Estrutura

Pasta de coleções

Esta pasta é necessária para criar uma coleção. Dentro da mesma, poderá ter o número de coleções que desejar. Para criar esta página, deverá recorrer ao template "Coleções (pasta)".

Coleções

Depois de criada uma pasta de coleções, poderá criar as coleções, recorrendo ao template "Coleção".
Neste nível, terá que definir o título da coleção e poderá colocar um sumário/texto alusivo ao conteúdo da mesma. É também neste momento que haverá lugar à definição de uma imagem de capa, da cor de fundo e poderá, se assim o entender, adicionar trailer que resuma o conteúdo da coleção.

Pasta de categorias

A pasta de categorias será importante para acomodar as diferentes categorias que crie, com o intuito de categorizar cada uma das entradas (colecionáveis) que venham a integrar uma coleção.

Categorias

A criação de categorias será pertinente na medida em que irá enriquecer o conteúdo existente numa coleção com recurso à categorização de cada uma das entradas existentes. Na landing page da coleção, as categorias representam uma das possibilidades que existem para filtrar entradas.

Pasta de colecionáveis

Esta pasta é provavelmente a pasta mais importante que temos dentro de uma coleção, porquanto é ela que servirá para acomodar as diferentes entradas de uma coleção que, por si, darão forma à interface da mesma. Assim, torna-se necessária para que possamos adicionar o conteúdo mais relevante de uma coleção.

Colecionáveis

Os colecionáveis representam cada uma das entradas existentes numa coleção. Adicionando colecionáveis dentro de uma pasta, estará a contribuir para compor a coleção e sua interface. Este é o template mais completo que encontrará e, em muitos momentos, é aqui que se estabelece relação com outros tipos de metadados, por exemplo, com as categorias, pessoas e locais.

Aqui, encontrará alguns campos de preenchimento obrigatório e outros que serão de preenchimento facultativo. Assim, poderá definir um título, adicionar uma descrição, adicionar uma imagem de capa, classificar o tipo de conteúdo (animação, áudio, imagem, texto ou vídeo), optar entre diferentes possibilidades para a imagem de capa, atribuir categorias e tags, indicar a relevância do conteúdo para a coleção, associar locais, pessoas, optar por mostrar o endereço do conteúdo original da coleção (será mostrado se tiver sido definido) e por mostrar aviso de conteúdo sensível. Estes são apenas alguns exemplos e, consoante o tipo de conteúdo definido, poderão ser apresentados diferentes tipos de campos.

Pasta de pessoas

A pasta de pessoas, servirá para acomodar as diferentes pessoas se possam relacionar com uma coleção.

Pessoas

A criação de pessoas é relevante para relacionar cada uma delas às diferentes entradas que componham uma coleção. Esta é uma forma de enriquecer uma coleção e na landing page da coleção, as pessoas representam uma das possibilidades que existem para filtrar entradas.

Cada pessoa terá uma interface dedicada e haverá ou poderá, nalguns casos, haver lugar à definição do seguinte: nome; fotografia, minibiografia, sumário, definição de cargos, e-mail, indicação de link para página pessoal e indicação de diferentes fontes que possam ter contribuído para recolha da informação apresentada.

Pasta de locais

A pasta de locais servirá para acomodar os diferentes locais que se possam relacionar com uma coleção.

Locais

A criação de locais permitirá a associação de locais a cada uma das entradas de uma coleção. Para além desta ser uma forma de enriquecer uma coleção, na landing page os locais representam uma das possibilidades que existem para filtrar entradas.

Cada local terá uma interface dedicada e terá que ser definido um título. Para além do título, terá a oportunidade de definir um pequeno sumário, uma imagem e definir uma latitude e longitude.

Pasta de tags

A pasta de tags será necessária para acomodar as diferentes tags que possa vir a criar.
Existindo lugar à criação de tags, poderá atribuí-las para cada uma das entradas de uma coleção.

Tags

A criação de tags enriquece o conteúdo existente numa coleção, recorrendo à atribuição de tags para cada uma das entradas existentes.