Assinado protocolo de criação do Earth Observation Laboratory (EOLab)

21 julho, 2021≈ 3 mins de leitura

Foi assinado a 20 de Julho de 2021 o protocolo que formaliza do EOLab, Earth Observation Laboratory. O EOLab é a mais recente plataforma tecnológica da Universidade de Coimbra, estando sediada no Departamento de Ciências da Terra e Centro de Investigação da Terra e do Espaço (CITEUC).

As Plataformas Tecnológicas da Universidade de Coimbra são “um instrumento, partindo sempre do conhecimento que a UC detém e do seu componente tecnológico por vezes único, para dar resposta às necessidades da sociedade”, defende o Vice-Reitor para a Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Coimbra, Luís Simões da Silva.

O EOLab vai actuar no desenvolvimento de produtos e serviços de informação, a consultoria para ativar o uso de dados geoespaciais e a capacitação de equipas e indivíduos para a utilização de dados geoespaciais.

Irá, desta forma, promover-se um reforço da operacionalização da investigação realizada pela equipa nos últimos anos, que tem obtido amplo reconhecimento através da produção científica, financiamentos internacionais assegurados e integração em redes de liderança no sector.

O director da plataforma, Vasco Mantas, reconheceu ainda que a corrida espacial em curso, e a mudança no paradigma no uso dos meios espaciais deve ter sempre como pano de fundo um contributo para o desenvolvimento sustentável e inclusivo, não deixando ninguém, nem nenhuma região para trás. O EOLab irá também investir fortemente no reforço da capacitação e desenvolvimento de soluções sustentáveis para regiões, ou centrada em grupos menos representados.

A integração de alunos do DCT/UC nas actividades do EOLab estará também entre as prioridades, oferecendo oportunidades de aprendizagem e integração em actividades operacionais e de transferência de tecnologia, à escala global.

O EOLab contribui assim para consolidar a posição histórica do Departamento de Ciências da Terra num domínio hoje em franco crescimento e de reconhecida relevância científica e operacional.

Partilhe