Dia Mundial da Qualidade: UC de mãos dadas com a melhoria contínua

A UC foi a primeira universidade pública portuguesa a obter um Sistema de Gestão de Qualidade certificado a nível nacional. Vinte anos depois continua a dar cartas na área.

Maria Cano
Marta Costa
09 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

Mudar para melhor. É este o significado quando partimos o termo Kaizen ao meio. A metodologia surgiu no Japão nos anos 50, num cenário de devastação pós II Guerra Mundial. Objetivo? Melhorar processos industriais e a competitividade internacional das empresas japonesas. Algumas décadas depois, a filosofia foi adotada pelo Ocidente.

E o que tem isto a ver com o Dia Mundial da Qualidade e com a Universidade de Coimbra (UC)? Tudo. O Dia Mundial da Qualidade [assinalado em 2023 a 9 de novembro] pretende estimular a reflexão individual. O sentido, diz Sílvia Santos, chefe da Divisão de Promoção da Qualidade (DPQ) da UC, é "perceber o que é que posso fazer melhor no meu trabalho" e "o que é que posso simplificar” para contribuir para o todo. A lógica da melhoria contínua é a da metodologia Kaizen e aplica-se também à UC.

Os números falam por si. No ano passado, o grau de motivação de quem trabalha na UC foi de 85%. E quando uma empresa ou entidade acolhe estudantes da Universidade para estágios, o grau de satisfação é de 92%.

Estes são apenas alguns dados e indicadores "recolhidos no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da UC, que nos ajudam a perceber a evolução da instituição, quais as áreas fortes e quais os aspetos a otimizar, numa lógica de melhoria contínua, em todas as áreas de atuação", explica Sílvia Santos.

Mas há mais. O número de reclamações registadas na instituição desceu de 721 em 2015 para 523 em 2022 e a satisfação global dos estudantes com o funcionamento das unidades curriculares foi de 4,3, numa escala de um a cinco, no segundo semestre de 2022/2023.

A qualidade ocupa um lugar central na Universidade desde a implementação do SGQ certificado em 2003. “Atualmente, o SGQ da UC é um sistema transversal a toda a instituição, visa todas as áreas de atuação, segue as melhores práticas internacionais em matéria de gestão da qualidade e está certificado por duas entidades externas”, especifica a responsável da DPQ.

A nível nacional, a UC é certificada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a diferentes níveis. Em novembro de 2022, a UC renovou a Certificação dos Sistemas Internos de Garantia de Qualidade com “resultados excelentes”, que a colocam “entre as instituições com melhor avaliação”, refere Sílvia Santos.

Lá fora, a UC é certificada pela International Certification Network na norma ISO 9001:2015, “que é uma das normas mais aplicadas em todo o mundo” e que “nos diz como é que deve ser desenhado, implementado e melhorado o SGQ”, explica.

A responsável acredita que a gestão da qualidade deve levar à autorreflexão e autoanálise constantes, permitindo recolher dados e indicadores que apontem o estado atual e o caminho a seguir. Também o Reitor da UC, Amílcar Falcão, partilha esta visão. É uma tarefa sempre inacabada, um processo de “melhoria contínua” independentemente dos “padrões muito elevados” já alcançados porque “podemos sempre fazer melhor”, remata o Reitor da UC.

Saiba mais sobre a Divisão de Promoção da Qualidade da UC e sobre a qualidade na UC.