13 de outubro dia internacional para a redução de catástrofes celebrado com exposição e vídeo com testemunhos da comunidade

O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da Universidade de Coimbra associou-se com o Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC), com a Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão e com a Biblioteca Municipal Alves Mateus (BMAM) para a comemoração do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes

13 outubro, 2020≈ 3 mins de leitura

O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da Universidade de Coimbra associou-se com o Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC), com a Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão e com a Biblioteca Municipal Alves Mateus (BMAM), para a comemoração do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes. Neste sentido, estará presente na BMAM, até ao final do ano 2020, a exposição sobre o "O Sismo de 28 de fevereiro de 1969 na imprensa da Região Centro" elaborada pelo DCT, CITEUC e Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC). Atendendo à contingência atual, e por forma a complementar a exposição, foi elaborado um vídeo com o enquadramento da referida exposição e sobre aspetos de Sismologia, elaborado por Fernando B. Figueiredo, diretor e investigador do CITEUC, Ana I. Gomes, investigadora do CITEUC e Fernando Carlos Lopes, investigador do CITEUC e docente do DCT. O referido vídeo foi, ainda, enriquecido com testemunhos de santacombadenses sobre a forma como vivenciaram o sismo de 28 de fevereiro de 1969."

A publicação do DIA INTERNACIONAL PARA A REDUÇÃO DE CATÁSTROFES - Exposição "SISMO DE 28 DE FEVEREIRO DE 1969" e respetivo vídeo podem ser vistos nos seguintes links:

Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão

Município de Santa Comba Dão - Facebook