Colaboração do DCT nas Olimpíadas de Geologia 2023/2024

05 abril, 2024≈ 2 mins de leitura

As Olimpíadas Portuguesas da Geologia do presente ano letivo (OPG 2023/2004) tiveram a colaboração do Departamento de Ciências da Terra (DCT) da Universidade de Coimbra (UC).

Durante toda a manhã do dia 16 de março de 2024, docentes, investigadores e alunos de pós-graduação do DCT desenvolveram um conjunto de atividades para os alunos do ensino secundário, e respetivos professores, participantes na fase regional das OPG 2023/2024 realizadas em Coimbra.

As atividades desenvolvidas em temas da área da Geologia, essencialmente de carater prático e interativo, foram realizadas nas instalações do DCT e nas suas imediações exteriores no Polo II da UC.

A elevada diversidade de tópicos abordados mostrou as atuais competências e capacidades técnicas e científicas do DCT. Permitiu, por exemplo, acompanhar no exterior o planeamento e o voo de um drone para captar imagens, analisar e efetuar o levantamento de um afloramento rochoso e também medir a radioatividade natural no solo. Por outro lado, as atividades realizadas nos laboratórios incidiram na observação de rochas ao microscópio, na observação de amostras de fósseis e também na identificação de diversos materiais geológicos e perceber as suas principais aplicações práticas.

O bom acolhimento demonstrado por parte dos participantes e a boa interação verificada ao longo da bem preenchida e movimentada manhã de atividades foram muito gratificantes para a equipa do DCT.