/ Investigação / Projetos complementares

Racionalidade Hermenêutica

O projeto complementar Racionalidade Hermenêutica congrega a vertente filosófica dos Estudos Clássicos e Humanísticos no CECH. O seu objetivo teórico é responder à questão sobre o que é a razão, e como se manifesta a racionalidade em diferentes esferas humanas, nomeadamente na linguagem, no mito, no conhecimento, na história, na corporalidade, na técnica e nas formas políticas e éticas da sociabilidade humana.

O projeto segue uma orientação humanista e hermenêutica, assumindo que as principais características dos Clássicos são a sua atualidade e universalidade. A abordagem adequada das questões clássicas da filosofia, bem como dos seus principais problemas contemporâneos não pode dispensar a recepção e transformação viva dos conceitos antigos. Adota, em consequência, uma metodologia de que fazem parte tanto a interpretação filológica dos clássicos quanto a sua reinterpretação crítica e histórico-filosófica.

Historicamente, a investigação realizada no seu âmbito assume a Filosofia Antiga como matriz a partir da qual são tratadas questões filosóficas atuais. Para além deste, os seus principais vetores teóricos são a Hermenêutica Filosófica, a Filosofia Clássica Alemã, a Filosofia Política, a Fenomenologia e problemas atuais de ética prática e ambiental.

A sua atividade consiste na organização regular de colóquios, congressos, conferências e publicações no âmbito das suas questões teóricas e balizas histórico-filosóficas, um seminário permanente sobre a História Crítica da Razão, e os trabalhos do Laboratório de Racionalidade e Ética Aplicada onde a dimensão teórica e hermenêutica da investigação sustenta o tratamento de questões concretas de bioética.