/ Investigação / Projetos complementares

Res Jesuitica & Humanismo

Res Jesuítica & Humanismo promove I&D sobre o Humanismo através da perspectiva da História dos Jesuítas ou através das fontes históricas da Companhia de Jesus. Além do Cursus Aristotelicus Conimbricensis, o projeto irá também desenvolver a base de dados Thespis – coleção de teatro jesuítico neolatino em Portugal - e disponibilizar um acervo documental inédito (séculos XVI-XVIII), pertencente ao antigo Colégio de Jesus de Coimbra – Thesaurus SJ.

Os Estudos Jesuíticos constituem uma área de estudos crescente em todo o mundo, centrada no papel dos Jesuítas nas ciências e nas artes, na retórica e na literatura, na teologia e na filosofia, no direito e na política, na religião, nas missões e no encontro inter-religioso e intercultural.

Coimbra (tal como Lisboa e Évora) possui importantes coleções de fontes literárias desta natureza, uma vez que o Colégio de Jesus de Coimbra foi uma das instituições que mais profundamente marcou a vida intelectual europeia, no início da Época Moderna.

Além disso, foi em Coimbra que os jesuítas obtiveram pela primeira vez, numa Universidade já existente, uma posição institucional forte. Aquela experiência estabeleceu um modelo de Colégio-Universidade replicado noutros locais. Por isso a escola de Coimbra possui um conjunto significativo de fontes literárias neolatinas, relevantes para o estudo de todo o tipo de matérias, como a Literatura, a Retórica, a Pedagogia, a Teologia e a Filosofia, as Ciências e as Artes, o Teatro e a Música, o Direito e a Política, a Religião e os Encontros Interculturais.

Parte deste património é desconhecido e corre o risco de se perder. O principal objetivo de Res Jesuitica & Humanismo projeto é dar a conhecer este património à comunidade científica.