Universidade de Coimbra recebe "Bibliotecas Icónicas da História da Humanidade"

Evento promovido pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra decorre nos dias 27 e 28 de outubro, no Auditório da Reitoria.

Ana Bartolomeu
12 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

Partindo da Antiguidade Clássica, o colóquio "Bibliotecas Icónicas da História da Humanidade" visita seis livrarias "particularmente relevantes da nossa história". O evento, promovido pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), "é uma experiência única" na qual estarão presentes "os diretores e altos quadros responsáveis por áreas cruciais" das bibliotecas, adianta o diretor da BGUC, João Gouveia Monteiro.

No evento participam as bibliotecas de Alexandria, do século III a.C., a do mosteiro de Saint-Gall, na Suíça, a de Salamanca, a do Trinity Colege de Dublin, a do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, sem esquecer a anfitriã Biblioteca da Universidade de Coimbra. Em cada intervenção vai haver "um antes, um agora e um futuro" partindo do desafio de dar a conhecer a missão cultural e civilizacional das bibliotecas.

"As bibliotecas são lugares mágicos, são lugares de formação da nossa cultura", defende o diretor da BGUC. O colóquio "é um intercâmbio de experiências muito importante", acrescenta João Gouveia Monteiro. "Termos cá estes convidados presencialmente pode abrir portas a uma maior internacionalização da BGUC".

Eis o que pode fazer:

O colóquio decorre a 27 e 28 de outubro, no Auditório da Reitoria. A sessão de encerramento vai estar a cargo de Albert Mangel, considerado um dos mais prestigiados bibliófilos de todo o mundo.

A entrada é livre, mas requer inscrição prévia. O programa completo do evento pode ser consultado aqui.