Conversa Improvável - Mulheres na Ciência: Impacto na Investigação, Gestão, Divulgação

A próxima Conversa Improvável com o tema Mulheres na Ciência: Impacto na Investigação, Gestão, Divulgação, em comemoração do Dia Internacional da Mulher, decorre no dia 7 de março, no Museu da Ciência, das 12h às 13h, com a participação de Catarina Silva (Engenharia Informática), Cláudia Cavadas (Farmácia), Inês Pereira (Geologia), Tatiana Moura (Sociologia), e Sónia Cardoso (Economia), com moderação por Anabela Marisa Azul (Biologia) e ilustração ao vivo por Rui Tavares (Artista de banda desenhada).

06 março, 2024≈ 3 mins de leitura

Conversas Improváveis representa uma iniciativa do grupo de ação de comunicação da linha de investigação em Metabolismo, Envelhecimento e Doença (MED) do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB) da Universidade de Coimbra, e pretende fomentar a literacia em ciência e saúde com discussões informais, para promover a consciencialização sobre diversas doenças, e incentivar ações e decisões antecipadas e informadas, contribuindo, em última análise, para uma sociedade mais saudável. As conversas reúnem convidados da academia e para lá da academia, incluindo empresários, professores de todos os níveis de ensino, organizações sem fins lucrativos, pois o envolvimento de todas as partes interessadas contribui para melhorar a comunicação e a investigação.

As Conversas Improváveis decorrem em vários locais icónicos da Universidade de Coimbra, Património Mundial e Sede da UNESCO, nomeadamente o Museu da Ciência, o Jardim Botânico, as múltiplas bibliotecas e o Paço das Escolas, apenas para citar alguns.

As próximas duas sessões decorrerão nos dias 4 de abril (dia mundial do Animal de Laboratório): Investigação Científica Sem Modelos Animais: Mito ou Realidade? (moderação por Ana Duarte); 2 de maio (dia mundial da Asma): “Conviver com a asma sem limitações” (moderação por Ermelindo Leal e Salomé Pires). Serão abordados tópicos fundamentais de metabolismo, doenças não transmissíveis, como a diabetes, a obesidade, a infertilidade, doenças mitocondriais e relacionadas com o envelhecimento, a importância da alimentação e estilos de vida ativos para a saúde ao longo da vida, perspectivas holísticas de saúde e bem-estar, nomeadamente o conceito ‘uma só saúde’.

Coordenam esta iniciativa Ana Duarte, Anabela Marisa Azul, Ermelindo Leal, Ilda Ribeiro, Manuela Grazina, Raquel Alves, Salomé Pires, Sandra Amaral, do CIBB-UC.

Créditos.