XXVI Semana Cultural da UC dá voz à liberdade

Sob o tema “Voz”, a 26.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra apresenta uma programação ampla e diversificada e acontece entre 1 e 15 de março.

Maria Cano
Ana Bartolomeu
23 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

São 41 iniciativas, com destaque para concertos e exposições, e 17 eventos convergentes. É esta a composição da agenda da Semana Cultural da Universidade de Coimbra (SCUC).

Pelo “facto de o tema – a Voz – se cruzar de forma clara” com as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, “pareceu-nos bem dar voz” à efeméride, sendo a “programação ainda mais robusta” e “bastante ampla” começa por explicar o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Delfim Leão.

A apresentação pública da SCUC decorreu hoje, 23 de fevereiro, na Sala 17 de Abril do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. A razão é simples. É uma sala de aulas com “elevadíssima carga simbólica” onde um jovem “pediu a palavra e provocou um turbilhão”, conduzindo à “Revolução de Abril”, explica o Vice-Reitor.

A SCUC quer dar espaço a diferentes intervenções, sentimentos e expressões artísticas. A iniciativa “Voz no Silêncio pretende dar a conhecer a luta das pessoas surdas”, que, ao interpretarem “canções com as mãos” trazem “novos gestos, novos conceitos e novas leituras” para a própria linguagem gestual. Quem o diz é a diretora de projetos da Associação Recortar Palavras, Alice Cardoso, responsável por levar a palco o grupo Mãos que Cantam, “único coro de pessoas surdas no país e, segundo eles, no mundo”.

Além dos gestos, a voz também vai ser plasmada na escrita. A SOS Estudante, secção cultural da Associação Académica de Coimbra (AAC), disponibilizou um espaço online “anónimo e confidencial onde as pessoas podem partilhar os seus pensamentos e desabafar”, explica a presidente desta linha de apoio telefónico. Os pensamentos vão estar expostos na AAC, “escondidos atrás de imagens que o ser humano normalmente atribui a pensamentos felizes”, acrescenta Rita Neves.

Sendo a SCUC destinada a todas as idades, as instalações artísticas dos Serviços de Ação Social da UC (SASUC) vão dar “voz à memória coletiva das crianças, quer as do passado, quer as do presente”, explica o administrador dos SASUC, Leonardo Vicente. Tudo porque os Serviços de Apoio à Infância dos SASUC comemoram 50 anos, à semelhança do 25 de Abril, sendo o público convidado a “viajar 50 anos" através destes testemunhos.

Porque quantidade também pode ser qualidade, Delfim Leão destacou ainda a instalação artística trazida pelo Chorus Ingenium - Associação Cultural dos Engenheiros da Região Centro que “vai juntar dez coros”, reunindo “centenas de pessoas em palco".

Os concertos, exposições, peças de teatro, cinema, atividades para crianças, entre outras performances artísticas maioritariamente gratuitas vão acontecer não só em espaços da UC, mas também um pouco por toda a cidade. Delfim Leão deixa o desejo de que “seja uma semana intensa e que dê voz a todos e que todos se sintam de alguma forma e em algum momento nela [SCUC] representados”.

Programação da XXVI SCUC disponível em https://www.uc.pt/cultura/semana-cultural/.