COLÓQUIO INTERNACIONAL ‘EMOTIONS, NARRATIVES AND IDENTITIES IN POLITICS, POPULISM AND DEMOCRACY’

12 fevereiro, 2024≈ 4 mins de leitura

Realizou-se na FPCE-UC, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2024, o Colóquio Internacional 'Emotions, Narratives and Identities In Politics, Populism and Democracy', no âmbito do projeto UNPOP.

Este colóquio centrou-se no papel que as emoções (afetos, sentimentos, humores, disposições…), as atitudes e as narrativas desempenham na formação de identidades sociopolíticas e o seu impacto nas pessoas, sociedades e democracia. Adotando um caráter interdisciplinar que incluiu as áreas da Ciência Política, Psicologia, Sociologia, Filosofia, Comunicação, Antropologia, entre outras, o colóquio centrou-se, em particular, na análise dos modos de articulação entre o Populismo e as identidades e narrativas das emoções. Estiveram presentes investigadores de universidades de 28 países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Indonésia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Lituânia, País Basco, Paquistão, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Suécia, Tailândia, Turquia e Ucrânia.

A Sessão de Abertura contou com a presença da Diretora da FPCE, Maria Paula Paixão, da Vice-Diretora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Paula Abreu, da representante do CINEICC Ana Rita Silva, bem como com dos responsáveis pelo Colóquio, Lisete Mónico (CINEICC) e Cristiano Gianolla (CES).

Para além de 14 sessões paralelas (mediante registo no colóquio) e da apresentação de vários resultados do projeto UNPOP, decorreram as seguintes sessões plenárias, abertas a toda a comunidade:

• “Emotions and Politics: Ancient questions, new answers”. Keynote: George Marcus, Emeritus Professor at Williams College, Massachusetts.
  • “Everyday Populism: Affect, belonging and the idiom of popular sovereignty”. Keynote: Paolo Cossarini, Researcher at the Department of Constitutional Law, Political Science and Administration, University of Valencia.
  • “Resentful emotions and precarious political identities in the era of grievance politic”s. Keynote: Tereza Capelos, Associate Professor at the University of Southampton.
  • “Decolonizing populism? Democratizing responsibility? Imperial rhetoric, critical uses of the past, and the construction of a community of implicated subjects”. Keynote: João Figueiredo, Käte Hamburger Kolleg, University of Münster.
  • “Populism: Between the context and the form?” Keynote: Emilia Palonen, Senior University Lecturer at the Faculty of Social Sciences, University of Helsinki.

Após um momento cultural e musical abrilhantado pela Desconcertuna (Tuna Mista da FPCE-UC), decorreu, no Salão Brazil, uma mesa redonda com todos os oradores convidados, seguida de debate, com participação ativa da audiência.

A Coordenação do projeto UNPOP agradece e felicita todos os presentes e colaboradores pela forma como abrilhantaram o evento! Um agradecimento especial à Izabel Weber e ao Manuel Cruz (bolseiros do projeto UNPOP), bem como aos estudantes inscritos na unidade curricular Participação em Projeto de Investigação I/II (Abid Bakhshizada, Anna Calina Günther, Bruna Ribeiro Serrão, Eva Gruenbichler, Gabrielle Battiston Lacerda, Lara Bonassolli, Luís Avelino da Silva Coutinho Patarata, Maria Clara Leite Prisco Paraíso e Nehir Aygün), pela prestimosa colaboração na preparação e no decorrer do Colóquio!