UC recebe a apresentação da coleção Utopia e Conhecimento

A coleção, apresentada com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tem como um dos principais objetivos "dar visibilidade a sete autoras".

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
14 novembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) recebeu a apresentação da 2.ª edição da coleção Utopia & Conhecimento, composta exclusivamente por obras de autoras femininas. O desafio foi “publicar a voz feminina do pensamento e identidade europeias”, explicou o curador da coleção, Luís Gomes (Artes & Letras).

De Carolina Michaellis a Simone Weil, é possível encontrar, nos sete volumes da coleção, várias obras que, entre outros pontos, “ajudam a compreender o contexto em que nos encontramos” e “cujos livros estão esgotados ou nunca foram publicados”, explica o curador ao explicar, durante a sessão, os critérios para as escolhas.

“Espero que a coleção seja uma forma de inspirar mais pessoas e contribuir para um mundo melhor”, acrescentou a Vice-Reitora para a Inovação e 3.º Ciclo, Cláudia Cavadas.

“A Universidade de Coimbra está sempre disponível para o debate de ideias e é, sem dúvida, o local certo para esta apresentação”, defende o Reitor da UC, que, enquanto instituição “reconhecida pelas suas boas práticas e pelo seu Plano de Igualdade, Equidade e Diversidade", tem a inclusão e a igualdade como ecossistema natural.

Eis o que pode fazer:

A coleção, que resulta de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o jornal Público, a Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação e a editora A Bela e o Monstro, foi apresentada no Student Hub da UC.

A sessão contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, que durante o dia visitou a UC (saiba mais sobre a visita aqui) e ainda com Ana Cristina Perdigão, Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, de Manuel Carvalho, diretor do jornal Público, e de João Pinto de Sousa, da editora A Bela e o Monstro. Do programa fez ainda parte um debate com estudantes acerca da temática "Pensar a Europa".

Mais informação sobre a coleção aqui: http://loja.publico.pt/products.php?product=Coleco-Completa-Utopia--Conhecimento-II-7-vols.

Reveja aqui a sessão na íntegra:

Eis o que pode fazer: