Seminário “OPORTUNIDADES E SOLUÇÕES DE FINANCIAMENTO PARA A ECONOMIA AZUL”

A Incubadora do Mar e Indústria da Figueira da Foz (IEFF) promoveu o Seminário "Oportunidades e Soluções de Financiamento para a Economia Azul na Figueira da Foz”. Sendo uma das grandes impulsionadoras do empreendedorismo relacionado com a Economia do Mar, a IEFF procurou criar um momento para divulgação das medidas de apoio do Programa Mar2030, assim como outras oportunidades para a região, no âmbito da economia azul.

29 fevereiro, 2024≈ 3 mins de leitura

No passado dia 27 de fevereiro, teve lugar na Incubadora do Mar e Indústria da Figueira da Foz (IEFF) o Seminário com o tema “Oportunidades e Soluções de Financiamento para a Economia Azul”.

A vice-presidente da IEFF, Vitória Abreu, abriu a sessão, seguida do representante da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Valter Rainho.

Para explicar aos presentes os objetivos do Programa Mar 2030, o que pode fazer pelas empresas, quais as taxas de apoio que possui, entre outros assuntos, esteve presente a Gestora do Programa, Dina Ferreira.

Com o objetivo de complementar a informação partilhada pela apresentação anterior, António Santos, diretor executivo da Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada, Mondego e Atlântico (AD ELO) apresentou os normativos e apoios associados aos fundos públicos.

De seguida, Raquel Gaião Silva, associate da FABER, uma empresa de capital de risco, esclareceu todas as questões acerca de capitais de risco, e tipos de fundos - no caso, Ocean & Climatech e Inteligência Artificial.

Por fim, Nuno Mendonça, Pró-Reitor da Universidade de Coimbra, explicou a importância da investigação e da inovação como chave da competitividade na Economia Azul do mesmo modo que fez uma breve apresentação do ecossistema de economia azul da Figueira da Foz, onde foi referido o Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz, a Incubadora Mar & Indústria, SeaPower e à capacidade de investigação da Universidade de Coimbra, já instalada no concelho.

No segmento final do seminário ainda houve espaço para perguntas e respostas e networking.

Foi uma manhã com partilha de conhecimento diverso e importante para quem procura oportunidades de financiamento para os seus projetos na área da economia azul.