Curta da Licenciatura em Estudos Artísticos da FLUC estreia no Doclisboa

A estreia mundial está programada para dia 29 de outubro, às 15h00, no Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira.

23 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

© DR

"O Alto do Mártir" é uma primeira curta-metragem documental desenvolvida por estudantes da Licenciatura em Estudos Artísticos, inicialmente no âmbito da Oficina de Cinema, sob orientação do professor Paulo Carneiro, e depois finalizada com acompanhamento do docente. Contou com o apoio da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), do LIPA - Laboratório de investigação e Práticas Artísticas, e do TAGV - Teatro Académico Gil Vicente.

O documentário leva-nos até uma pequena vila do interior de Portugal, ao encontro de um casal de idosos que viu parte do seu bairro a ser demolido e transformado num cemitério. O filme visa reconstruir uma memória histórica através de uma história de vida.

O filme foi aceite para a seleção oficial da 19.ª edição do festival de cinema Doclisboa, o evento mais importante para profissionais de documentário em Portugal, que decorre de 21 a 31 de outubro em Lisboa. A obra integra a categoria "Verdes Anos", concorrendo também ao Prémio Fernando Lopes para o Melhor Primeiro Filme Português.

Tem estreia mundial programada para dia 29 de outubro, às 15h00, no Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira.

Realização: Carolina Costa

Produção: Silvia Carballo, Carolina Costa

Direção de Fotografia: Patrícia Leal, Silvia Carballo

Direção de som: Fábio Pires, Júlia Fernandes, Leonor Alegria