Uma experiência pelo festival chinês das lanternas

07 março, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O festival das lanternas assinala o fim do ano novo chinês. Acontece, normalmente em fevereiro ou março, de acordo com o calendário lunar chinês, explica a professora do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (ICUC), Echo Guo. Uma tradição que “tem quase 2 mil anos e ainda hoje é realizado anualmente, em todo o país”. Na sexta-feira, 8 de março, vai também ser celebrado no ICUC com atividades para todos os curiosos.

Para “introduzir o festival a todos”, o programa prevê uma primeira parte com uma palestra sobre o evento que leva “lanternas de todos os tamanhos e formas para as ruas”, conta Echo Guo. Depois, a confeção e prova de comida tradicional da época – Yuanxiao, ou dumplins de arroz.

Com início previsto para as 16 horas, o festival das lanternas do ICUC vai ainda ter uma tarde dedicada a atividades tradicionais. “Temos experiências de cultura”, revela a professora do ICUC. Os participantes vão poder aprender “a dizer os nomes em chinês, escrever com caligrafia chinesa ou cortar uma flor de papel, que é uma das tradições mais famosas do ano novo e do festival das lanternas”, explica Echo Guo. Há ainda jogos como “adivinhas das lanternas” ou “um jogo com pauzinhos, para aprender a usá-los”.

Aos interessados é pedida uma inscrição online, através de formulário, que se encontra aqui. Mais informações, aqui.

ICUC lantern festival

Marta Costa