/ Ensino

Engenharia Biomédica

Licenciatura

A Licenciatura em Engenharia Biomédica pretende assegurar uma sólida formação de base em áreas estruturantes como a física, a matemática e as ciências biomédicas, para além de áreas específicas de Engenharia Biomédica, e desenvolver competências para o prosseguimento de estudos e a eventual iniciação à prática profissional.
O estudante terá uma formação de banda larga em Engenharia Biomédica que lhe permite prosseguir a sua formação avançada em diversas áreas de especialização. Obterá ainda as competências necessárias e a formação teórica e laboratorial que lhe permita iniciar a atividade profissional em áreas relacionadas com a Engenharia Biomédica.

As principais saídas profissionais são as de técnicos superiores na área da Engenharia Biomédica e afins. Os Licenciados em Engenharia Biomédica estão preparados para desempenhar funções na área da tecnologia aplicada à Saúde, como o desenvolvimento de instrumentação básica, desenvolvimento de software simples e aplicação de biomateriais.

Coordenador(es) do Curso
João Manuel Rendeiro Cardoso | jmrcardoso@uc.pt

Testemunhos

Henrique Costa

A licenciatura de Engenharia Biomédica, na Universidade de Coimbra, proporciona todos os materiais para um estudante ter sucesso já que, para além de professores com um portfólio impressionante, são-nos fornecidos todos os materiais essenciais para uma boa aprendizagem. Sendo assim, ao longo dos 3 anos da licenciatura, os estudantes conseguem adquirir bases importantíssimas que serão necessárias para mais tarde. Também é importante referir o espírito académico que se vive em Coimbra, onde existe um espírito de entreajuda enorme entre estudantes, o que contribui muito para o sucesso coletivo dos mesmos.
Não podia estar mais feliz com a decisão de vir estudar em Coimbra.

Mestrado

O Mestrado em Engenharia Biomédica tem por objetivo formar profissionais com elevada qualificação técnica e científica, capazes de aplicar os conceitos e técnicas da Engenharia à análise e solução de problemas no âmbito da Medicina, da Biologia e da Saúde. São profissionais capazes de realizar trabalhos de investigação e/ou inovação em tecnologias avançadas relacionadas com a Engenharia Biomédica, em contexto industrial, clínico ou laboratorial, com elevado grau de autonomia.

A ênfase está colocada nas áreas de especialização de Imagem e Radiação, Instrumentação Biomédica, Biomateriais, Neurociências e Informática Clínica e Bioinformática.

As principais saídas profissionais são as empresas tecnológicas ligadas à área da Saúde, que vão desde o desenvolvimento de instrumentação biomédica até à utilização de biomateriais, passando por tecnologias de imagiologia médica, uso de radiação em diagnóstico e terapia e desenvolvimento de software de aquisição e análise de dados. Os Engenheiros Biomédicos são recrutados maioritariamente por empresas de instrumentação médica e de material farmacêutico, por clínicas e hospitais, por laboratórios de investigação e desenvolvimento, por consultoras e por empresas de desenvolvimento de software.

Coordenador(es) do Curso
João Carlos Lopes Carvalho | jcarlos@uc.pt

Testemunhos

Eva Anjo

Os mestrados disponíveis para Engenharia Biomédica apresentam-se como multifacetados e bastante promissores, uma vez que apresentam um certo grau de liberdade que permitem qualquer estudante de se especializar em diversas áreas que possam ser de interesse para um engenheiro biomédico, possibilitando um ensino bastante completo e enriquecedor. Para além disso, estudar em Coimbra, e em particular no Departamento de Física, é sempre uma mais-valia, uma vez que este é um espaço que se esforça sempre por acolher os estudantes da melhor maneira e apresentá-los às tradições coimbrãs e ao espírito académico que nos é tão característico.
Estudar em Coimbra é viver o que de melhor a universidade tem para oferecer.

Doutoramento

O Doutoramento em Engenharia Biomédica destina-se a dar formação avançada na área da Engenharia Biomédica e preparar os doutorandos para trabalho de investigação e desenvolvimento na área da Saúde, nomeadamente na inovação e otimização de metodologias e equipamentos para diagnóstico e terapia.

O estudante é integrado em centros de investigação, empresas ou unidades clínicas representativas das diversas áreas da Engenharia Biomédica em que se faz investigação de excelência na Universidade de Coimbra.

Esta especialização está sempre associada a um grau elevado de exigência, imposta pelo carácter multidisciplinar e de interface da Engenharia Biomédica, e constitui uma importante mais-valia para os doutorandos, para além do seu potencial impacto social.

As principais saídas profissionais são o trabalho em empresa de produtos ou serviços biomédicos, investigação e ensino nas áreas científicas de suporte da biomedicina.

Coordenador(es) do Curso
António Miguel Lino Santos Morgado | miguelmorgado@uc.pt