Consciência de qualidade: fazer a coisa certa é o tema do Dia Mundial da Qualidade

Em 2022, o Dia Mundial da Qualidade é celebrado a 10 de novembro.

KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
10 novembro, 2022≈ 2 mins de leitura

Em 1990, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu oficialmente a segunda quinta-feira do mês de novembro como o Dia Mundial da Qualidade. Em 2022, a efeméride assinala-se a 10 de novembro.

Na Universidade de Coimbra (UC), a qualidade é um dos pilares estratégicos e, por isso, o Gabinete da Promoção da Qualidade da UC (GPQ/UC) tem um papel fundamental. De acordo o Vice-Reitor na área da Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social da UC, António Figueiredo, este tem uma atuação “permanente e sistemática”. E o objetivo é, fundamentalmente, "incrementar os níveis de produtividade e os níveis de competitividade das instituições".

Ao aproveitar o Dia Mundial da Qualidade, que se assume como uma "chamada de atenção para esta área de intervenção essencial em qualquer organização”, o momento serve ainda para uma reflexão.

"Temos tido o cuidado de cumprir o nosso plano de ação da qualidade", revela António Figueiredo. Das 53 ações que o documento inclui, inseridas do plano estratégico da UC, "já conseguimos chegar a 80 por cento de execução e ainda falta um semestre para terminarmos".

"A qualidade na UC tem dado passos qualitativos muito relevantes", acrescenta o responsável. "Efetivamente, estamos a falar de ações de melhoria contínua e permanente", conclui o Vice-Reitor.

Eis o que pode fazer:

A Universidade de Coimbra tem ainda mais motivos para celebrar já que o Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) da UC viu renovada a sua certificação, por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), pelo período máximo - seis anos.

A Comissão de Avaliação Externa da A3ES considerou que o SIGQ da UC tem um nível de desenvolvimento “muito avançado” (classificação mais alta) em quatro áreas de análise e “substancial” (2.ª classificação mais alta) em oito áreas.

Estes resultados, manifestamente positivos, refletem o culminar de um exigente processo de autoavaliação e avaliação externa que foi iniciado em 2021 e que envolveu várias etapas, contando com a colaboração de representantes de estudantes, docentes, investigadores, pessoal técnico, bem como com o comprometimento dos órgãos de gestão e dirigentes da UC.

A UC foi uma das primeiras instituições de ensino superior em Portugal a avançar, voluntariamente, para a certificação do seu SIGQ, em 2014/2015. Desde então, muitas melhorias têm vindo a ser implementadas com o intuito de dotar a instituição de instrumentos de gestão adequados, promovendo a tomada de decisão responsável, inclusiva, participativa e representativa, contribuindo assim para o cumprimento do ODS16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

De acordo com o Gabinete de Promoção da Qualidade (GPQ), estes resultados, fruto do trabalho coletivo da UC, ilustram a orientação para a melhoria, patente em todas as unidades e serviços.

Recorde-se que a gestão da qualidade está definida, estatutariamente, desde 2008, como um dos princípios de governação da UC.

Saiba mais sobre a política da qualidade da UC aqui.