/ DOUTORAMENTOS

Doutoramento em Antropologia

PROGRAMA DOUTORAL DE ANTROPOLOGIA

Apresentação


O Doutoramento em Antropologia tem como objetivo geral formar investigadores e profissionais altamente qualificados nas áreas de especialização. Divide-se em três ramos: Antropologia Social e Cultural (ASC), Antropologia Biológica (AB) e Antropologia Forense (AF). Este programa doutoral oferece formação única no contexto nacional nas áreas AB e AF, dando continuidade a uma história fundacional dos estudos nacionais nestas áreas.

Informações gerais

  • Coordenador do Curso: Prof. Doutor Gonçalo Santos (gsantos@uc.pt)
  • Coordenador de mobilidade: Prof. Doutor Gonçalo Santos (gsantos@uc.pt)
  • Classificação atribuída: Doutor
  • Tipo de Doutoramento: O Doutoramento em Antropologia destina-se a promover trabalhos científicos de investigação avançada em diferentes áreas científicas (ver abaixo). É um Programa com parte letiva (60 ECTS) e uma Tese (120 ECTS). A parte letiva inclui a defesa do projeto de Tese. O/A aluno/a tem de estar inscrito na Tese um mínimo de dois anos antes de apresentar o trabalho para defesa. A estrutura do curso está disponível para consulta no website da UC e no Diário da República.
  • Candidatos: Poderão candidatar-se ao Doutoramento alunos com trabalho de investigação realizado ao nível do Mestrado em áreas afins ao Programa ou alunos com currículo relevante do ponto de vista de investigação científica nessas áreas, nos termos legalmente previstos.
  • Valor anual da propina: 2.750€
  • Bolsas: O Programa não dispõe de Bolsas nem pode dar resposta a quaisquer questões financeiras, as quais deverão ser dirigidas aos Serviços Académicos. Potenciais Orientadores de Doutoramento poderão ter informações sobre bolsas.
  • Orientadores e Áreas de Intervenção: É importante o/a candidato/a realizar pesquisa prévia e certificar-se que este Doutoramento é o mais apropriado e poderá responder às suas expectativas. A componente prática do Doutoramento em Antropologia é geralmente realizadas em colaboração com Centros de Investigação ou outras instituições (ex: Hospitais).
    É necessário existir um Orientador de Doutoramento do DCV (Orientador Interno), podendo haver ainda um Orientador Externo de uma outra instituição (da UC, Nacional ou Estrangeira). O corpo docente do DCV relevante para este Programa Doutoral realiza investigação sobretudo no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS), Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e Centre for Functional Ecology (CFE).
    Apesar de bastante eclético, o Programa não cobre todas as áreas na Antropologia e a possibilidade de realizar trabalho com um determinado docente/grupo pode depender de muitos factores (disponibilidade de espaço, financiamento, etc.). O candidato deverá pesquisar junto do corpo docente do DCV para averiguar, previamente, a oferta/disponibilidade na área que pretende desenvolver em Doutoramento. A entrada no Programa não garante, por si só, que o/a aluno/a possa desenvolver um dado trabalho.
  • Candidaturas: As candidaturas são AQUI realizadas.
    É necessário preparar o Currículo, cartas de recomendação e de motivação e eventualmente outra documentação, caso o candidato tenha obtido graus prévios relevantes fora da UC. Essa informação está disponível no site. O/A aluno/a deverá incluir na documentação os contactos previamente realizados com docentes do DCV, se relevante. Os prazos de candidatura podem ser AQUI encontrados.
  • Áreas de especialização: Antropologia Biológica, Antropologia Forense e Antropologia Social e Cultural

  • Mais informações: Website da UC

Calendário das candidaturas

Cronograma das ações de CANDIDATURA aos cursos de doutoramento, desde a publicação das vagas à data de matrícula e inscrição.

Normas para prestação provas de doutoramento

Verifique o DOCUMENTO das regras e normas definidas que deve seguir para prestar provas, com base nos regulamentos legais.

Etapas do curso

Consulte todas as ETAPAS do curso verificando as informações constantes neste site.

Teses apresentadas

Pode CONSULTAR as teses de doutoramento que foram apresentadas no Departamento de Ciências da Vida na área de Antropologia.