/ Ensino

Física

Licenciatura

A Licenciatura em Física tem como principal objetivo fornecer as ferramentas necessárias à compreensão do Universo. Compreender o mundo que nos rodeia e desvendar os seus segredos é, por si só, um enorme desafio que está na base de inúmeros avanços tecnológicos que melhoram a vida de todos nós.

Na Licenciatura em Física os alunos desenvolvem as competências que lhes permitem compreender os princípios básicos da física clássica e da física moderna. A Licenciatura tem uma forte ênfase nos seus fundamentos matemáticos e inclui uma forte e indispensável componente laboratorial, ou não fosse a Física uma ciência marcadamente experimental. Há uma grande ênfase no desenvolvimento individual do aluno, mas também na capacidade de trabalhar em equipa.

A par da aprendizagem da Física, os alunos desenvolvem competências como a criatividade, a capacidade de reduzir problemas à sua essência e encontrar modelos para resolver problemas. Estas competências permitem que os licenciados em Física da U.C. se adaptem facilmente a qualquer atividade profissional em que a resolução de problemas e/ou a sua modelação sejam essenciais, mesmo que o foco seja em áreas do saber totalmente diferentes da Física. É esta característica que explica o sucesso dos físicos em diversos sectors sectores do mercado de trabalho como, por exemplo, o sector financeiro (mercado bolsista, banca de investimento, análise de risco, etc.).

Coordenador do Curso
Fernando Manuel Silva Nogueira | fnog@uc.pt

Testemunhos

Miguel Faria

A licenciatura em Física na Universidade de Coimbra não só me ofereceu todas as ferramentas necessárias para estudar física como me abriu imensas portas para a área. Pude contar com um apoio enorme de todos os meus professores e colegas com a porta sempre aberta caso tivesse alguma dúvida. O curso de física tem uma combinação de componente teórica e prática ideal nunca se sentindo a falta ou o sufoco de um dos lados. E o mais importante de tudo, o departamento ouve e dá voz aos estudantes fazendo sempre mudanças não só caso haja problemas, mas como forma de otimizar o ensino.

Mestrado

O Mestrado em Física (MF) visa formar profissionais de excelência com conhecimentos e capacidades de nível elevado nas áreas fundamentais da Física Moderna, nomeadamente em Física da Matéria Condensada, Física Nuclear e de Partículas, e Modelação e Simulação Computacional.

No MF o aluno irá desenvolver competências sólidas nas componentes teóricas, experimentais e/ou computacionais de Física que incluem a metodologia científica, o desenvolvimento de modelos físicos e a sua simulação, o planeamento experimental e instrumentaçal ou a análise de dados. O aluno irá adquirir as capacidades para que possa efetuar investigação original e supervisionada em problemas atuais da Física.

Para além de proporcionar aos alunos conhecimentos avançados de Física Teórica e Experimental num ambiente científico estimulante, o MF também visa dotar o aluno de um perfil profissional de integridade e honestidade na investigação.

Ao terminar o Mestrado em Física, os alunos estarão capacitados para realizar atividades:

  • de investigação em laboratórios de I&D, nas universidades e na indústria;
  • de ensino e difusão de ciência em geral, seja no sistema de ensino, em centros interativos de divulgação de ciência ou em museus de ciência;
  • em empresas que requerem trabalhadores com perfil altamente qualificado;
  • empresas de desenvolvimento e teste de software; empresas de desenvolvimento e manutenção de instrumentação, em unidades de saúde, no setor dos serviços e no setor financeiro.

Coordenador do Curso
João Pedro Trancoso Gomes Rosa | jgrosa@uc.pt

Testemunhos

Joana Pereira

No mestrado em Física compreendi realmente o que gostaria de fazer no futuro, trabalhando na área da física de partículas. O departamento de Física deu-me a conhecer o mundo real do trabalho nas diferentes áreas da física, fora da sala de aula. Recomendo o meu curso para quem gosta de enfrentar desafios, deseja estar envolvido em grupos de investigação e sobretudo tem muita vontade de aprender.

Nuno Brito

O mestrado em Física no Departamento de Física da UC, nada me desiludiu no que toca ao que queria fazer e onde queria estar. É um mestrado que é intenso mas muito construtivo e recompensador. Sinto que fui acompanhado pelos melhores especialistas das diversas áreas que eu escolhi estudar, e que graças a isso, consegui elevar o meu conhecimento para o próximo nível. O plano de estudos é bastante completo e não deixa a desejar no que toca a preparação para o que seja e ainda consegue oferecer uma boa variedade de opções aos seus alunos. Agora vejo que não havia razão de hesitação em escolher o Mestrado em Física da FCTUC!

Doutoramento

Doutoramento em Física tem como principal objetivo proporcionar aos doutorandos uma compreensão geral dos fundamentos e métodos de investigação em Física conducentes à produção de trabalho científico original, crítico e criativo, num domínio específico da Física.
Para isso, é proporcionada uma formação estimulante e de elevado nível, levando os doutorandos a obter as competências necessárias para o desenvolvimento de trabalho de investigação autónomo e de qualidade, de acordo com padrões internacionais, em Física fundamental ou aplicada, num dos domínios específicos do ciclo de estudos:

  • Astrofísica;
  • Física Atómica e Molecular;
  • Física Computacional;
  • Física Nuclear e das Partículas;
  • Física da Matéria Condensada.

Também se pretende proporcionar a cada doutorando uma experiência de trabalho num grupo de investigação e a interação com físicos profissionais nacionais e estrangeiros.

O desafio que se coloca é então o de desenvolver um trabalho de investigação de qualidade que seja suscetível de ser apresentado em conferências internacionais e/ou publicado em revistas internacionais de elevado impacto na área do ciclo de estudos.

As saídas profissionais mais comuns são a investigação fundamental e aplicada, a docência universitária, desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos produtos e instrumentos, bem como nas áreas da gestão, banca e consultadoria.

Coordenador do Curso
Orlando Olavo Aragão Aleixo e Neves de Oliveira | orlando@uc.pt