/ O Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20

Investigadores Associados e Colaboradores

AF
Ana Ferraz

Ana Ferraz

anaferraz95@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
AV
Ana Rita Sousa Gaspar Vieira

Ana Rita Sousa Gaspar Vieira

capuchorita@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
AP
Info
António Pedro Pita

António Pedro Pita

Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Professor catedrático aposentado da Faculdade de Letras e Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS20 da Universidade de Coimbra. Membro do Conselho Científico do Centro de Estudos Ibéricos, do Conselho Consultivo da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, do Conselho Consultivo da Associação da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, de que é sócio fundador e do Grupo de Pesquisa “Intelectuais e poder no mundo iberoamericano” (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ). Pertence ao Comité Científico de várias revistas. É Professor visitante na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na Universidade de Santiago de Compostela e na Universidade de Cadiz.

Temas e problemáticas da atividade científica
Pensar as mutações civilizacionais em curso.
Refletir sobre as transformações culturais entre os séculos XIX e XXI
Transformação atuais dos processos de subjetivação.
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Pita, A.P. (2021)“Como pensar o presente? Reflexão preliminar” in Cordeiro, António M. Rochette; Dias-Trindade, Sara; Pita, António Pedro, «Limites e limiares. Contributos para pensar a sociedade complexa». Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, ISBN: 978-989-26-2064-0. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2066-4, p. 11-18.


Pita, A. P. (2021) “Da relação da Arte com a sua época, na Europa pós 1945” in Maria Manuela Tavares Ribeiro; Maria Fernanda Rollo; Isabel Maria Freitas Valente; Alice Cunha (org.), «Cultura e Sociedade na Europa pós 1945 / Culture and Society in Europe after 1945». Coimbra: Imprensa da Universidade, 2021, p. 107-121.


Pita, A. P. (2022) “Namora revisitado” in Izabel Margato e Alexandre Montaury (org) «Visita à Oficina». Rio de Janeiro: 7 Letras, 2022, p. 53-63


Pita, A. P. (2022) “A cidade e os poetas ou como os poetas inventaram Coimbra-como-mito” in «Presença e Memória. Homenagem a Paula Morão» / coord.: Carina Infante do Carmo, Joana de Matos Frias, Maria Cristina Pimentel, Ricardo Nobre, Rita Patrício. Lisboa: Edições Colibri, 2022, p. 47-61.


Pita, A. P. (2020) «Aqui estamos lado a lado, como sempre. E assim continuaremos – Joaquim Namorado e Mário Dionísio: Correspondência». Coimbra/Lisboa: Lápis de Memórias/Casa da Achada, 2020.

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

- Cristiane Marques de Oliveira. «As Dinâmicas Estratégicas de Portugal, Brasil e Espanha na Diplomacia Cultural Ibero-americana». III/CEIS20/UC. Bolsa/contrato: 2021.06179.BD

- Natália Sofia Neves dos Santos. «Vasco Gonçalves: Percursos e Discursos na Revolução (1974-1975)». III/CEIS20/UC. Defesa prevista: 2024.

CG
Carla Ambrósio Garcia

Carla Ambrósio Garcia

carla.ambrosio.garcia@outlook.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Info
Carlos Costa

Carlos Costa

carlos3mcosta@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

(Porto, 1969) É Professor Auxiliar Convidado da Universidade de Coimbra, onde é responsável pelas disciplinas de História do Teatro e do Espetáculo II e Dramaturgia e Escrita Teatral, respetivamente na Licenciatura e Mestrado em Estudos Artísticos. Entre 2005 e 2013 foi professor de Dramaturgia na Academia Contemporânea do Espetáculo, no Porto. É também Investigador Integrado do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares, da Universidade de Coimbra, assumindo a coordenação da linha dedicada à Produção Artística e Cultural, tendo como áreas de interesse: Profissionalização, identidade, inscrição, memória e arquivo. Iniciou atividade no CITAC em 1992 e fundou o Visões Úteis em 1994. Exerce atividade como dramaturgo, dramaturgista, encenador e ator. A sua obra para teatro tem sido sucessivamente publicada pelas editoras de referência em Portugal. Em 2018 lançou o seu primeiro romance, e em 2021 o segundo, ambos com chancela da Teodolito. É membro dos órgãos sociais da PLATEIA – Associação de Profissionais das Artes Cénicas e da GDA - Direitos dos Artistas, e participante ativo no IETM – International Network for Contemporary Performing Arts, onde integrou o Advisory Board, entre 2013 e 2016; no mesmo período integrou também o Conselho de Curadores da Fundação GDA. Frequentou a licenciatura em História na Universidade Aberta, é licenciado em Direito e pós-graduado em Estudos Europeus (vertente de Economia) pela Universidade de Coimbra, Mestre em Texto Dramático pela Universidade do Porto e Doutor em Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra.

Temas e problemáticas da atividade científica
Profissionalização, memória e arquivo, no setor das artes performativas.

Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Costa, Carlos; et al. (2023) Tang Ping. Lajes do Pico: Companhia das Ilhas. ISBN978 - 989 - 9007 - 92 - 5.


Costa, Carlos; et al. (2023) O Grande Museu da Consciência de Elon Musk. Lajes do Pico: Companhia das Ilhas. ISBN978 - 989 - 9007 - 92 - 5.


Costa, Carlos (2022) Não faz mal as pessoas esquecerem-se de mim? Coimbra: TAGV/LIPA. ISBN 978-989-99170-6-4.


Costa, Carlos (2021). Skyline. Porto: Teodolito. ISBN 978-989 - 8580-79-5.


Costa, Carlos (2018). Cratera. Porto: Teodolito. ISBN 978-989 - 8580-59-7.

Info
Cristiane Oliveira

Cristiane Oliveira

cristianemarquesdeoliveira@hotmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Gestora cultural e analista internacional. Cursa o doutoramento em Estudos Contemporâneos na Universidade de Coimbra, sob o tema “Dinâmicas Estratégicas de Portugal, Brasil e Espanha na Diplomacia Cultural Ibero-americana: articulação por um mercado cultural emergente?”, sendo bolsista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Graduada em Relações Internacionais, Artes Cênicas, especializada em Gestão Cultural e em Pesquisa e Composição Coreográfica pela Fondation Royaumont (FR). Atuou como parecerista de projetos culturais para diversas secretarias de Cultura no Brasil e Ministério da Cultura. Atuou como curadora no Sesc Palladium (2012-2016). Foi consultora de Gestão e Produção de eventos na Transparency International Brasil (2017) e consultora em governança corporativa na Pensions & Investiment Research Consultants (PIRC) UK (2020-2022). Integrou a equipe do Fórum Internacional de Dança (FID) como curadora e produtora (2017-2019). Integra o Fórum Nacional de Pareceristas Culturais do Brasil e o grupo de investigação Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais do CEIS20 (UC). Atualmente é mentora no programa de empreendedorismo e inovação Académica Start UC da Universidade de Coimbra.

Temas e problemáticas da atividade científica

Diplomacia


Cooperação Cultural


Economia da Cultura

Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Oliveira, C. (2019). As redes das agências de difusão artístico-culturais e o mercado cultural global: um enfoque Ibero-americano. In: Iberografias 36: cooperação e desenvolvimento territorial. Centro de Estudos Ibéricos (CEI). ISBN 9789727806928. Guarda: Âncora, 2019. p. 237-251.


Oliveira, C. (2020). Iberoamerican Cultural Programmes: 10 years Iberescena. In: New Journeys in Iberian Studies. Cambridge Scholars. https://www.cambridgescholars.com/product/978-1-5275-5953-0


Oliveira, C. (2021). Políticas de fomento à internacionalização da Cultura em Portugal. Seminário Border Crossings – Territórios e Fronteiras em investigação. Cadernos do CEIS20. http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/view/238/521/923-3


Oliveira, C. (2020). A Estrutura da Diplomacia Cultural Brasileira. In: Iberografias: Centro de Estudos Ibéricos. Guarda, Portugal. https://www.wook.pt/livro/iberografias-38-rui-jacinto/24177966


Pita, A. P.; Oliveira, C. (2021). Qual a relevância do Modelo de Apoio às Artes para a definição de Políticas Culturais em Portugal na década 2020-2030? Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Portugal. Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/current/showToc

Info
Cristina Batista Lopes

Cristina Batista Lopes

lopesbatistacristina@gmail.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Cristina Batista Lopes (1984 -) é bolseira de doutoramento da FCT: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desde setembro de 2021, com o projeto Resgates da Sé7ima Memória, financiado por fundos nacionais, através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., e por fundos comunitários através do FSE - Fundo Social Europeu, no âmbito da bolsa de doutoramento Refª UI/BD/151440/2021. É doutoranda em Estudos Contemporâneos e investigadora do Grupo Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais, no CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (UC). No âmbito do mestrado em Estudos Artísticos, na Faculdade de Letra da Universidade de Coimbra, concluído em 2017, desenvolveu o projeto Sé7ima Memória. O trabalho consistiu na promoção de um ciclo de cinema direcionado para o público sénior e procurou refletir sobre o envelhecimento da população e o modo como as artes podem contribuir para uma longevidade mais ativa e saudável. Em 2014 concluiu a Licenciatura em Estudos Artístico pela mesma Universidade e foi estudante Erasmus na Universidade de Liège na Bélgica. Em 2005 completou o 5º grau de violino no Conservatório Regional de Música de Coimbra. Exerceu atividade profissional como atriz e professora de expressão musical e teatral. Atualmente, dedica-se exclusivamente à investigação no âmbito do doutoramento em curso, cujo tema principal é a censura ao cinema em Portugal durante a ditadura do Estado Novo.

Temas e problemáticas da atividade científica
Cinema e censura
Política Cultural
Sociedade e liberdade de expressão
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

Bolsa de doutoramento referência UI/BD/151440/2021. Resga7es da Sétima Memória. Cristina Batista Lopes. CEIS 20 Centro de Estudos Interdisciplinares. FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Data de início: 15 setembro de 2021, Data de fim: 15 de setembro 2025.

DT
Dalila Teixeira

Dalila Teixeira

dict93@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Info
David Miguel

David Miguel

dsmiguel@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Doutorando em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra subordinado ao tema Música Clássica e Heavy Metal. Participou em diversas conferências nacionais e internacionais, dedicando-se atualmente aos estudos sobre heavy metal. É professor com nomeação definitiva na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Organiza o ENCAPE (Encontro Nacional de Composição e Análise: Perspectivas Educacionais). Desenvolve trabalho como formador, concebendo actividades direccionadas à formação de professores do ensino artístico especializado. Como compositor, o seu repertório inclui obras para coro, música de câmara, orquestra e diversos arranjos. Foi compositor residente no Festival ZêzereArts (2018) e no Festival de Coros de Aveiro (FICA’18).

Temas e problemáticas da atividade científica

Interações entre heavy metal e música clássica



Info
Débora Dias

Débora Dias

deboradm@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Investigadora integrada doutorada do Centro de Humanidades (CHAM) da Universidade NOVA de Lisboa e colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC), Débora Dias é editora do Gerador - uma plataforma independente de jornalismo, cultura e educação, e consultora de História na Escola Vila Sustentável (Lisboa). É membro do comité de gestão da Rede Internacional de História das Pedagogias, Património Cultural e Materiais Didácticos de Língua Portuguesa, com instituições de Portugal, Brasil e Cabo Verde. Autora de artigos académicos e livros nas áreas de História, Educação e Biblioteconomia, principalmente sobre os seguintes temas: história social do livro, da leitura e da edição, bibliotecas, intercâmbios luso-brasileiros, exílios, autoritarismo, políticas culturais, circulação de saberes, o pensamento e a trajetória do educador português Joaquim de Carvalho e o internacionalismo do educador Paulo Freire. É membro do seu Grupo de Investigação sobre Informação, Leitura e Formas de Escrita (CHAM - FCSH NOVA) e colabora com o Grupo de Investigação Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais (Ceis20-UC).

Temas e problemáticas da atividade científica

História do Livro e da Leitura


Circulações culturais transnacionais


História Contemporânea

Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

DIAS, D.; Toulhoat, M. (2023). Circulations et re-significations internationales des travaux, méthodes et pratiques de Paulo Freire.


DIAS, D., "As muitas faces da correspondência: escrita da História e cultura impressa no itinerário epistolar de João Cruz Costa e Joaquim de Carvalho". In CALDEIRA, A.P; DIAS, D., ATILA, D., "A escrita da história em rotas atlânticas II: cultura escrita, intercâmbios intelectuais e leituras do passado. Fino Traço /PPGH UFMG, 2023.


DIAS, Débora. "Paulo Freire em Portugal. A história de um encontro e de uma edição". In GONÇALVES, A.; DIAS, D. ; CUADRA, F.D.L. Paulo Freire Centenário: Um Educador no Mundo, 93-104. Lisboa, Portugal: Outro Modo /Le Monde Diplomatique Edição Portuguesa, 2022.


Sequeiros, P.; DIAS, D.; Medeiros, N.; Pereira, C. S. "Cultura". Cultura vol. 38 (2019): http://dx.doi.org/10.4000/cultura.5428


Dias, Débora. "A ´fome de livros` de um investigador português em diálogo com o Brasil: a biblioteca e os intercâmbios editoriais de Joaquim de Carvalho (1928-1958). História (São Paulo) 36 (2017): 1-33. http://dx.doi.org/10.1590/1980-436920170000000021

Info
Enne Marx Beserra

Enne Marx Beserra

ennemarx@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Licenciada em Artes Cênicas na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; Mestra em Intervenção e Animações Artísticas na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, Portugal; Doutoranda em Estudos Artísticos – Estudos Teatrais e Performativos na Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Portugal. Atua na área de Humanidades com ênfase em Artes Cênicas, em Estudo das Artes da Representação (teatro, circo, música e dramaturgia) com especialização em Clown. Formadora em Teatro e Clowning, é Idealizadora da Rede de Festivais de Palhaças do Brasil e é uma das integrantes da UPP - União de Palhaças de Portugal. Atuou como palhaça em hospitais com os Doutores da Alegria (2002-2017 em Recife e São Paulo-BR), onde também trabalhou como coordenadora (2006-2014), assistente em criações artísticas e formação de palhaços. Cofundadora de As Levianas, primeira Banda de Palhaças do Brasil (2010). Gestora da Companhia Animée, Cia de investigação em comicidade e palhaçaria. Entre os espetáculos que atuou estão: Mary En Virtual Mood (2021) – uma das práticas de investigação do seu projeto de doutoramento; Brazukabaré (2018, 2019); Trueque (2014); As Levianas em Cabaré Vaudeville (2012); As Levianinhas em pocket show para crianças (2012); As Levianas em Pocket show (2010); Palhaços em conSerto (2010); Dramalhaço (2006); Poemas Esparadrápicos (2005); Mistério Buffo (2000) e Casa em Chá dos Prosórov (1999).

Temas e problemáticas da atividade científica

Hibridismo e transdisciplinaridade no Clowning


Risos dissidentes , palhaçaria contemporânea


Generalizações na linguagem do clown

Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Marx, E. (2022). Memórias de Hospital: Relatos de uma Palhaça Apaixonada. Recife: ISBN 978-65-00-49193-7;


Marx, E. (2022). "Mary En Virtual Mood: Palhaçaria Virtual e Mary En Metamorphosis: Clowning e Fotografia - dois atravessamentos". Revista Dramaturgias.Nº21, p. 195-235. Brasilia: ISSN 2525-9105; Revista do Laboratório de Dramaturgia da Universidade de Brasilia;


Marx, E. (2021). "Clowns Interventores". Emoções, Artes e Intervenção - Perpectivas Multidisciplianares, p. 100-112. Coimbra: ISBN 978-989-40-0182-9;


Marx, E. (2021). "Metamorfoses do Clow: a Comicidade e o Riso na Transdisciplinaridade". Circo e Comicidade - Reflexões e Relatos sobre as Artes Circenses em suas diversas Expressões, p. 79-98; Jundiai-SP: ISBN 978-65-5840-456-9;


Marx, E. (2020). "Pequena Percepção sobre os Afetos". Emoções, Artes e Intervenção. Leiria: ISBN 978-989-8797-41-4;

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

Investigadora Projeto em Curso "Metamorfoses do Clown: a Comicidade e o Riso na Transdisciplinaridade" (título provisório), Orientador: Fernando Oliveira Matos, Coorientadora: Joice Aglae Brondani - Universidade Federal da Bahia 2021/07341.BD - FCT

FR
Info
Francesca De Rosa

Francesca De Rosa

fraderosa86@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Francesca De Rosa is a Research Fellow on Cultural and Literary studies (dialogues in the South Atlantic) at the University of Naples “L’Orientale” (2021-present), where she is also Lecturer in Portuguese. Her research focuses on decolonial feminist approaches to colonial, anti- and post-colonial narratives, with a focus on the (im)material dimensions of memory in contemporary literatures from Brazil, Portugal, and African Lusophone countries. She has written in all these fields, as well as on visual and colonial cinema studies.

Temas e problemáticas da atividade científica
Diálogos literários no Atlântico Sul
Relações África-Brasil
Estudos Atlânticos
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

De Rosa, F., 2020, Ramón Gómez del Serna y la tierra portuguesa: una intensa actividad creativa y la recíproca influencia con António Ferro in A. Guarino (a cura di), El doble de todas las cosa. Estudios sobre Ramón Gómez de la Serna 9788879377706


De Rosa, F., 2022, F. De Rosa, Visioni dall'impero: il cinema e la letteratura come archivio in (a cura di Francavilla, R., Mata I., Tocco V., "Le letterature africane in lingua portoghese. Temi, percorsi e prospettive", Hoepli, Milano ISBN 9788820399726


De Rosa, F., 2021, Dai margini dei femminismi neri e della decolonialità. Rompere l’universale, praticare la libertà, STUDI CULTURALI, XVIII, 1, Fascicolo 1, aprile 2021, ANNO XVIII, DOI: https://dx.doi.org/10.1405/100501


De Rosa, F., 2019, “Il passato coloniale e l’inarchiviabile. Le pratiche artistiche di Délio Jasse tra memoria e archivi in movimento”,LINGUE E LINGUAGGI, https://dx.doi.org/10.1285/i22390359v32p387


De Rosa, F., 2021, Jorge de Sena a Ilha de Moçambique: altri margini per la cultura della lingua, ANNALI DELL'ISTITUTO UNIVERSITARIO ORIENTALE DI NAPOLI. SEZIONE ROMANZA, http://www.serena.unina.it/index.php/aionromanza/article/view/8859

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

Membro Gruppo Intersexualidades, Literatura e Fronteiras do Conhecimento: Políticas de Inclusão- Instituto de Literatura Margarida Losa (Porto); • Investigador Convidado CEIS (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX) – Coimbra;

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

- Mestrado: Cappuccio Ornella, Gli studi post-coloniali e decoloniali, un’analisi alternativa della modernità, (G. Ascione- F. De Rosa) 2022; Mestrado: Sonia Sghairi, Guerra, Fuga e Cultura: um caminho de redescoberta de identidade: Farewell Amor, 2023;

- Mestrado: Incoronato Anna, Memoria e testimonianza in "A costa dos murmúrios" (1988) di Lídia Jorge , 2023;

FR
Francisco Luis Brandão Teixeira do Rego

Francisco Luis Brandão Teixeira do Rego

franciscobrandao94@hotmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
GT
Graça Margarida Ferreira Adónis Torres

Graça Margarida Ferreira Adónis Torres

gtorres@esec.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
IR
Info
Igor Reina

Igor Reina

Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Igor Reina frequenta o Doutoramento em Ciências da Linguagem da Faculdade de Letras (Universidade do Porto), centrando a sua pesquisa nas estruturas comuns entre a linguagem e a música. Lecciona disciplinas de Análise Musical na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (P.PORTO) e integra o Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20 - Universidade de Coimbra) na qualidade de investigador colaborador. Obteve a licenciatura em Composição, prosseguindo com estudos pós-graduados em Teoria e Composição (ESMAE/ P.PORTO) enquanto bolseiro de investigação. Desde então, tem apresentado comunicações em simpósios na área da Música e das Ciências da Linguagem. Paralelamente, exerce actividade enquanto compositor e director de coro, sobretudo no âmbito da sua cidade natal, Matosinhos.

Temas e problemáticas da atividade científica

Paralelos entre música e linguagem.


Análise musical.


Análise estilística.

IF
Isabel Maria Duarte Henriques Ferreira

Isabel Maria Duarte Henriques Ferreira

isabelduartehenriques@gmail.com
Grupos de investigação
1 - História, Memória, Políticas Públicas
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
JB
Info
Joana Braguez

Joana Braguez

jbraguez@estgv.ipv.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Joana Braguez é licenciada em Artes Digitais e Multimédia (2008), na ESAD, Matosinhos, de seguida completou o Mestrado em Ensino de Artes Visuais (2010) na Universidade de Aveiro e finalizou em 2017 o Doutoramento em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Em 2019 obteve o Diploma de Estudos Avançados em Média Arte Digital na Universidade Aberta. Designer freelancer desde 2008; docente na área de artes visuais e multimédia na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Nasceu e vive em Viseu.

Temas e problemáticas da atividade científica

Fundos que apoiem comunicações e publicações


Apoio na candidatura a projetos financiados


JN
Info
João Arsénio Nunes

João Arsénio Nunes

joaoarsenionunes@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

João Arsénio Nunes nasceu em Lisboa em 1948. É licenciado em Direito pela FDL e doutorado em História moderna e contemporânea pelo ISCTE-IUL. Neste instituto desenvolveu a maior parte da sua atividade docente e de investigação entre 1975 e 2010. Atualmente é investigador integrado do CEI-IUL. Foi “Gasthörer” (aluno convidado) da Universidade Humboldt de Berlim em 1979 e de novo em 2023 e “Fellow” da Universidade de East Anglia (Norwich, UK) em 2022. Como docente, ensinou diversas disciplinas de História contemporânea, principalmente história do movimento operário e do socialismo e História geral do século XX. Os seus principais trabalhos na área da história do socialismo e do comunismo encontram-se reunidos na coletânea "Comunismo e antifascismo. Artigos e ensaios", defendida em 2017 como tese de doutoramento. As lições de História geral do século XX encontram-se acessíveis eletronicamente no sítio Academia, sob o título "Breve curso de história do século XX".

Temas e problemáticas da atividade científica
História do comunismo
Imperialismo e internacionalismo, fascismo e antifascismo (política, filosofia e economia)
Século 21
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

"As asas angelicais do Parlamento Europeu (ou gato fascista escondido com cauda democrática de fora)". Vértice 194 (2020): 17-25. https://juristasdemocratas.files.wordpress.com/2019/12/boletim-apjd-22-dezembro-2019.pdf.


"Poulantzas, a revolução portuguesa e a questão do eurocomunismo". Vértice 190 (2019): 104-124.


https://www.academia.edu/48980529/Breve_Curso_de_hist%C3%B3ria_do_s%C3%A9culo_XX


file:///Users/joaoarsenionunes/Downloads/PhD_Joao_Arsenio_Nunes.pdf


Nunes, J. N.. "Álvaro Cunhal. Uma biografia política. O Secretário-geral (1960-1968), de José Pacheco Pereira". (2017): http://analisesocial.ics.ul.pt/.

Info
José Maçãs de Carvalho

José Maçãs de Carvalho

Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Doutoramento em Arte Contemporânea, Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em 2014; Pós-Graduação em Gestão de Artes, Instituto de Estudos Europeus de Macau e Instituto Politécnico de Macau, em 1997/1998;Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1984;• Professor Auxiliar no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra,• Membro integrado e coordenador da linha de investigação, Imagem e Alteridade, do Grupo 4 (Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra• Membro do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra;• Coordenador do Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra;• Coordenador Departamental Erasmus do Colégio das Artes da UC.• Consultor da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea / DGARTES/ Ministério da Cultura• Membro do painel de avaliação de Artes da FCT •Curador do Centro Arte Contemporânea de Coimbra •Artista representado pela Galeria Carlos Carvalho, Lisboa.

Temas e problemáticas da atividade científica
Fotografia
Arquivo e memória
Artes Visuais
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Carvalho, José Maçãs de. 2020 Corpo e Matéria, Coimbra, Ed. Centro Arte Contemporânea de Coimbra. ISBN 978 989 8039 45 3


Carvalho, José Maçãs de. Fluxo e Metamorfose, Coimbra, Ed. Centro Arte Contemporânea de Coimbra. ISBN 978 989 8039 44 6


“Sem título”, in VVAA, (2019) Contrast I: A Fotografia no Ensino Superior, Porto, Scopio Editions. ISBN 978 989 54318 3 0 sem arbitragem científica


“Arquivo, dispositivo e tempo” in Ana Catarino Pinho (2021), Reframing the archive, Porto, Archivo Press (bilingue PT e Eng). ISBN 978 989 98426 2 5 editora internacional com arbitragem cientifica


“ A prática do Mestrado em Estudos Curatoriais”, in VVAA, (2022) No sonho do homem que sonhava, o sonhado acordou, Lisboa, CAUC/CAPC/MNAC/UMBIGO/Fundação Millenium bcp. ISBN 978 989 53333 6 3 editora nacional, sem arbitragem

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Orientações de Doutoramento Anderson dos Santos Paiva, Orientador de 2016 a 2020 Dária Joana Teixeira Salgado, Orientador de 2016 a 2020 Doriedson Bezerra Roque, Orientador de 2016 a 2023 Jácome Filipe Morais Silva, Orientador de 2019 a 2023
Info
Júlia Vilhena Rodrigues

Júlia Vilhena Rodrigues

vilhena.julia@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Júlia Vilhena Rodrigues é dutoranda em Estudos Fílmicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC -UC), Portugal. Bacharel em Antropologia pela Universidade de Brasília, é mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, com uma dissertação sobre o cinema-ensaio com foco na produção de cineastas como Agnès Varda, Marguerite Duras, Trinh Minh-ha e Safi Faye. Júlia também é realizadora, com formação em Direção Cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR, RJ). Frequentou cursos, oficinas e laboratórios de cinema em Buenos Aires, Rio de Janeiro, Brasília e Lisboa. É roteirista-diretora dos curtas-metragens “Dora” (Prêmio de Melhor Direção e Melhor Atriz no Festival 72 Horas, RJ) e “Que a saudade se faz tarde”, licenciado para o canal CineBrasilTV. Fez assistência em outros filmes independentes, foi curadora de mostra de filme e trabalhou como produtora executiva na Plural Filmes, dedicada a documentários. Atualmente desenvolve seu primeiro longa-metragem. Em seu doutoramento, desenvolve uma investigação pela prática que envolve a produção de um filme documentário sobre as cartografias afetivas e narrativas orais de mulheres imigrantes brasileiras residentes em Lisboa, Portugal.

Temas e problemáticas da atividade científica
Estudos Fílmicos (Documentário, Filme-Ensaio)
Diáspora/Migração
Antropologia
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
FID: Film and Interreligious Dialogue, Sérgio Dias Branco, CEIS20/UC, FCT, Junior Researcher, url: https://fidnetwork.blogspot.com. 03/2021-a definir; Bolsista de doutoramento da FCT, tendo a FLUC/UC e CEIS20 como instituições acolhedoras, 05/2021-05/2024.
Info
Lidia Mello

Lidia Mello

lidiaarsmello@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Investigadora Integrada do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra. Pós-Doutorada em Estudos Artísticos-Fílmicos pela Universidade de Coimbra, 2021. Doutorada em Artes/Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG-BR, 2017 com Doutoramento Sanduiche na Universidade Nova de Lisboa/IFILNOVA, 2016. Mestrado em Letras/Literatura pela UFRGS e ampla formação complementar em cinema. Entre outras funções, é crítica, curadora, júri, programadora de cinema. Colabora com festivais de cinema em Portugal e no Brasil como Júri e Curadora-Programadora e com o Cineclube MUTIM-Associação de Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento-PT, a qual é sócia-fundadora e Presidente do Conselho Fical. Escreve críticas de filmes feitos por mulheres para o site C7NEMA-PT, desde 2020. Publicou em 2022 o livro: Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas, pela Editora Outro Modo-Le Monde Diplomatique-PT e Do cinema de Béla Tarr, 2019, Editora Ramalhete-Belo Horizonte-BR. Além disso, nos últimos 16 anos tem atuado no cinema em comissões de avaliação e selecção de projetos e filmes, na realização e produção independente de filmes; com tradução e legendagem de filmes; como investigadora e professora academica, avaliadora de artigos, dosssiers e seminários académicos e artísticos, ministrou cursos e palestras; etc.

Temas e problemáticas da atividade científica
Cinema Feminino
Cinema, História e Memória
Cinema Político
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Mello, Lidia (2022). Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas. Outro Modo/Le Monde Diplomatique PT: ISBN 978-989-53-5383-5.


Mello, Lidia (2022). Brazilian Women Filmmakers Dossier (Editor). ISSN 2772-4913. Mistral Journal-Latin American Women’s Intellectual and Cultural History /University of Groningen-Países Baixos.

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
.
Info
Lígia Borges Silva

Lígia Borges Silva

ligiaborgessilva@hotmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Lígia Borges da Silva é doutoranda no curso de Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra, onde estuda as relações entre o tempo musical e o tempo subjetivo. O seu percurso académico é pautado por uma formação estilisticamente variada dentro da área da música, que se materializou na conclusão de uma licenciatura em flauta transversal no âmbito da música clássica, uma licenciatura em saxofone jazz, e um mestrado em ensino da Música. Participou como instrumentista em variadas formações musicais, desde ensembles de música de câmara a orquestras sinfónicas, combos e Jazz Big Bands. Após anos dedicados à performance musical e ao ensino vocacional de música atualmente dedica-se exclusivamente à investigação em música e tempo, sendo bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Temas e problemáticas da atividade científica
Cognição e percepção musical
percepção do tempo
análise musical
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
The effects of Age and Musical Tempo on listeners’ musical perception and estimates of duration, Michelle Phillips; Royal Northern College of Music; University of Manchester, University of Warsaw, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, financiado por RNCM sem processo concursal, Iniciado em 2020 e com previsão de término em 2024. Função de investigadora, sem orçamento atribuído ao CEIS20.
LS
Info
Luisa Neves Soares

Luisa Neves Soares

Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Direciona atualmente a sua prática artística para o campo do cinema documental e experimental, área de confluência em que primordialmente investiga, nomeadamente nos domínios da prática como investigação. Em 2023 finaliza a sua investigação doutoral intitulada “Autoria e Intimidade na Criação Artística Documental”. Tem prática profissional e artística continuada nas áreas das artes visuais, audiovisual e cruzamentos disciplinares.

Temas e problemáticas da atividade científica
Cinema Experimental
Cinema Documental
Prática artística
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Branco, S. Soares, L. (2023) Autoria no Documentário: Um Panorama Contemporâneo. Esferas: Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste. https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14505.


Soares, L. Penumbra e Pó. (2023) Autoria no Documentário: Um Panorama Contemporâneo. Esferas: Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste. https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14505.


Soares, L. (2020) Moris Mai, o filme ensaio enquanto documento e criação que espelha lutas. Atas TLSA. ISBN 978-972-36-1918-8.


Soares, L. (2019) A Relação com o Outro no Filme Documental (de cariz autoral) - O caso de Agnès Varda. Atas AIM. ISBN 978-989-54365-2- 1.


Soares, L. (2020) Moris Mai, o filme ensaio enquanto documento e criação que espelha lutas. Comunicação em conferência.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Bolsa Individual de Doutoramento (2018-2022) FCT GRANT_NUMBER: SFRH/BD/122836/2016 (Autoria e Intimidade na Criação Artística Documental)
Info
Marcelo Moscheta

Marcelo Moscheta

marcelomoscheta@mac.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Marcelo Moscheta nasceu em 1976 em São José do Rio Preto, Brasil. Vive e trabalha em Coimbra, onde desenvolve sua investigação de Doutoramento em Arte Contemporânea por título "Ambulatio: Ensaios Visuais para uma prática errante". É bolsista da FCT desde 2022 e investigador colaborador do CEIS20 da Universidade de Coimbra desde 2023. Utiliza a prática do fazer artístico com acentuadas referências conceituais, desde o início da sua carreira artística em 2000, cria obras e exposições decorrentes de viagens a locais remotos, onde recolhe elementos e imagens da natureza e os reproduz através do desenho e fotografia, criando instalações e objetos. Recentemente, sua iinvestigação está voltada para as principais relações do homem e meio ambiente, tecnologia e memória, identidades e nomadismo. Deslocamento, Território, Paisagem e Memória são seus principais interesses.

Temas e problemáticas da atividade científica
Arte Contemporânea com cruzamentos entre pré-história e LandArt, Minimal Art
Caminhadas e poéticas da Natureza
Heterocronías
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Projeto de Doutoramento em Arte Contemporânea, "Ambulatio: ensaios visuais para uma prática errante", Marcelo Moscheta (IR), Colégio das Artes UC, bolsa de Investigação financiada pela FCT, data início: 01 set 2022, data de fim: 01 set 2026. Concurso nacional; Projeto sem orçamento atribuído ao CEIS20; Projeto em curso / investigação, deslocamentos e escrita da tese.
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
não tenho orientações no período.
MM
Marissel Marques

Marissel Marques

marissel.marques@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Info
Mickaël Robert-Gonçalves

Mickaël Robert-Gonçalves

mickael.robertgoncalves@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Doutor em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Université Sorbonne Nouvelle, membro do CEIS20 da Universidade de Coimbra, Portugal, prepara a publicação da sua tese intitulada "Cinéma portugais en révolution. 1974-1982: génèse, enjeux, perspectives". É autor de vários artigos sobre cinema português e cinema documental. Tem leccionado em várias universidades, escolas de arte e escolas de cinema desde 2012. Foi editor, programador, tradutor e produtor entre 2010 e 2016 para a empresa Lowave, e dirigiu actividades educativas durante dez anos na Cinémathèque française. Mickaël Robert-Gonçalves é atualmente responsável pelo cinema L'Écran du Cube Garges.

Temas e problemáticas da atividade científica
Historia do cinema
Cinema e politica
Circulaçoes de filmes
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Publicaçao de livro, Cinema portugais en révolution, Robert-Gonçalves, Mickaël, CEIS20, Universidade Sorbonne Nouvelle, Instituto Camoes. 2019-2023.
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Robert-Gonçalves, Mickaël - Denis, Gaël. « La Croisée des Vents de Martti Helde (2014). Film-symbole d’une Estonie qui n’oublie rien. Immobilité, son et histoire », Université de Picardie Jules Verne, 7 Julho 2021.
Info
Natália Neves dos Santos

Natália Neves dos Santos

nataliasofians@hotmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Natália Neves dos Santos nasceu em Barbeita, Viseu, em 1981. Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2003. Nesse mesmo ano e na mesma instituição, iniciou o mestrado em História Contemporânea, que concluiu em 2007, sob orientação do Professor Doutor Luís Reis Torgal, com a apresentação da dissertação, (obra editada pela Poética) Raúl Rêgo - O Jornalista e o Político, tendo obtido a nota máxima, atribuída em unanimidade pelo júri. Realizou outros trabalhos académicos de investigação (todos inéditos), tais como: Catarina Eufémia: (Des) Montagem de um Mito; Controlo Partidário e Saneamentos Políticos na Imprensa: o Caso do Diário de Notícias; e Seara Nova. Uma Visão da Nação Portuguesa (1921-1930). Ainda sob orientação do Professor Doutor Luís Reis Torgal, integrou a Comissão Científica encarregada da organização, entretanto interrompida, do Museu da República Arlindo Vicente, de Aveiro. Presentemente, exerce actividade como formadora e encontra-se a frequentar o curso de terceiro ciclo em Estudos Contemporâneos do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra.

Temas e problemáticas da atividade científica
História política
História do Pensamento Político
Filosofia Política
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Nenhum
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Nenhuma
Info
Nuno Trocado

Nuno Trocado

nuno.ceis20@nunotrocado.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Nuno Trocado é doutorando em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra, prosseguindo uma investigação sobre o tema da analogia na música e as metáforas do organicismo, assim cruzando teoria musical, estética, cognição, computação e investigação artística. Possui uma licenciatura em Música / Jazz e mestrado em Composição e Teoria Musical, ambos pela ESMAE (Porto). Participa como guitarrista em grupos de improvisadores e compõe para diversas formações. Projectos recentes incluem Cotovelo (2017) e Umbral (2021), ambos cruzamentos música/monólogo teatral, em colaboração com o dramaturgo Jorge Louraço Figueira; encomendas por parte do Coreto, Arte no Tempo e Orquestra Jazz de Matosinhos; o projecto multimédia Expurgar (2021), dirigido pela artista Dária Salgado; Naiad Splash (2022), para guitarra, dois saxofones e electrónica multicanal; Vestiges (2019) e Corrosion (2023), registos que documentam um trio com o multi-instrumentista Tom Ward e o contrabaixista Sérgio Tavares.

Temas e problemáticas da atividade científica
Analogia e metáfora na música
Conceptualização musical
Computação musical
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Trocado, N. (2023). Analysis and surface vs structure in musical thought. In M. E. Cuenca, M. A. Ríos, F. Ruiz, & J. Griffiths (Eds.). I Congreso Internacional SATMUS. Wanceulen.


Trocado, N. (2023). A Cocreative Computational Approach to Musical Analogy. In xCoAx 2023 - 11th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X, Weimar, 2023. https://classof23.xcoax.org/paper12.html.

Info
Patrícia Ribeiro Martins

Patrícia Ribeiro Martins

patriciafrmartins@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Patrícia Martins é licenciada em Animação Cultural, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing, mestre em Gestão Cultural pela ESAD-CR do Instituto Politécnico de Leiria e doutoranda em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra, com a relevância da mediação cultural em contextos educativos e comunitários. Escreve uma coluna de opinião mensal no Jornal de Leiria, é mediadora de leitura e autora de 3 livros infantis: O avô Agostinho da Silva deu-me o nome de Liberdade, Maria e Nêspera e Pedrês, uma Galinha Bailarina, que recentemente ingressou no Programa Nacional de Leitura Plano. Possui ampla experiência nas áreas de literatura infantil e no trabalho com letramentos de leitura e artes e encontra nos livros e nas expressões artísticas motores para o desenvolvimento de projetos que conectam pessoas na escola e na comunidade. Tem feito parte de vários projetos culturais, ora como docente, ora como professora e formadora. Desde 2009 é Técnica Superior de Animação Cultural no Agrupamento de Escolas de Marrazes, onde desenvolve projetos de mediação cultural em contexto escolar e comunitário e promove espaços de encontro entre escola e comunidade. através das artes e dos afetos, potenciando o contacto com artistas e equipamentos culturais. Através da sua prática quotidiana procura afirmar a importância das estruturas de mediação cultural nos contextos escolar e comunitário e a importância das artes na formação integral dos indivíduos e afirmar a importância da escola como pólo cultural da comunidade. É também professor no Politécnico de Leiria. Atualmente é bolseiro de doutoramento atribuído pela FCT.

Temas e problemáticas da atividade científica
Mediação Artistico-Cultural/Gestão Cultura/ Artes e Interculturalidade/ Curadoria/ Artes e Educação/Arte Participatórias/Artes para a transformação social e educação/democriacia cultural/artes e cidadania/artivismo
Artes, Educação, Comunidades
Papel Social das Artes na construção de comunidades e territórios educativos
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Artigo de opinião mensal para Jornal de Leiria ( d) desde 2018 até ao presente


Comunicações aceites em seminários/congressos internacionais ( pelo menos 6 )


Artigos ( 1 publicado) dois processo de publicação para livros e revistas da especialidade


Publicação de 2 livros para a infância ( 1 deles referenciado para o Plano Nacional de Leitura)


1 conto publicado na coleção despir o preconceito vestir a inclusão EAPN - Livro a Música da Trabalho-Literacias da Música e de outras artes em Co-autoria com Hugo Ferreira

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Só tenho bolsa de doutoramento da FCT desde 1 de fevereiro de 2023. Desenvolvia projetos anteriores mas sem apoio ou orçamento atribuído.
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Apenas orientei uma Mestranda em contexto de trabalho no Agrupamento de Escolas de Marrazes, que não terminou o mestrado por motivos que me são alheios no ano letivo de 2021-2022. Mestrado em Serviço Social do Politécnico de Viseu
PC
Paulo Manuel Ferreira da Cunha

Paulo Manuel Ferreira da Cunha

paulomfcunha@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Info
Ricardo Escarduça

Ricardo Escarduça

ricardoescarduca@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Doutorando em Arte Contemporânea, desde 2022, na Universidade de Coimbra - Colégio das Artes; Mestre em Estudos de Cultura, em 2020, pela Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, tendo elaborado a dissertação/relatório "Significação: Outras Imagens do Jardim" que resultou de uma exposição colectiva apresentada no MU.SA - Museu das Artes de Sintra; Engenheiro Civil, em 2000, pela Universidade de Lisboa - Instituto Superior Técnico. Membro, com a categoria de investigador colaborador, do CEIS-20 Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra - Grupo de Investigação em Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais. Desde 2020, é curador independente de artes visuais e autor de textos para exposições e catálogos. Entre 2019 e 2022, colaborou com Projecto Travessa da Ermida, em Lisboa, enquanto curador e coordenador geral, nas vertentes de programação artística, produção editorial, produção geral e mediação da arte. Entre 2014 e 2019, colaborou com a revista on-line ARTECAPITAL associada ao centro de arte Plataforma Revólver. Até 2016/2017, exerceu, durante dezassete anos, actividades relacionadas com a gestão de projectos de larga escala para clientes institucionais públicos e privados nos domínios da engenharia civil e em eventos de entretenimento e comunicação.

Temas e problemáticas da atividade científica
Curadoria de arte contemporânea: a experiência da exposição, o estatuto do espectador e a produção de discurso
Representação, apresentação, presença: o estatuto estético, fenomenológico e ontológico da obra de arte
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Prieto, Margarida e Escarduça, Ricardo (2023). The Unquiet Lands. Lisboa: Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas-Artes. ISBN 978-989-894496-2.


Gamito, Maria João e Escarduça, Ricardo (2022). Pedras e Batatas / O Ruído dos Sonhos. Lisboa: Documenta. ISBN 978-989-568-097-9.


Lenzi, Isabella e Escarduça, Ricardo (2021). Oculto. Lisboa: Projecto Travessa da Ermida. ISBN 978-989-54884-3-8.


Silva, Samuel e Escarduça, Ricardo (2021). Calendário. Lisboa: Projecto Travessa da Ermida. ISBN 978-989-54884-5-2.


Rito, Ana e Escarduça, Ricardo (2021). Limpar a seco. Lisboa: Projecto Travessa da Ermida. ISBN 978-989-54884-6-9.

Info
Sérgio Neto

Sérgio Neto

Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Sérgio Neto é Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em 2014 com uma tese sobre o pensamento colonial do general Norton de Matos. A sua investigação tem girado em torno de três temas: o colonialismo português, com destaque para o arquipélago de Cabo Verde; a História político-cultural da Primeira República Portuguesa e da Primeira Guerra Mundial; e a didáctica da História, através da análise sistemática de programas e manuais do ensino básico e secundário. É autor de vários livros, artigos em revistas científicas e capítulos de livro. Tem participado em conferências em Portugal e no estrangeiro, assim como dinamizado palestras em estabelecimentos do ensino básico e secundário.

Temas e problemáticas da atividade científica
Colonialismo, Anticolonialismo e Pós-Colonialismo
Primeira República e Primeira Guerra Mundial
Didáctica da História (manuais escolares)
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

NETO, S. & SERRANO, C. I. (2023). Revolution and (Post) War: 1917-1922. Spring and Autumn in Europe and the World. New York: Routledge, 176 p.


NETO, S. & SERRANO, C. I. (2023). “The edge of the ‘Stone Raft’. From euro enthusiasm to moderate scepticism in Portuguese History textbooks (2000- 2020)”. Rubrica Contemporanea , XII (23), 157-178 https://revistes.uab.cat/rubrica/article/view/v12-n23-neto-serrano


NETO, S., SERRANO, C. I. & OLIVEIRA, S. L. (2022). “Um Adeus Português? Uma Leitura da Independência do Brasil nos Manuais Escolares Lusos de História”. Estudos Ibero Americanos, 48 (1), https://doi.org/10.15448/1980- 864X.2022.1.41983


NETO, S. & SERRANO, C. I. “De Clio e Cassandra. Perceções da União Europeia nos manuais de História Portugueses”. Revista de História das Ideias , 40, 2.ª série, https://doi.org/10.14195/2183-8925_40_14


NETO, S. & SERRANO, C. I. (2022). ‘The Winter of the World?’ Ensinar durante a pandemia. In Aportaciones docentes del EEES como innovación en las nuevas aulas. Madrid: Editorial Aranzadi - Thomson Reuters, pp. 147-161 ISBN: 978-84-1124-294-3

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
REPROGRAM: fostering inclusive values, policies, and identities through participatory cultural programming in the UC. IR: Sérgio Neto COORD. Científica: Joana Ricarte. CEIS20. https://silva.fw.uc.pt/iii/ceis20/reprogram-eu/ Setembro de 2022 a setembro de 2023 [IR; concurso nacional; orçamento do CEIS20; projeto em curso]. Referência: IT0221.C. EUROVALUES: A importância dos valores europeus na ligação entre a Escola e a Universidade. IR: Sérgio Neto. Entidade Financiadora: Universidade de Coimbra. Programa e Concurso: Promoção da Cultura Científica 2022. Instituições parceiras: CEIS20 | Federação Nacional dos Estudos Europeus (FNEE) | Agrupamento de Escolas de Estarreja (AEE) | Câmara Municipal de Estarreja (CME). Data de início: setembro de 2022. Data de fim: maio de 2023 [IR; concurso nacional; orçamento IIIUC; projeto concluído]. CA21120 - History of Identity Documentation in European Nations: Citizenship, Nationality and Migration (HIDDEN) (https://www.cost.eu/actions/CA21120/). Data de início: fevereiro de 2023. Data de fim: dezembro 2025.
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Sem.
SM
Info
Silvana Mariani

Silvana Mariani

silvana.mariani@gmx.net
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Investigadora colaboradora do CEIS20 -Centro de Estudos Interdiciplinares e do FID- Film and Interreligious Dialogue. Doutoranda em Estudos Artísticos, especialização em estudos de cinema, na Universidade de Coimbra, onde desenvolve investigação sobre o cineasta chileno Patricio Guzmán com ênfase na relação entre política e estética. Dissertação de mestrado na Universidade de Zurique sobre o realismo na obra do cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti, Ibidem Verlag - Alemanha. Pós-graduação em cinema pela Universidade Tuiuti do Paraná, onde investigou o conceito de tempo circular a partir dos filmes do diretor argentino Edgardo Cozarinsky.Realizadora de filmes documentário.

Temas e problemáticas da atividade científica
Cinema
Religião
Política
Xosé Iván Villarmea Álvarez

Xosé Iván Villarmea Álvarez

ivillarmea@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições