH_NOVA). Coordena Mestrado em Curadoria e Humanidades Digitais e Mestrado em Património.

Temas e problemáticas da atividade científica
Gestão e Curadoria da Informação
Humanidades digitais
Património digital
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Pinto, L.G.; Ochôa, P. (2018) Public Libraries’ Contribution to Sustainable Development Goals Gathering Evidence and Evaluating Practices in Portugal. In Petra Hauke, Madeleine Charney, Harri Saharvita Going Green: Implementing Sustainable Strategies in Libraries Around the World Buildings, Management, Programmes and Services (pp.45-59). Berlin: De Gruyter. DOI10.1515/9783110608878-006.


Pinto, L.G , Ochôa, P. (2019). Information science’s contributions towards emerging open evaluation practices Performance Measurement and Metrics, Vol. 20 No. 1, pp. 2-16. https://doi.org/10.1108/PMM-05-2018-00152019.


Ochôa, P.; Pinto, L.G. (2019). Biographical space, digital death and information literacy skills: current issues. In Kurbanoğlu, S. [et al.] (Eds.). Information literacy in everyday life: 6th European Conference – ECIL 2018 (Oulu, Finland, September 24–27, 2018): revised selected papers. Cham: Springer International Publishing,2019. p.307-316. DOI 10.1007/978-3-030-13472-3.


Ochôa, P. Silvestre, S. Silva, P. (2021) Alcântara World Café: Lisbon Public Libraries Network and NOVA University Partnership within Communities’ Processes of Participation. Library Trends 69(4), 790-811. doi:10.1353/lib.2020.0047.


Ochôa, P. (2022). Espaço biográfico, morte digital e privacidade póstuma: perspetivas éticas sobre as mudanças nos comportamentos informacionais In Las prácticas sociales en la producción, la distribución y el acceso a la información mediadas por las tecnologías digitales Coordinadora Georgina Araceli Torres Vargas (pp.251-264). - México: UNAM. Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Western Sephardic Diaspora Roadmap. IR Carla Vieira, Paula Ochôa, Daniel Alves Financiamento: Fundação Rothschild Foundation Hanadiv Europe. CHAM- Centro de Humanidades. https://cham.fcsh.unl.pt/projectos-detalhe.php?p=420 2021-2023 Nome: Avaliação PNL2027 (2021) IR João Luís Lisboa Financiamento Secretaria-Geral da Educação e Ciência a apresentar proposta para Aquisição de serviços de Conceção e teste do sistema de avaliação do Plano Nacional de Leitura: 2017-2027 (PNL2027), para o Programa Operacional Capital Humano (POCH), sem orçamento atribuído ao CEIS 20. https://www.poch.portugal2020.pt/pt-pt/Documents/Relatorio%20final%20Avaliac%CC%A7a%CC%83o%20PNL2027%2007.03.2022.pdf 2021-2022. Projeto PICCLE - Plano de intervenção Cidadãos competentes em Leitura e escrita IR Vítor Tomé Financiamento: Programa Operacional Capital Humano (POCH) Plano Nacional de Leitura, http://pnl2027.gov.pt/np4/piccle.html 2018-2021
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Paula Ochôa. Daniel Filipe Tomaz Nunes Organização e estruturação de informação numa plataforma de seguros. Coorientadora. Dissertação de Mestrado em Gestão e Curadoria de Informação, provas realizadas a 2 de maio 2023. Paula Ochôa. Carine Parente Rodrigues Cybersecurity and personal data: which aspects influence safety in the workplace. Coorientadora. Dissertação de Mestrado em Gestão e Curadoria de Informação, provas realizadas a 30 de março 2023. Paula Ochôa. Dai Quingchi Abordagens críticas da transformação digital. Orientadora. Dissertação de Mestrado em Gestão e Curadoria de Informação, provas realizadas a28 de março 2023. Paula Ochôa. Tan Suyun Marketing digital e curadoria de conteúdos: o papel da gestão de informação. (Orientadora). Dissertação de Mestrado em Gestão e Curadoria de Informação, provas realizadas a20 de março 2023. Paula Ochôa. Jiang Wentong Build Back better and digital transformation (Orientadora) Dissertação de Mestrado em Gestão e Curadoria de Informação, provas realizadas a 9 de março de 2022. Paula Ochôa. Maria Bárbara Marques Costa de Matos Lopes, O acesso à informação arquivística em tempos de pandemia COVID-19 nos municípios do Médio Tejo. Orientadora. Dissertação de Mestrado em Gestão e Curadoria de Informação, provas realizadas a 7 de junho de 2022. http://hdl.handle.net/10362/142495 Paula Ochôa. Ivo Manuel Botelho Teixeira A Literacia Digital e a Cibersegurança: Contributos para o estudo dos comportamentos ciberseguros. (Orientadora) Dissertação em Gestão e Curadoria de Informação, 24 fevereiro 2022. https://run.unl.pt/bitstream/10362/136688/1/Ivo_Teixeira_TeseGCI_2022.pdf Paula Ochôa. Vanessa Alexandra Alvorado Teixeira Pereira Determinantes da inovação digital em teletrabalho: um modelo de performance e eficácia. Co-orientação. Dissertação de mestrado em Gestão e Curadoria de Informação, provas realizadas a 7 de fevereiro de 2022 http://hdl.handle.net/10362/136409 Paula Ochôa. Ana Cristina Alves Raimundo Duarte Saraiva, Da ética à ciberpsicologia: Uma perspetiva integradora dos hábitos de consumo informacional (orientadora), provas realizadas a16 dezembro 2021. http://hdl.handle.net/10362/132559 Paula Ochôa.Ruhani Maia Gama, Do Jornalismo à Curadoria de Dados: desafios, riscos e oportunidades (orientadora), provas realizadas a 10 de dezembro 2021. http://hdl.handle.net/10362/132066 Paula Ochôa. Gislane Costa Silva, Comunicação da Ciência em Portugal: o caso da Gestão e Curadoria da Informação (orientadora), provas realizadas a 10 de dezembro 2021. http://hdl.handle.net/10362/131931 Paula Ochôa. Varvara Keba The impact of social media on knowledge sharing among students during the Covid-19 pandemic (co-orientadora), provas realizadas a 8 de novembro 2021. http://hdl.handle.net/10362/130632 Paula Ochôa. Mónica Filipa Claro Carrusca, O Combate à desinformação: Qual o papel das Bibliotecas? (orientadora), provas realizadas a 26 de outubro 2021. http://hdl.handle.net/10362/130220 Paula Ochôa. Patrícia Alexandra Lopes Pimenta, Existência online e morte digital: análise de temas emergentes em curadoria e ética da informação (orientadora), provas realizadas a 26 de julho 2021. Disponível em http://hdl.handle.net/10362/123954 Paula Ochôa. André Gil, Modelos de maturidade na gestão da informação: estudo comparativo (orientadora), provas realizadas a 19 de julho 2021 http://hdl.handle.net/10362/129475 Paula Ochôa. Ayslene Fialho Freire Silva, Comunicação e Curadoria nas Organizações: O caso da Siemens Brasil (orientadora), provas realizadas a 25 de janeiro 2021. Disponível em http://hdl.handle.net/10362/115963 Paula Ochôa. Alexandra Patrícia Baptista Reyes, Contextos de transformação digital: As indústrias criativas e culturais, o sector editorial e a construção de um perfil de competências (0rientadora), provas realizadas a 16 de dezembro de 2020. Disponível em http://hdl.handle.net/10362/111326 Paula Ochôa. Marina Romano Aleixo, Alinhamento das práticas da gestão e curadoria da informação com as da segurança da informação (co-orientadora), provas realizadas a 24 de setembro 2020. Disponível em http://hdl.handle.net/10362/109742 Paula Ochôa. Maria José Oliveira Fernandes Comportamentos e modelos informacionais da geração Google: contributos para o perfil das gestoras e curadoras de informação em Portugal (orientadora), provas realizadas a 17 de setembro de 2020. Disponível em http://hdl.handle.net/10362/107448 Paula Ochôa. Catarina Miguel Barreto, Análise de ciberestratégias e ciberética na segurança nacional: Estados Unidos, Rússia e Portugal (orientadora), provas realizadas a 4 de setembro de 2019. Disponível em http://hdl.handle.net/10362/85762 Paula Ochôa. Marta Catarina Dias Sintra, Fake News e a Desinformação: Perspetivar comportamentos e estratégias informacionais (co-orientadora), provas realizadas a 15 de julho de 2019. Disponível em http://hdl.handle.net/10362/79564 Paula Ochôa. Sofia Bruno de Lourenço e Néo, Comunicação, Informação e Audiências: o caso da Fundação Portuguesa das Comunicações (orientadora), provas realizadas a 6 de junho de 2019. Disponível em http://hdl.handle.net/10362/75823 Paula Ochôa. Cláudia Raquel da Costa Alves, Perspetivas e Trajetórias profissionais em Gestão e Curadoria de informação: Relatório de experiência profissional (2004-2018), (Orientadora), provas realizadas 4 de fevereiro de 2019. Disponível em http://hdl.handle.net/10362/65247
PS
Info
Paula Simões

Paula Simões

paulasimoes@gmail.com
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Paula Simões tem trabalhado no ensino à distância, desenho de cursos, e boas práticas relacionadas com perfis e comunicação Web de investigadores. A sua principal área de trabalho está relacionada com a intersecção entre as Humanidades e novos media, e especificamente com o potencial das displinas de Humanidades como fonte de conteúdos para as novas tecnologias e formas de chegar a audiências generalistas. Têm ainda trabalhado na área de direito de autor, acesso aberto, software livre e de código aberto, e cultura livre, incluindo participação em vários processos legislativos, através de associações sem fins lucrativos, a nível nacional e Europeu.

Temas e problemáticas da atividade científica
Humanidades Digitais
Acesso Aberto (publicação e comunicação científica, património, software, e cultura no geral)
Ensino à Distância
PG
Paulo Alexandre Folgado Madeira Gonçalves

Paulo Alexandre Folgado Madeira Gonçalves

pg@paulogoncalves.eu
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
PP
Pedro Manuel Pereira Penteado

Pedro Manuel Pereira Penteado

ppenteado1@gmail.com
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
SS
Sandra Fernandes dos Santos

Sandra Fernandes dos Santos

santossandra@yahoo.com
Grupos de investigação
1 - História, Memória, Políticas Públicas
7 - Humanidades Digitais
Info
Sara Dias-Trindade

Sara Dias-Trindade

sdtrindade@letras.up.pt
Grupos de investigação
5 - Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Doutora em História e em Ciências da Educação e pós-doutora em Tecnologias da Educação e da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sendo, atualmente, diretora do Mestrado em Ensino de História no 3º CEB e no ES. Nos últimos anos tem coordenado diversos cursos de formação de professores em ambientes digitais, primeiro na Universidade de Coimbra, onde foi docente até 2022, e, atualmente, na Universidade do Porto. As suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores, das Tecnologias Educativas e do Cinema na Educação. Entre os projetos de investigação em que tem participado, destacam-se os projetos “UC-AIPED, Aprendizagem e Inovação Pedagógica”, da Reitoria da Universidade de Coimbra (entre 2020 e 2022), “Competências Digitais dos Professores Portugueses (CoDiProPT), que coordenou entre 2018 e 2022 e “Cidades do norte da Lusitânia em cenários de aprendizagem 3D” (que coordena desde o início de 2023). Tem participado em diferentes publicações nacionais e internacionais e sido oradora convidada, tanto em Portugal como no estrangeiro, nessas mesmas áreas. Tem também publicadas várias dezenas de artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e livros.

Temas e problemáticas da atividade científica
Formação de Professores
Educação Digital
Educação Histórica
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
sem refª, iDanha: novos links, novas leituras históricas criativas, iDanha, Pedro C. Carvalho (IR), Universidade de Coimbra (CEIS20), Universidade Nova de Lisboa, Município de Idanha-a-Velha, LAFIV, sem refª, sem URL por agora, outubro de 2023 a maio de 2025. [co-iR, projeto financiado, concurso internacional, com orçamento atribuído ao ceis20, projeto em curso] CNPq: 409881/2022-8, Inovação Tecnológica e Educação em Comunidades Ribeirinhas: contribuições à concepção de cidades inteligentes na Amazônia, ITEC, Mauro Margalho Coutinho (IR), Universidade da Amazónia, Universidade Federal do Tocantins, Centro Universitário Facens, Universidade Federal do Pará, Universidade de Coimbra (CEIS20), CNPq, 409881/2022-8, https://www.margalho.pro.br/site-humanidades/, dezembro de 2022 a dezembro de 2024. [membro da equipa, projeto financiado, concurso internacional, sem orçamento atribuído ao ceis20, projeto em curso]. Sem refª, Cidades do Norte da Lusitânia Romana em 3D: Ensaio sobre a sua história em cenários híbridos de aprendizagem, sem acrónimo, Sara Dias-Trindade (IR), CEIS20, Universidad Francisco de Vitoria (Madrid), Universidad Complutense de Madrid, CEIS20, sem refª, https://silva.fw.uc.pt/iii/ceis20/projeto-cidades-romanas-3d, fevereiro de 2023 a janeiro de 2024. [IR, projeto financiado pelo CEIS20, sem concurso, projeto em curso] sem refª, SABERES DE MORIN E FREIRE NA TEIA DE INTERCONEXÃO DA VISÃO DA COMPLEXIDADE E DA EDUCAÇÃO CRÍTICA: SUBSÍDIOS PARA MUDANÇA PARADIGMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, sem acrónimo, Marilda Brehens (IR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná-UFPR, Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR, Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra e Universidade do Minho, CNPq, sem refª, https://www.pefop.com.br/, 2022 a 2024. [membro da equipa; projeto financiado; concurso internacional; sem orçamento atribuído ao CEIS20, projeto em curso]. sem refª, sem título completo, POCH Equal.STEAM, Cláudia Cavadas (IR), Universidade de Coimbra, POCH, sem refª, https://www.uc.pt/equal.steam/, setembro de 2022 a julho de 2023. [membro da equipa, projeto financiado, concurso nacional, sem orçamento atribuído ao ceis20, projeto concluído]. sem refª, O Campus Digital de Educação, Formação, Empregabilidade e Cidadania, EDUCONLINE@PRIS, José António Moreira (IR). Universidade Aberta, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, Ministério da Justiça, Ministério da Justiça dos Açores, Ministério da Justiça do Governo Regional dos Açores (entidade financiadora), Portaria n.º 2042/2018, https://www.educonlinepris.uab.pt/, desde 2018. [membro da equipa; projeto financiado; sem concurso; sem orçamento atribuído ao CEIS20, projeto em curso]. sem refª, Avaliação das Competências Digitais dos Professores portugueses, CODIPRO, Sara Dias- Trindade (IR), Universidade de Coimbra, Universidade Estadual da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, projeto não-financiado, sem refª, sem URL, 2018-2023. [IR; projeto não financiado; sem concurso; sem orçamento, projeto concluído]. TED 54/2017, Pesquisa aplicada para integração inteligente orientada ao fortalecimento das redes de atenção para resposta rápida à sífilis, Sífilis NÃO. Ricardo Valentim (IR), LAIS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ministério da Saúde do Brasil, Universidade de Coimbra, Universidade Complutense de Madrid, Universidade Aberta, Fundo Nacional de Saúde, TED 54/2017, https://lais.huol.ufrn.br/?projetos=sifilis-nao, 2017- 2023. [membro da equipa, concurso internacional, sem orçamento atribuído ao ceis20, projeto em curso]. Sem refª, Paradigma da Complexidade e Transdisciplinaridade como pilares epistemológicos para geração de construtos, saberes e práticas na formação pedagógica de Professores, Marilda Brehens (IR), PUC-Paraná, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, Universidade do Minho, financiado pelo CNPq, sem refª, 2017 a 2022. [membro da equipa; projeto financiado; concurso internacional; sem orçamento atribuído ao ceis20, projeto concluído].
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Pós-doutoramento: Sara Dias-Trindade - Carlos Alberto Dainese, Elaboração de design instrucional para capacitação docente na construção do pensamento matemático com o MIT App Inventor, CEIS20, em curso. [a) pós-doutoramento; b) 1 de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024; c) instituição nacional; sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Ilka Márcia R. de Souza Serra, Competências digitais: diagnóstico e estratégias formativas para a fluência pedagógica com tecnologias dos professores da Universidade Estadual do Maranhão, CEIS20, 2022. [a) pós-doutoramento; b) 1 de novembro de 2019 a 31 de maio de 2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade, Karilany Dantas Coutinho, Sífilis Não: internacionalização, governança e transdisciplinaridade, CEIS20, 2022). [a) pósdoutoramento; b) 1 de janeiro de 2020 a 30 de abril de 2022; c) instituição nacional; d) com bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade, Ricardo Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim, Sífilis Não: internacionalização, integração e articulação disciplinar das pesquisas, CEIS20, 2022. [a) pós-doutoramento; b) 1 de janeiro de 2020 a 30 de abril de 2022; c) instituição nacional; d) com bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Suzana Gilioli Da Costa Nunes, "Avaliação do nível de proficiência digital de professores: um estudo no estado do Tocantins", CEIS20, 2021. [a) pós-doutoramento; b) 1 de maio de 2019 a 31 de janeiro de 2021; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Marcos Ota "Competências digitais docentes: intencionalidade pedagógica em ambientes digitais de aprendizagem". CEIS20, 2020. [a) Pós-Doutoramento; b) 1 de fevereiro de 2019 a 30 de dezembro de 2020; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Jesus Manuel Delgado Mendez “Educação para a cidadania com tecnologias digitais e audiovisuais em presídios”. CEIS20, 2020. [a) Pós-Doutoramento; b) 1 de agosto de 2019 a 31 de outubro de 2020; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade – Daniel Mill, - Pesquisas sobre Educação a Distância no Brasil e Portugal: análise dos grupos que estudam a temática nos dois países , CEIS20, 2018. [a) pós-doutoramento; b) 1 de abril de 2017 a 31 de julho de 2018; c) instituição nacional; sem bolsa de financiamento] Doutoramento: Sara Dias-Trindade - Diego Alatorre Guzmán, “Alfabetização, Design e Democracia: Didáctica Multimodal para a Educação Participativa”. Doutoramento em Estudos Contemporâneos - Universidade de Coimbra. Em curso. [a) Doutoramento; b) 2021-2025; c) nacional; d) com financiamento] Sara Dias-Trindade - Janaína Valentim, “Um olhar além do concreto: formação humana mediada por tecnologia para a saúde no sistema prisional” Doutoramento em Estudos Contemporâneos - Universidade de Coimbra. 19 de dezembro de 2023. [a) Doutoramento; b) 2019-2023; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Bianca Jussara Borges Clemente, “Práticas de letramento em comunidades virtuais: o gênero fanfiction”. Doutoramento em Estudos Contemporâneos - Universidade de Coimbra. 28 de julho de 2023. [a) Doutoramento; b) 2019-2023; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Ana Conceição Alves Santiago, “Proficiência tecnológica digital e as demandas da sociedade do conhecimento: competências e fluência dos professores da educação básica na Bahia”. Doutoramento em Educação - Universidade do Estado da Bahia. 2 de agosto de 2023. [a) Doutoramento; b) 2018-2023; c) internacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Micheline Veras de Moura, “Construção de Recurso Educacional: Um Modelo fundamentado em conceitos da Educação e Medicina Baseada em Evidências”. Doutoramento em Estudos Contemporâneos - Universidade de Coimbra. 28 de dezembro de 2023. [a) Doutoramento; b) 2018-2023; c) nacional; d) com financiamento] Mestrado Sara Dias-Trindade - Soraia Dantas, A utilização de jornais na aprendizagem em história, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 23 de outubro de 2023. [a) mestrado; b) 2022/2023; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Ana Vítor, O mobile learning na educação patrimonial, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 19 de outubro de 2023. [a) mestrado; b) 2022/2023; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Luís Pontes, Desenvolver a consciência e a sensibilidade histórica pelo recurso ao cinema, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de fevereiro de 2023. [a) mestrado; b) 2021/2023; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - André Rodrigues, A evidência e a multiperspetiva no trabalho com fontes escritas na aula de história, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 27 de fevereiro de 2023. [a) mestrado; b) 2020/2023; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Gilles Reis de Jesus, A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 27 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Sandra Cristina Coelho Velosa Fernandes Esperança, A Sala de Aula Invertida: Contributos para a Autoaprendizagem e Construção de Conhecimento em História e Cultura das Artes, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Rodrigo André Vitorino Vaz, Fora da sala de aula também se aprende!: A Importância das Visitas de Estudo no Ensino da História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 24 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Marco António Guedes Cosme, A educação digital na aula de história, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 24 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Luís Pedro Gomes Pinto, A relação entre a utilização de imagens em movimento e a empatia histórica no ensino de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 10 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Jorge Gabriel Neves de Sousa Santos, Gamificação digital no ensino de história: Uma experiência pedagógica no ensino secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 6 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Inês Branco Soares, As fontes históricas no contexto de sala de aula de história: um estudo com o 9º ano de escolaridade, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 11 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Fábio André Dias Almeida, A análise de propaganda nas aulas de história: do conhecimento histórico à cidadania, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 4 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Elisa Levi Costa Sousa, Contribuições da educação artística para o ensino da História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 27 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Eduardo Filipe Rodrigues Miguel Ferreira, A iconografia e a significância histórica: estudo de caso sobre construção de conhecimento histórico com alunos do 9º ano do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - César Paisana Adão, A literatura enquanto recurso de aprendizagem em História: um estudo com alunos do 3º CEB, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 17 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Bernardo Leitão Oliveira, O papel do documento escrito na construção de evidência histórica: Uma experiência com alunos do Ensino Secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 11 de outubro de 2022. [a) mestrado; b) 2021/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Ana Daniela Maia Lopes, As potencialidades do documento iconográfico no ensino de história: uma experiência no ensino secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 12 de julho de 2022. [a) mestrado; b) 2020/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - João Francisco Clemente Vieira Chá-Chá, As visitas de estudo virtuais na disciplina de História no Ensino Secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 21 de julho de 2022. [a) mestrado; b) 2020/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Gerson Pereira, Utilização do texto literário na aula de história, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 18 de fevereiro de 2022. [a) mestrado; b) 2020/2022; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Ricardo Manuel Coelho Teixeira, "A Política Pombalina: transformações no ensino em Portugal e na Universidade de Coimbra" - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 16/12/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2016/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Sandra Simões, “A avaliação formativa e sumativa enquanto elemento fundamental na formação dos alunos” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 15/12/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Regina Pascoal, “O uso da empatia para a construção do conhecimento histórico: estratégias e recursos diversificados numa turma do 7º ano” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 14/12/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Ana Inês Figueiredo, “A importância da empatia histórica no ensino da História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 14/12/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Leonardo Ferreira, “A música enquanto recurso didático na aula de história” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 13/12/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Miguel Santos, “Tecnologias Digitais e Aprendizagens ativas nas aulas de História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 07/12/2021. [a) mestrado; b) 2019/2021; c) instituição nacional; d) sem bolsa de financiamento] Sara Dias-Trindade - Raquel Fagundes, “A aprendizagem baseada em projetos (ABP) na consolidação e na comunicação de conhecimento histórico” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 02/12/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Diogo Cabral, “A utilização do telemóvel na aula de história” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 26/11/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Ana Luísa Belle, “A empatia histórica como ferramenta essencial para viabilizar a projeção do aluno em diferentes momentos históricos e criar maior afinidade com a disciplina história” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 19/11/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Bernardo Henriques, “A utilização de fontes escritas no desenvolvimento da noção de evidência histórica” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 10/11/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Tiago Ferreira, “Invadir, roubar, destruir. Uma abordagem didática em volta das invasões francesas” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 28/10/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Joel Perpétuo, “Cinema no ensino em História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 25/10/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - José Urbano, “Adaptação dos estilos de aprendizagem ao aluno de história” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 25/10/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Tiago Moura, “A importância da multiperspetiva e da empatia no ensino-aprendizagem em História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 22/10/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - João Liceia, “O ensino da história local no concelho da Figueira da Foz: aplicação didática no ensino básico e secundário” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 21/10/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Henrique Neto, “Conhecimento factual substantivo na educação histórica” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 20/10/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Léandre Aurélio, “A utilização da imagem fixa na aprendizagem em história: um estudo de caso com alunos do 3º ciclo do ensino básico” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 13/10/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Fábio Silva, “O recurso ao remix cultural através do uso de iconografia nas aulas de história” – Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 28/09/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2020/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Diogo Xavier Ferreira Cardoso, Diogo Xavier Ferreira Cardoso, "É assim que a luz entra - o texto literário no ensino da História" - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 09/06/2021. [a) Relatório de Mestrado; b) 2017/2021; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - David Romano, “Estratégias para o desenvolvimento da aprendizagem cooperativa nas aulas de História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 17/12/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Diana Lobo, “Evidência histórica na construção do ensino e da aprendizagem na aula de História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 17/12/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Sérgio Couto, “A história local no ensino de História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 15/12/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Clementina Araújo, “As visitas de estudo na promoção do sucesso nas aulas de História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 15/12/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Daniel dos Reis Nunes, “A Banda Desenhada como veículo para o ensino em História em contextos sociais e económicos desfavoráveis” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 10/12/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Miguel Pinheiro, “O cinema no ensino de História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 10/11/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Catarina Sobral Escoval, “A utilização de documentação iconográfica na aula de História” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 03/11/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Ana Beatriz Senra Moniz, “A história local e o património dos Açores no século XIX como meios de produção de pensamento histórico e crítico dos alunos” - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 22/10/2020. [a) Relatório de Mestrado; b) 2019/2020; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Rúben Cardoso Amado Gomes, "Cidadania e o ensino da história - quais os requisitos para um aluno ser realmente bom? " - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 31/10/2019. [a) Relatório de Mestrado; b) 2018/2019; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Miguel Ângelo Filipe Pestana, "A utilização de ferramentas digitais na consolidação de conhecimentos na disciplina de História e o seu impacto no Autoconceito Académico" - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 22/10/2019. [a) Relatório de Mestrado; b) 2018/2019; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Cristiana Salomé Teixeira Almeida, "Desenvolvimento de empatia histórica com alunos de 7º ano" - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 14/10/2019. [a) Relatório de Mestrado; b) 2018/2019; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Pedro Miguel Soares Gomes Semedo, "Reflexão sobre a prática docente: a lecionação de HCA ao Ensino Profissional; a promoção das literacias da informação, comunicação e tecnológicas pelo Professor Bibliotecário" - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 08/10/2019. [a) Relatório de Mestrado; b) 2018/2019; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Valério Nuno da Silva Santos, "As visitas de estudo no contexto da história local e regional" - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 30/09/2019. [a) Relatório de Mestrado; b) 2018/2019; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Hélder Filipe Silva Gomes Brandão, “O Holocausto: antissemitismo e o plano de extermínio racial nazi”, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 30/10/2018. [a) Relatório de Mestrado; b) 2016/2018; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Édi Ferreira Carreira, "A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico Abordagens Didáticas na Aula de História" - Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 26/10/2018. [a) Relatório de Mestrado; b) 2017/2018; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Cláudia Filipa Nicolau Carvalho, “Dinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de História”, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 23/10/2018. [a) Relatório de Mestrado; b) 2017/2018; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Flávio Alexandre Nico Moura, “A propaganda no Estado Novo”: uma abordagem de Ensino/aprendizagem construtiva e cooperativa”, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 30/10/2018. [a) Relatório de Mestrado; b) 2017/2018; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Beatriz Pereira Ferreira, “A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio”, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 16/10/2018. [a) Relatório de Mestrado; b) 2017/2018; c) nacional; d) sem financiamento] Sara Dias-Trindade - Carlos Miguel Mesquita Araújo, “A inquisição em Portugal uma abordagem pedagógica”, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC, 09/02/2018. [a) Relatório de Mestrado; b) 2016/2018; c) nacional; d) sem financiamento]
SP
Silvana Augusta Figueiredo Martins Remédio Pires

Silvana Augusta Figueiredo Martins Remédio Pires

silvana.roque.oliveira@gmail.com
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Info
Susana Lopes

Susana Lopes

susanlopes@gmail.com
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Bibliotecária do Ensino Superior há 25 anos. Actualmente é Directora da Biblioteca da Nova School of Business and Economics da Universidade de Lisboa. Doutoranda na Universidade Coimbra em Ciências da Informação e tese sobre o processo de revisão editorial por pares.

Temas e problemáticas da atividade científica
Ciência Aberta
Comunicação de ciência
Bibliometria
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
NA
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
NA