Orphika 2023: Natais do Mundo

O concerto, que teve lugar a 26 de novembro, levou à Igreja do Carmo músicas em 12 línguas diferentes.

MC
Maria Cano
KP
Karine Paniza
26 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

“Ary dos Santos dizia que o Natal é quando um Homem quiser, mas na verdade Natal também pode ser onde um Homem quiser”. O concerto Natais do Mundo, trazido pelo Coro Staccato, conta a história do Natal cantada em 14 peças através de 12 línguas diferentes.

“O fio condutor na realidade poderia ser geográfico”, mas é “exatamente a história de Jesus, ou seja, a história do Natal” que o coro traz ao ciclo de música Orphika da Universidade de Coimbra explica o maestro João Sebastião.

Dividido em quatro partes, o concerto aborda o antes, o durante e o depois do nascimento de Jesus. As duas peças do final são “um rematar” com o Joy to the World, uma música de Natal, e “acabamos com Shchedryk, Carol of the Bells, que nós cantamos em ucraniano, que é a língua original".

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

Vindo de Lisboa, o Coro Staccatato dedica-se ao repertório de música de cinema através de bandas sonoras, musicais da Broadway e música étnica, com uma particularidade: cantam músicas de todo o mundo nas suas línguas originais.

No concerto a 26 de novembro, as músicas vieram de quatro continentes. Além de vários países europeus, o concerto trouxe músicas da Coreia do Sul, da República do Chile, da Austrália, da Guiné, ou seja, foi possível ouvir "muitas ambiências diferentes, culturas diferentes e até sensações diferentes”, remata o maestro.

Consulte a programação completa do ciclo de música Orphika 2023.

Natais do Mundo


• Concerto • Música Erudita

• Igreja do Carmo

O concerto Natais do Mundo leva o ouvinte a viajar por canções de Natal de quatro continentes (países como Moldávia, Coreia do Sul, Austrália e República do Chile). O repertório de Natal será interpretado nas línguas originais de cada país. As diferentes sonoridades e os diferentes episódios do nascimento do menino Jesus fazem deste concerto uma verdadeira viagem musical pelo mundo.

• Coro Staccato com Associação Cultural Os Destacados

Partilhe