Bolsa de Investigação Pós-Doutoral no âmbito de Mudanças no património cultural colonial na Europa

ESTAMOS A CONTRATAR

15 março, 2024≈ 5 mins de leitura

Local: Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Prazo de candidatura: 29 de março, 2024

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma bolsa de investigação pós-doutoral (100%) - com início previsto para maio de 2024 e renovável até ao final do projeto em Fevereiro de 2027 - no âmbito do projeto CONCILIARE: Confidently changing colonial heritage, financiado através da Comissão Europeia (“HORIZON-CL2-2023-HERITAGE-01-04: Cultural heritage in transformation – facing change with confidence”, GA n.º 101132582 ) e coordenado pela Universidade de Coimbra.

Requisitos:

• Doutoramento e investigação na área da psicologia social, história, ciência política, sociologia, antropologia ou áreas afins
  • Domínio da língua inglesa.
  • O grau de doutor obtido nos 3 anos anteriores à data da submissão da candidatura.
  • Investigação realizada em entidade de acolhimento distinta da entidade onde foi obtido grau.
  • O bolseiro não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

CONCILIARE pretende investigar mudanças no património cultural colonial europeu em quatro domínios: manuais escolares, espaços públicos, museus e produtos culturais e tradições. Pretende-se desenvolver metodologias baseadas em evidência que promovam confiança e diálogo entre grupos a lidar com estas mudanças.

Atividades:

i) Concretização das tarefas científicas previstas na realização do projeto CONCILIARE, nomeadamente, no âmbito do Work package 1 (sobre as mudanças nas representações do colonialismo nos manuais escolares e nas reações que suscitam em pessoas de diferentes grupos étnicos e de diferentes gerações):

• revisão da literatura;
  • análise documental;
  • realização de estudos empíricos;
  • recolha e análise de dados com métodos qualitativos e quantitativos;
  • elaboração de relatórios de progresso;
  • apresentação de comunicações e redação de artigos científicos.

ii) Realização de tarefas no âmbito do Work package 6 (coordenação e gestão) e no âmbito das atividades de disseminação do Work Package 5.

Aqui, na Universidade de Coimbra, encontrarás um ambiente que promove a diversidade e igualdade de oportunidades, um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal com várias modalidades de horários, acesso a oportunidades de formação e treino e valores de abertura e respeito.

Podes concorrer até ao dia 29 de março de 2024, enviando para https://apply.uc.pt/ , os seguintes elementos:

• Carta de motivação
  • Curriculum vitae
  • Certificado de qualificações

Podes consultar o edital completo aqui: https://euraxess.ec.europa.eu/jobs/195980 e, para qualquer outra questão adicional, contactar Joaquim Pires Valentim (jpvalentim@fpce.uc.pt) e Teresa Forte (Teresa.forte@fpce.uc.pt).