/ MESTRADOS

Mestrado em Microbiologia e Biotecnologia Microbiana

Apresentação

O Mestrado em Microbiologia e Biotecnologia Microbiana tem como objetivo oferecer uma formação especializada, inter- e multidisciplinar, a um nível avançado, em diferentes áreas ligadas à Microbiologia. Este mestrado revela e explica a importância global dos microrganismos como os elementos essenciais no processamento da vida e do meio ambiente. O curso fornece as ferramentas para o desenvolvimento de potencial inovador para a indústria farmacêutica, alimentar ou de materiais, na recuperação ambiental e produção de energia, em saúde humana e animal ou em aplicações biotecnológicas.

O curso foca-se em microrganismos e as aplicações biotecnológicas, bem como quais técnicas de investigação que são usadas para os estudar. O curso inclui tópicos como a aplicação do conhecimento microbiológico, biotecnologia e bioinformática, princípios funcionais de células e comunidades microbianas, métodos de investigação em microbiologia e resolução de problemas microbiológicos. O mestrado inclui disciplinas obrigatórias e optativas o que permite adaptar o programa aos interesses de cada aluno, com disciplinas optativas, seminário e projeto da área de interesse.

Plano do curso

1º ANO - 1º Semestre

Diversidade Metabólica

Obrigatória

Microbiologia

Microbiologia Ambiental

Projeto laboratorial I

Análise de Dados Biológicos

Obrigatória Interdisciplinar 6
O estudante deverá inscrever-se numa cadeiras de opção, da lista que se segue, para perfazer 30 ECTS:

One Health — Saúde Humana e Saúde Planetária

Biotecnologia Molecular

Valorização e Gestão Sustentável dos Recursos Micológicos

Opção Livre

Opcional Optativa 6

1ª ANO - 2º Semestre

Genómica Microbiana

Microbiologia Molecular

Projeto laboratorial II

Aplicações em Microbiologia

Obrigatória Microbiologia 6
O estudante deverá inscrever-se numa cadeira de opção, da lista que se segue, para perfazer 30 ECTS:

Biorremediação

Bioinformática

Escrita Científica

Bioempreendedorismo

2º ANO - 1º Semestre

NOME DA CADEIRA REGIME TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS

Seminário em Microbiologia e Biotecnologia Microbiana

Dissertação em Microbiologia e Biotecnologia Microbiana

Anual Opcional Microbiologia 24

Estágio em Microbiologia e Biotecnologia Microbiana

Anual Opcional Microbiologia 24

2º ANO - 2º Semestre

NOME DA CADEIRA REGIME TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS

Dissertação em Microbiologia e Biotecnologia Microbiana

Anual Opcional Microbiologia 30

Estágio em Microbiologia e Biotecnologia Microbiana

Anual Opcional Microbiologia 30
As unidades curriculares optativas são anualmente oferecidas consoante a disponibilidade da Unidade Orgânica
No 2º ano os alunos terão obrigatoriamente que escolher entre a realização de Dissertação ou de Estágio

Informações gerais

• Nome do curso: Mestrado em Microbiologia e Biotecnologia Microbiana
  • Tipo: 2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada
  • Classificação atribuída: Mestre
  • Coordenação do curso: Profª. Doutora Paula Morais (pvmorais@ci.uc.pt)
  • Coordenador da mobilidade: Prof. Doutor António Pereira Coutinho (cafe@bot.uc.pt)
  • Objectivos: O Mestrado em Microbiologia e Biotecnologia Microbiana tem como objetivo oferecer uma formação especializada, inter e multidisciplinar, a um nível avançado em diferentes áreas ligadas à Microbiologia. A formação vai abranger os diferentes domínios em que o impacto e a ação dos microrganismos são reconhecidos como relevantes, nomeadamente na indústria, na área da saúde humana e na proteção do ambiente. Pretende-se estimular a apreciação crítica da literatura científica de modo a desenvolver a confiança necessária para trabalho autónomo, dentro e fora da ciência. Pretende-se que o discente adquira uma série de competências que o ajude na carreira futura, com contacto direto com professores e cientistas que fazem investigação nestas áreas, mas também em meio empresarial inseridos no mercado de trabalho. A operacionalização dos objetivos gerais deste Mestrado será concretizada em cada unidade curricular de forma específica, através da realização de diferentes tarefas no respetivo âmbito.
  • Duração: 4 semestres
  • ECTS: 120
  • Saídas Profissionais: O Mestrado confere formação científica que permite aos alunos a prestação de serviços em várias entidades a nível nacional e internacional. No campo nacional: Técnicos superiores em organismos Nacionais do Estado, Empresas e instituições públicas nas áreas do ambiente; Instituições de Ensino Superior e/ou Laboratórios e/ou centros de Investigação para a persecução da formação ou investigação na área da biotecnologia e biomédica; Indústria farmacêutica e alimentar; Laboratórios de I&D, Instituições de ensino superior e de investigação. Peritos nacionais e internacionais em temas relacionados com ambiente e saúde; Técnicos ou Peritos em Organizações da Sociedade Civil (Fundações ou Organizações não governamentais). A nível internacional: Organizações da Sociedade Civil (Fundações ou Organizações não governamentais), Agências internacionais, Centros de investigação internacionais.
  • Numerus clausus: 35
  • Valor anual da propina: Estudante Nacional: 1.500€ / Estudante Internacional: 7.500 €
  • Condições de ingresso: Podem candidatar-se os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Ciências da Vida e da Saúde, Biotecnologia e Engenharia (caso inclua uma componente biológica) e em áreas afins.
  • Mais informação: Website da UC

Dissertações apresentadas

Pode CONSULTAR as dissertações que foram apresentadas no Departamento de Ciências da Vida no âmbito deste mestrado.