Speakers

Updating...

Gonçalo Byrne

Ordem dos Arquitectos
Licenciado em Arquitectura pela Escola de Belas Artes de Lisboa em 1968 e é Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e pela Universidade de Alghero, em Itália. Em 1975 estabeleceu-se a titulo individual e em 1991 fundou o atelier Gonçalo Byrne Arquitectos. É professor convidado em diversas Universidades Internacionais integrando com frequência diversos júris de concursos e prémios. Em junho de 2020 foi eleito Presidente da Ordem dos Arquitectos, da qual é membro desde 1970.

No seu extenso currículo conta com a realização de diversas obras com expressão e forte reconhecimento público, cultural e patrimonial. Destacam-se como obras a intervenção no Palácio de Estoi no Algarve, no antigo Hospital de São Teotónio em Viseu, a Torre de Controle de Tráfego Marítimo da APL em Lisboa e o Museu Nacional Machado de Castro em Coimbra.

Antonio José Lara Bocanegra

ETSA (UPM) – Escola Técnica Superior de Arquitectura (Universidade Politécnica de Madrir) (Espanha)
Professor no Departamento de Estruturas e Física das Construções da Escola Superior de Arquitectura da Universidade Politécnica de Madrid.
Na sua atividade enquanto Professor e Investigador manifesta um grande interesse no desenho arquitectónico e estrutural, na geometria e na construção sustentável, com especial foco nas estruturas de madeira.
Enquanto investigador, participa em diversos projetos de I+D nacionais e internacionais dos quais resultaram várias publicações cientificas.
Por outro lado, enquanto arquitecto, é autor de várias obras realizadas com estrutura de madeira, tais como: Impulso Verde com 18m de altura e a gridshell PEMADE entre outros.
Conta também com o reconhecimento internacional em diversos fóruns: Prémio de Melhor Edifício Construído 2011 (Colégio Oficial de Arquitectos de Huelva); Young Scientific Awards da conferência WCTE 2018; Advanced Architecture Awards 2021; Prémio Margarita Salas de Investigação 2022 da Comunidade de Madrid.

Pedro Palma

EMPA – Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology
Investigador no Laboratório de Estruturas do EMPA – Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology, na Suiça.

Na sua atividade enquanto Investigador tem como principal interesse a utilização de madeira em estruturas, nomeadamente o comportamento ao fogo, a caracterização mecânica de elementos estruturais e o desempenho de estruturas nos vários domínios da engenharia. A sua formação de base é Engenharia Civil (Estruturas) no Instituto Superior Técnico, tendo iniciado a sua carreira enquanto projetista no gabinete Quadrante.

Na sua carreira de investigação desenvolveu o seu doutoramento na ETH Zurich, com uma Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Conta também no seu CV com a experiência de Bolseiro de Investigação no Núcleo de Estruturas de Madeira do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Mathias Gerold

Harrer Ingenieure GmbH
Mathias Gerold é Engenheiro Civil desde 1985 (Fridericiana University Karlsruhe), e desenvolve atividade profissional na Harrer Ingenieure GmbH desde 1992 enquanto engenheiro chefe do departamento de cálculo estrutural e de verificação. Desde 2001 que desempenha as funções de General Manager (CEO). Conta no seu currículo com a admissão em 1995 enquanto engenheiro de Verificação de técnicas de construção nos campos da construção com betão e na construção com madeira. Em 1996 foi nomeado Perito para “Cálculo estrutural e construção de edifícios de betão, aço, madeira e vidro”. Em 1998 foi admitido pelo Federal Office for Railways (EBA) como Inspetor para verificação de construções, no âmbito da construção de pontes ferroviárias.

Membro e trabalho desenvolvido na normalização

desde 2011 Membro do comité Alemão NABau-AA NA 005-04-01;
Perito Alemão no plenário do CEN/TC 250/SC 5
desde 2013

Líder do NABau-AA NA 005-04-01-01 AK,
Líder da Delegação Alemã no CEN/TC 250/SC 5,
membro dos WGs 2 (Mistas Madeira Betão), 4 (Dimensionamento Estrutural ao fogo), 6 (Pontes de Madeira), 8 (Dimensionamento sísmico) e 9 (Execução)

desde 2016 Membro do comité NA005-57 FBR Pontes
2018 - 2022 Líder do SC5. T6 Pontes de Madeira
desde 2022 Organizador do CEN/TC 250/SC 5/WG 6,
Membro do CEN/TC 250/ Grupo de Pontes

Supports: