/ MESTRADOS

Mestrado em Evolução e Biologia Humanas

Vídeo de apresentação do curso

Eis o que pode fazer:

Apresentação

Este curso tem como objectivo oferecer formação avançada em problemáticas ligadas à evolução humana e à biologia humana, destacando-se, neste contexto, a importância do conhecimento da história natural da espécie para compreender o presente e perspectivar o futuro.

Plano do curso

ESPECIALIZAÇÃO EM ESCAVAÇÃO E ANÁLISE DE RESTOS HUMANOS DE CONTEXTOS ARQUEOLÓGICOS

1º ANO - 1º Semestre

Avaliação do Perfil Biológico Obrigatória Biologia 6
Evolução do Genoma Humano Obrigatória Biologia 6
Tópicos avançados em comportamento humano Obrigatória Biologia 6
Opção 1 Opcional Antrop. Biológica 6
Opção 2 Opcional Antrop. Biológica 6
O estudante deverá inscrever-se nas duas cadeiras de opção, da lista que se segue, para perfazer 30 ECTS:
Antropologia Dentária Opcional Antrop. Biológica 6
Introdução às Paleodietas e à Mobilidade Opcional Antrop. Biológica 6
No 1º semestre, o estudante poderá inscrever-se numa disciplina de opção, num total de 6 ECTS, de entre as ministradas na UC, através da regra de lista aberta. A inscrição fica no entanto sujeita a aprovação pela coordenação do curso.

1º ANO - 2º Semestre

Adaptação Humana Obrigatória Biologia 6
Paleopatologia das Populações Humanas Obrigatória Antrop. Biológica 6
Registo Fóssil na Evolução Humana Obrigatória Antrop. Biológica 6
Antropologia Funerária Obrigatória Arqueologia 6
Opção 3 Opcional Antrop. Biológica 6
O estudante deverá inscrever-se uma cadeira de opção, da lista que se segue, para perfazer 30 ECTS:
NOME DA CADEIRA TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Questões Teóricas e Metodológicas em Paleopatologia Opcional Antrop. Biológica 6
Paleoepidemiologia e Transições Epidemiológicas Opcional Antrop. Biológica 6

2º ANO

NOME DA CADEIRA REGIME TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Seminário de Preparação da dissertação 1º semestre Obrigatória Interdisciplinar 3
Dissertação em Biologia ou Estágio Anual Obrigatória Biologia 57
O trabalho a desenvolver durante um ano letivo, de acordo com o plano indicativo do ciclo de estudos e em regime de tempo integral, corresponde a 60 ECTS.
As unidades curriculares optativas são anualmente oferecidas consoante a disponibilidade da Unidade Orgânica.

OOO

PERCURSO SEM ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO

Informações gerais

• Nome do curso: Mestrado em Evolução e Biologia Humanas
  • Tipo: 2º Ciclo
  • Classificação atribuída: Mestre
  • Coordenação do curso: Profª. Doutora Rosa Sofia da Conceição Neto Wasterlain (sofiawas@antrop.uc.pt)
  • Coordenador da mobilidade: Prof. Doutor António Pereira Coutinho (cafe@bot.uc.pt)
  • Objectivos: Este curso tem como objectivo oferecer formação avançada em problemáticas ligadas à evolução humana e à biologia humana, destacando-se, neste contexto:
  1. a importância do conhecimento da história natural da espécie para compreender o presente e perspectivar o futuro;
  2. o entendimento do homem como Primata; a problemática das alterações climáticas e as grandes extinções;
  3. a capacidade de adaptação humana;
  4. lidar com o ritmo incessante de mudança característico da paleontologia humana;
  5. um conhecimento aprofundado sobre a evolução cerebral;
  6. visão interdisciplinar sobre os seres humanos e/ou humanidade;
  7. interpretar e lidar com esqueletos humanos em contextos arqueológicos.
  • Duração: 4 semestres
  • ECTS: 120
  • Saídas Profissionais: Câmaras Municipais, Empresas de Arqueologia, Docência no Ensino Superior, Investigação, Hospitais, Laboratórios, Consultadoria, Museus.
  • Numerus clausus: 25
  • Valor anual da propina: Estudante Nacional: 1.063,47€ / Estudante Internacional: 7.000€
  • Condições de ingresso: Podem candidatar-se ao ingresso no Mestrado em Evolução e Biologia Humanas os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em: Antropologia, Biologia, Geologia, Biologia e Geologia, Arqueologia e Psicologia, ou os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em qualquer outra área das Ciências Humanas e Naturais.
  • Mais informação: Website da UC

Dissertações apresentadas

Pode CONSULTAR as dissertações que foram apresentadas no Departamento de Ciências da Vida no âmbito deste mestrado.

Onde estão ou estiveram os antigos alunos do mestrado