/ DOUTORAMENTOS

Doutoramento em Arquitetura Paisagista e Ecologia Urbana

PROGRAMA DOUTORAL DE ARQUITETURA PAISAGISTA E ECOLOGIA URBANA

Apresentação


Este programa doutoral é oferecido em associação pelas universidades de Lisboa, Porto e Coimbra e procura desenvolver a capacidade de relação entre a arte (estética, projeto e crítica) e a ciência (processos biológicos, gestão e planeamento da paisagem). É um doutoramento internacional que foi estruturado para candidatos com alguma experiência na prática profissional de projeto e gestão da paisagem ou na investigação em áreas próximas de arquitetura paisagista e ecologia urbana. O doutoramento é, deste modo, particularmente adequado para Mestres (ou licenciados pré-Bolonha) em Arquitetura Paisagista, Arquitectura, Engenharia do Ambiente, Geografia, Biologia, Silvicultura e Agronomia.

Informações gerais

  • Coordenador do Curso: Doutora Paula Castro (pcastro@ci.uc.pt)
  • Tipo de Doutoramento: O Programa de Doutoramento em Arquitectura Paisagista e Ecologia Urbana (PDAPEU/Programa Link) pretende contribuir para o estado actual da discussão da teoria e métodos em Arquitectura Paisagista, aprofundando áreas estratégicas como o projecto em arquitectura paisagista, o planeamento e a ecologia urbana, a estética da paisagem, a psicologia e sociologia ambiental, e outras matérias que constituem domínios do saber em Arquitectura Paisagista e Ecologia Urbana. Implica, por isso, o desenvolvimento de capacidades de relacionamento e discussão multidisciplinar entre arte (desenho, projecto e crítica) e ciência (processos biológicos, planeamento e gestão). A longo prazo, o resultado deste Programa Doutoral irá permitir a participação profissional de técnicos preparados para a investigação e o apoio à decisão e, consequentemente, para uma defesa efectiva da qualidade da paisagem.
    Seguindo modelos adoptados no resto da Europa e Estados Unidos, a Universidade Técnica de Lisboa, a Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto criaram conjuntamente este programa doutoral, em conformidade com as indicações de Bolonha. Estas oferecem, desde 2009, o Programa Link com 180 ECTS, dos quais 60 em unidades curriculares ministradas por professores especialistas nacionais e estrangeiros.
  • Candidatos: Podem candidatar-se ao PDAPEU:
  1. Os detentores do grau de Licenciatura em Arquitetura Paisagista, Arquitetura, Engenharia do Ambiente, Geografia, Ciências Agrárias e Biologia e áreas afins obtido anteriormente à implementação do Processo de Bolonha.
  2. Os detentores de graus de Mestre (segundo ciclo do ensino superior) em Arquitetura Paisagista, Arquitetura, Geografia, Ciências Agrárias, Planeamento Regional e Urbano, Engenharia do Ambiente e Biologia e áreas afins obtido após a implementação do Processo de Bolonha.
  3. Os titulares de habilitação nacional ou estrangeira considerada, nos termos legais, como equivalente. Podem também candidatar-se ao PDAPEU os detentores de um currículo científico, académico e profissional que ateste capacidade para habilitação ao grau de doutor, cabendo ao órgão da Universidade de acolhimento, anualmente identificada, a decisão sobre esta apreciação curricular, ouvida a Comissão Coordenadora do PDAPEU.

• Sempre que a Comissão Coordenadora do PDAPEU considere necessário, poderá recomendar aos candidatos, como complemento da sua formação de base, a frequência ou aprovação de uma ou mais unidades curriculares, além das que integram a parte curricular do PDAPEU.

  • Critérios de Seleção e Seriação: Os critérios de seleção, de seriação e os fatores de ponderação são os seguintes:
    • Curriculum vitae e portfólio: Académico/Científico (25%) + Profissional (25%)
    • Carta de motivação: (10%)
    • Cartas de referência: (10%)
    • Entrevista: (30%)
    Qualquer dos critérios pode ser motivo de exclusão do candidato. 

  • Inscrição: O candidato admitido à inscrição no Programa Doutoral, cuja ordem de seriação esteja dentro do numerus clausus definido para o curso, deverá fazer a sua inscrição na Secção de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências dentro das datas estipuladas
    São necessários os seguintes documentos:
    • Fotografia a cores, tipo-passe
    • Boletim de Vacinas atualizado

  • Plano de Estudos: ver AQUI.

  • Bolsas: O Programa não dispõe de Bolsas nem pode dar resposta a quaisquer questões financeiras, as quais deverão ser dirigidas aos Serviços Académicos. Potenciais Orientadores de Doutoramento poderão ter informações sobre bolsas.

  • Candidaturas: As candidaturas são realizadas AQUI.

  • É necessário preparar o Currículo, cartas de recomendação e de motivação e, eventualmente, outra documentação, caso o candidato tenha obtido graus prévios relevantes fora da UC. Essa informação está disponível no site. O/A aluno/a deverá incluir na documentação os contactos previamente realizados com docentes do DCV, se relevante. Os prazos de candidatura podem ser encontrados AQUI.

  • Mais informações: Website da UC

Calendário das candidaturas

Cronograma das ações de CANDIDATURA aos cursos de doutoramento, desde a publicação das vagas à data de matrícula e inscrição.

Etapas do Curso

Consulte todas as ETAPAS do curso verificando as informações constantes neste site.

Teses apresentadas

Pode CONSULTAR as teses de doutoramento que foram apresentadas no Departamento de Ciências da Vida nesta área.