Investigadores da Universidade de Coimbra no rasto das trilobites

14 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

Uma equipa internacional de paleontólogos liderada pela Universidade de Coimbra descobre fósseis de trilobites com 520 milhões de anos em Huelva (Espanha) e em Vila Boim (Portugal). De ocorrência muito rara, estas formas mais primitivas de trilobites vão permitir aprofundar o conhecimento acerca da biodiversidade deste importante grupo de artrópodes, parentes muito remotos dos atuais escorpiões, que habitavam o fundo do mar nos primórdios da origem da vida na Terra. “Encontrá-los nestas regiões permitirá estabelecer uma melhor correlação das rochas da Península Ibérica com as de outros domínios paleogeográficos”, refere o autor principal desta investigação, Luis Collantes, investigador do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, que atualmente desenvolve a sua tese de doutoramento no Departamento de Ciências da Terra.

Entretanto, uma outra equipa, coordenada por Sofia Pereira, do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, também anunciou novas descobertas deste grupo fóssil no Geoparque Naturtejo, em unidades com uma idade estimada entre os 467 e os 435 milhões de anos, aflorantes na região de Penha Garcia (Idanha-a-Nova).