Mulheres da UC na Ciência: Cláudia Cavadas

Vice-Reitora para a Investigação, docente e investigadora, Cláudia Cavadas é a convidada de julho na rubrica Mulheres da UC na Ciência.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
Marta Costa
04 julho, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

Professora e investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Cláudia Cavadas é a convidada do segundo episódio da rubrica “Mulheres da UC na Ciência”.

Enquanto investigadora, lidera o grupo de investigação "Neuroendocrinologia e Envelhecimento”. Paralelamente, ocupa lugares de liderança na comunidade científica, neste momento, como Vice-Reitora para a Investigação e diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC. Mas também já foi, entre outros, presidente eleita da Sociedade Portuguesa de Farmacologia, num percurso que foi feito "com entusiasmo", defende.

Hoje vê a ciência de uma "forma global" onde "o diálogo é com todos". De acordo com Cláudia Cavadas, "é importante o cruzamento de áreas científicas" porque não é possível "resolver problemas científicos ou responder a perguntas sozinhos". No entanto, sublinha que ainda há alguns problemas, como por exemplo, quanto à diferença entre homens e mulheres na ciência e nos cargos de liderança na ciência. "É importante que todos e todas cheguem onde querem e ainda há portas que temos de abrir".

Eis o que pode fazer:

Cláudia Cavadas é Vice-Reitora para a Investigação desde 2019. É Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar, entidade que coordena a investigação interdisciplinar através de oito programas doutorais e iniciativas como GendER@UC e Escolas Doutorais. É Vice-Presidente eleita da rede europeia de universidades Coimbra Group .

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (1991), Mestre em Biologia Celular e Doutorada em Farmácia, na especialidade de Farmacologia, pela Universidade de Coimbra (UC). De 1998 a 2001 realizou o trabalho de investigação conducente ao doutoramento no Centre Hopitalier Vaudois e na Universidade de Lausanne, Suíça. É professora associada com agregação na Faculdade de Farmácia da UC. Desenvolve a sua atividade no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC), onde lidera o grupo de investigação "Neuroendocrinologia e Envelhecimento”. Tem mais de oito dezenas artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade. É ou foi responsável por duas dezenas de projetos de investigação financiados por agências nacionais e internacionais, e pela orientação de cerca de cinco dezenas de estudantes de mestrado e doutoramento. Foi Coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência do CNC e foi Presidente eleita da Sociedade Portuguesa de Farmacologia.

Foi membro eleito do Conselho Geral da UC onde desempenhou ainda as funções de Coordenação da Comissão de Investigação. Foi membro eleito do Conselho Científico do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC. Na Faculdade de Farmácia da UC desempenhou o cargo de Coordenadora do Laboratório de Farmacologia, foi Subdiretora, foi membro do Conselho Pedagógico e membro eleito do Conselho Científico.