/ MESTRADOS

Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal

Apresentação

O Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal contempla o estudo da diversidade biológica, desde a variabilidade genética até à variedade de espécies de plantas e fungos e sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas, assim como a compreensão das metodologias que permitam modificar as plantas e fungos para a obtenção de produtos ou processos para usos específicos. Estas áreas vêm assumindo uma importância crescente em termos científicos e societais, sendo fundamentais na tomada de decisão pelos agentes governamentais e organizações internacionais.

Plano do curso

1ºANO - 1º Semestre

Biodiversidade e Gestão de Habitats Obrigatória Biod. Biot. Vegetal 6
Empreendedorismo: da ideia ao plano de negócio Obrigatória Interdisciplinar 6
Melhoramento das Plantas Obrigatória Biod. Biot. Vegetal 6
Metabolismo Secundário e Compostos Bioactivos Obrigatória Interdisciplinar 3

Biotecnologia de Plantas para Biodiversidade e Conservação

Obrigatória Interdisciplinar 3
Opção 1 Inter/Biod./Opc 6
O estudante deverá inscrever-se numa cadeira de opção, da lista que se segue, para perfazer 30 ECTS:
Biotecnologia Molecular Opcional Interdisciplinar 6

NOME DA CADEIRA REGIME TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Seminário II 1º Semestre Obrigatória Biod. Biot. Vegetal 3
Opção 3 (Dissertação ou Estágio) Anual Obrigatória Biod. Biot. Vegetal 57
O trabalho a desenvolver durante um ano letivo por um estudante, de acordo com o plano indicativo do ciclo de estudos e em regime de tempo integral, corresponde a 60 ECTS.
Uma das unidades curriculares optativas (ou do 1º ou do 2º semestre) pode ser escolhida de entre as ministradas noutros Mestrados da UC, de modo a perfazer 6 ECTS (escolha sujeita a parecer favorável do Coordenador do Mestrado).
As unidades curriculares optativas são anualmente oferecidas consoante a disponibilidade da Unidade Orgânica.

Informações gerais

• Nome do curso: Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal
  • Tipo: 2º Ciclo
  • Classificação atribuída: Mestre
  • Coordenação do curso: Prof. Doutor Leonel Carlos dos Reis Tomás Pereira (leonel.pereira@uc.pt)
  • Coordenador da mobilidade: Prof. Doutor António Pereira Coutinho (cafe@bot.uc.pt)
  • Objectivos: No final do curso os alunos terão desenvolvido competências relacionadas com os métodos utilizados na clonagem de plantas, na transformação genética e no melhoramento vegetal. Os alunos ficarão familiarizados com conceitos gerais sobre biodiversidade bem como com os diferentes tipos de ferramentas a utilizar em estudos de monitorização da biodiversidade. As implicações da biotecnologia em termos sociais, económicos e ambientais serão discutidas e interacção entre a aplicação de técnicas de biotecnologia e os seus impactos em termos de biodiversidade discutida. Os estudantes terão a oportunidade de analisar as possibilidades da investigação para a solução de problemas nas áreas da biotecnologia e da biodiversidade. Os alunos serão ensinados e estimulados a desenvolver uma investigação autónoma no âmbito dos temas deste mestrado.
  • Duração: 4 semestres
  • ECTS: 120
  • Saídas Profissionais: Empresas na área da biotecnologia e biorremediação, parques e reservas naturais, empresas de consultadoria na área ambiental, indústria do papel, universidades e instituições do ensino superior, centros de investigação, câmaras municipais, viveiros de plantas.
  • Numerus clausus: 15
  • Valor anual da propina: Estudante Nacional: 1.063,47€ / Estudante Internacional: 7.000€
  • Condições de ingresso: Licenciatura em Biologia ou em áreas afins (Ambiente, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Agrárias, Ciências Florestais) em formato Bolonha ou pré-Bolonha ou Bacharelato equivalente a 180 ECTSs. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia podem também candidatar-se.
  • Mais informação: Website da UC

Dissertações apresentadas

Pode CONSULTAR as dissertações que foram apresentadas no Departamento de Ciências da Vida no âmbito deste mestrado.