Quem somos

O Centro de Geociências (CGEO) é uma unidade de Investigação & Desenvolvimento (I&D) que foi criada em 1976, no âmbito do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC). Em 1992 passou a integrar a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FTCUC) e, desde 2015, é um consórcio de quatro instituições: Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Tomar, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Instituto Terra e Memória.

O principal objetivo do CGEO é a identificação, caracterização, transformação e utilização dos recursos minerais e energéticos, bem como contribuir para a compreensão e implementação de estratégias adaptativas. Assim, encontra-se dividido em 3 núcleos de modo a atingir o seu objetivo:

1. Energia Fóssil e Desenvolvimento Sustentável;

2. Geotecnologia;

3. Quaternário, Adaptações Humanas e Gestão do Território.

Integra 160 membros, em que estão incluídos investigadores seniores e ainda estudantes tanto de licenciatura e mestrado como de doutoramento. As suas atividades são suportadas por instituições de investigação portuguesas, brasileiras e europeias bem como, por projetos de indústria através de contribuições financeiras e/ou contratos. O CGEO é também parceiro em duas Cátedras da UNESCO – Cátedra UNESCO para “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis” e a para “Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território” e ainda com um pograma de bolsas de doutoramento INPhINIT da Fundação “La Caixa”.

CGEO em vídeo

Os dados apresentados no vídeo são relativos ao ano de 2018.