Estudante de doutoramento do DCT descreve trilobites primitivas do Câmbrico de Portugal e Espanha.

14 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

Este estudo foi publicado no Journal of Paleontology, num artigo conduzido pelo aluno de doutoramento do DCT Luis Collantes e pela investigadora do Centro de Geociências da UC Sofia Pereira. As trilobites olenellidos são um dos grupos mais primitivos, sendo características do paleocontinente Laurentia durante o Câmbrico inferior. Na Península Ibérica, pertencente à região peri-Gondwânica, o grupo é extremamente raro (em Portugal só se conhece uma única ocorrência, em Vila Boim, Elvas, descrita neste trabalho). Os espécimes ibéricos estudados foram atribuídos ao género Callavia, originalmente definido no leste da América do Norte.

Para mais informações clique aqui.