Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita a Universidade de Coimbra

Elvira Fortunato visitou o ICNAS, a futura residência de estudantes Monumentais UC, a Biblioteca Joanina e, por fim, o Student Hub.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
14 novembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, estiveram na Universidade de Coimbra (UC) e visitaram, entre outros pontos o ICNAS, a futura residência de estudantes Monumentais UC e o Student Hub. Na primeira visita à UC no cargo, Elvira Fortunato reafirmou "que a UC tem a sorte de ser a Universidade mais antiga e com maior reputação a nível nacional".

Na visita à futura residência Monumentais UC, a ministra recorda que esta faz “parte de um projeto de cinco intervenções na cidade de Coimbra”. O edifício, recorda Elvira Fortunato, vai ser “reabilitado para 41 camas com investimento total de cerca de 1 milhão e 400 mil euros”. “São números que não chegam para o número de alunos deslocados, mas estamos a fazer os possíveis para encontrar soluções, é um primeiro plano”.

“Estamos a tentar aumentar o número de camas porque é um dos problemas sérios dos alunos deslocados”, adianta o Reitor da UC, consciente do aumento dos valores no alojamento estudantil privado. Os planos da UC incluem também intervenções em outras três residências, totalizando mais de 300 novas camas.

Eis o que pode fazer:

Para além da visita à futura residência Monumentais UC, a Ministra visitou ainda o ICNAS mostrando-se “positivamente impressionada pelo excelente trabalho de investigação que têm feito, acima de tudo pela integração desta Unidade Orgânica na própria sociedade”.

Elvira Fortunato esteve na UC no âmbito da apresentação da 2.ª edição da coleção Utopia & Conhecimento. Composta exclusivamente por obras de autoras femininas, a coleção resulta de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o jornal Público, a Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação e a editora A Bela e o Monstro, com curadoria de Luís Gomes (Artes & Letras).

Saiba mais sobre a apresentação da coleção Utopia & Conhecimento aqui.