/ O Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20

Investigadores Associados e Colaboradores

Info
Catarina Magalhães

Catarina Magalhães

catarina-magalhaes1999@hotmail.com
Grupos de investigação
6 - Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Biografia

Doutoranda em Ciências da Comunicação na FLUC, concluiu o Mestrado em Jornalismo e Comunicação em 2022, na mesma instituição, e defendeu uma dissertação sobre a representação de imigrantes e minorias étnicas em pandemia na imprensa semanal (Jornal Expresso e Revista Sábado). É licenciada em Jornalismo e Comunicação com Menor em Línguas Modernas - Inglês (FLUC). Os seus principais interesses de pesquisa são as representações e narrativas mediáticas, comunicação política e populismo e é investigadora colaboradora do CEIS20.

Temas e problemáticas da atividade científica
representações e narrativas mediáticas
comunicação política
populismo
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Magalhães, Catarina. "A Cobertura Mediática da Morte de Ihor Homenyuk - O Caso do 'Expresso' e do 'Público'". Interações: sociedade e as novas modernidades 44 (2023): 92-117. https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/547.


João Miranda; Sílvio Santos; Catarina Magalhães; Ana Tereza May; Paulo Cardoso. "O podcast como remediação da rádio e da televisão nos pequenos mercados". Comunicação Pública (2021): Vol. 16 N.º 31 (2021-Vol. 16 N.º 31 (2021. https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/62.


Catarina Magalhães; Ana Teresa Peixinho. "Os jornalistas nas Cenas da Vida Portuguesa de Eça de Queirós". Mediapolis - Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público 13 (2021): 15-30. https://doi.org/10.14195/2183-6019_13_1.


João Miranda; Sílvio Santos; Catarina Magalhães; André Crujo; Samuel Santos. "A importância dos legacy media no setor dos podcasts em Portugal: um mapeamento". In O Podcast e as novas dinâmicas dos conteúdos sonoros no ambiente digital. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.


Santos, Clara Almeida; Magalhães, Catarina; Moura, Inês; Magalhães, João; Costa, Mariana; Rosa, Mariana. "Syndemic and therapy. Social media strategies to fight information disorder during Covid-19 era". In Cosmovisión de la comunicação en redes sociales en la era postdigital, 1217-1237. Madrid, Espanha: McGraw-Hill, 2021.

ET
Eduardo Cintra Torres

Eduardo Cintra Torres

eduardocintratorres@gmail.com
Grupos de investigação
6 - Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
IL
Isabel Maria Carrilho Calado Antunes Lopes

Isabel Maria Carrilho Calado Antunes Lopes

imcalado@hotmail.com
Grupos de investigação
6 - Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
JC
Info
José Pedro Cerdeira

José Pedro Cerdeira

jpcerd@esec.pt
Grupos de investigação
6 - Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Biografia

Doutorado em Psicologia Social, professor coordenador no Politécnico de Coimbra - Escola Superior Educação), fundador e director dos cursos de licenciatura em Comunicação Social e em Comunicação Organizacional (diurno e pós-laboral) e do curso de mestrado de Comunicação Organizacional - Confiança, Cidadania e Responsabilidade Social. Desempenhou funções de coordenação da área científica de "Ciências da Comunicação, das Organizações e dos Media ( CCOM)" ao longo de 2 décadas, foi presidente do Conselho Ciêntífico, da Assembleia de Representantes, tendo integrado o Conselho Geral do IPC. Coordenou vários projectos de investigação científica e de prestação de serviços à comunidade e publicou cerca de 2 dezenas de artigos em revistas científicas, tendo orientado e arguido vários trabalhos de final de licenciatura e teses de mestrado.

Temas e problemáticas da atividade científica
Ciber-psicologia
Comportamento organizacional
Comunicação digital
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Nada a assinalar
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Mota, M. (2020). A perceção da credibilidade da informação online, ESE Coimbra, Abril 2020. (a) mestrado Comunicação Social - Novos Media, (b) 2019-2020, (c) instituição nacional, (d) sem bolsa Celavisa, P. (2023). Atitudes em relação ao uso de dispositivos móveis na aprendizagem no ensino superior. ESE Coimbra, Abril 2023. (a) mestrado Comunicação Social - Novos Media, (b) 2022-2023, (c) instituição nacional, (d) sem bolsa. Martins, A. (2019). A perceção da sobredotação numa amostra de professores. ESE Coimbra, Dezembro 2019. (a) mestrado Educação Especial, (b) 2018-2019, (c) instituição nacional, (d) sem bolsa. Carvalhosa, M. (2019). Promoção da inclusão de uma aluna com Perturbação do Espetro do Autismo com recurso à Aprendizagem Cooperativa. ESE Coimbra, Dezembro 2019. (a) mestrado Educação Especial, (b) 2018-2019, (c) instituição nacional, (d) sem bolsa. Jesus, M. (2021). As atitudes dos Educadores de Infância e dos Professores do Ensino Básico em relação à Educação Inclusiva. ESE Coimbra, Maio 2021. (a) mestrado Educação Especial, (b) 2020-2021, (c) instituição nacional, (d) sem bolsa. Pinheiro, I. (2022). Avaliação das atitudes dos professores em relação a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais nas salas de aula regular. ESE Coimbra, Maio 2021. (a) mestrado Educação Especial, (b) 2021-2022, (c) instituição nacional, (d) sem bolsa. Pires, S. (2022). Capacitação de professores para educação inclusiva nas escolas municipais de Satubinha (MA). Maio 2021. (a) mestrado Educação Especial, (b) 2021-2022, (c) instituição nacional, (d) sem bolsa. Nunes, M (2023). Da escola à sociedade inclusiva. Julho 2023. (a) mestrado Educação Especial, (b) 2022-2023, (c) instituição nacional, (d) sem bolsa. Nogas, F. (2023). As percepções do consumidordo Brasil sobre plataformas de e-commerce e a intenção de comprar online. Fevereiro 2023. (a) mestrado Marketing e Comunicação , (b) 2022-2023, (c) instituição nacional, (d) sem bolsa. Gauna, P. (2023). Competências Digitais, Gamificação e suas Influências na Formação Online. Janeiro 2023. (a) mestrado Marketing e Comunicação , (b) 2022-2023, (c) instituição nacional, (d) sem bolsa. Bonfin, T. (2023).Comportamento do consumidor na aquisição de produtos de segunda no mercado da moda. Abril 2023. (a) mestrado Marketing e Comunicação , (b) 2022-2023, (c) instituição nacional, (d) sem bolsa.
RS
Rita Joana Basílio de Simões

Rita Joana Basílio de Simões

rbasilio@fl.uc.pt
Grupos de investigação
6 - Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Info
Rodrigo Monteiro de Carvalho

Rodrigo Monteiro de Carvalho

rodrigomonteirodecarvalho@gmail.com
Grupos de investigação
6 - Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Biografia

Rodrigo Monteiro de Carvalho é doutorando em Estudos Contemporâneos, área de concentração em distúrbios informacionais, pelo Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra, e Mestre em História Comparada, área de concentração em política internacional, pela UFRJ. É membro do Grupo de Pesquisas de Política Internacional (GPPI/UFRJ) e do Laboratórios de Estudos dos Países do Cáucaso (LEPCáucaso/UFRJ).

Temas e problemáticas da atividade científica
Desinformação e distúrbios informacionais
Política Internacional