Seguir a água para conhecer melhor o Jardim Botânico da UC

O Percurso da Água do JBUC está disponível a todos os visitantes do Jardim.

Marta Costa
20 março, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Os 12 hectares do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) são palco para diversas histórias. "Desde o património natural ao arquitetónico, mas também contam a história da Universidade e da cidade". Para Joana Cabral Oliveira, responsável pelo serviço educativo e comunicação do JBUC, são muitos os circuitos que contam estas histórias, alguns tão essenciais como a vida. Um deles é o da água. "Não é por acaso que as primeiras despesas do JBUC que se encontram no Arquivo da UC são referentes ao encanamento da água, que trariam este bem essencial ao Quadrado Central", conta. Também no mesmo espaço "seriam instalados os primeiros canteiros, casa das plantas que serviriam de apoio às aulas de História Natural", acrescenta.

E tudo no Jardim está conectado a este percurso que, ao longo de mais de 250 anos de história, se foi ligando como se de canais se tratasse. Uma história que começa cerca de um quilómetro mais acima, fora do JBUC, em Celas. A mina subterrânea de onde surge a água que "vem escorrendo, com a ajuda da gravidade" e que, através de túneis, chega ao portão principal do Jardim. Com propósito e também preocupação com a rega, o JBUC foi desenhado em patamares, precisamente para que fosse com "a ajuda da gravidade" que a água chegasse onde fosse necessária. Daí vai seguindo até à Mata do Jardim.

Assim chega o convite de um roteiro para conhecer o JBUC de uma forma diferente. O Percurso da Água do JBUC está disponível e pretende dar a conhecer o Jardim e alguns dos pontos principais da sua história e biodiversidade.

Há dez pontos para conhecer. A água está nos tanques subterrâneos, como o que existe junto ao portão principal, e nos vestígios de primordiais sistemas de rega, como os que ainda se conseguem ver no Recanto Tropical, mas é no Lago Luís Carrisso que a vemos pela primeira vez à superfície.

E é na Fonte do Quadrado Central que, ainda hoje, se juntam as águas dos patamares superiores antes da viagem para a Mata. Espaço icónico do jardim, continua, atualmente, a marcar todos os visitantes.

A convite do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o Notícias UC visitou a mina subterrânea, em Celas, onde começa o percurso da água, guiado pelo jardineiro do JBUC, Agostinho Salgado. Veja o vídeo da nossa visita.

Pode ainda descobrir o Percurso Pedonal entre a Alta e a margem esquerda do Mondego, um desafio para percorrer a pé e que convida a descobrir os caminhos, através de espaços da cidade, do Jardim Botânico ao Parque Dr. Manuel Braga, passando pelo Museu da Água e do rio Mondego, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e terminando nos Jardins da Quinta das Lágrimas. Saiba mais sobre este roteiro aqui.

No sábado, 23 de março, o JBUC realiza uma visita com o tema "A importância da água". Marcado para as 10h30, o evento tem como ponto de encontro o portão principal do Jardim. O passeio é gratuito e pretende dar a conhecer a rota da água, o abastecimento ao longo da história e a coleção de plantas do JBUC. É necessária inscrição prévia, que deve ser feita através de formulário online, disponível aqui. Mais informações sobre o evento aqui.