PROJETO GREENFISHINGPORT É UM DOS FINALISTAS DOS PRÉMIOS ESSÊNCIA DO AMBIENTE

O projeto GreenFishingPort foi selecionado para a shortlist dos Prémios Essência do Ambiente, que destacam projetos e práticas sustentáveis com elevado impacto social, económico e ambiental.

02 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

Após uma criteriosa avaliação das inúmeras candidaturas a concurso, o GreenFishingPort destacou-se por ser um exemplo inovador da gestão ambiental dos portos de pesca da região do Barlavento do Algarve, com foco no desenvolvimento económico das zonas costeiras de forma sustentável. Os Prémios Essência do Ambiente realizam-se no dia 5 de junho, no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, em Gondomar, entre as 17h e as 19h.

O “GREENFISHINGPORT: Projeto-Piloto de Porto de Pesca Autossustentável” consiste na realização de um Estudo piloto para o desenvolvimento de um modelo experimental de gestão ambiental para o Porto de Pesca de Lagos, e faz parte da Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Pesca do Barlavento do Algarve. O projeto é cofinanciado pelo MAR 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEAMP - Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

Os Prémios Essência do Ambiente pretendem ser uma extensão da missão de sensibilizar, pela divulgação de boas ações, e mostrar que Portugal está no caminho de uma Economia Circular e Sustentável, reconhecendo e premiando o que melhor se faz nesta área em Portugal. O reconhecimento destes projetos e práticas sustentáveis são fundamentais para continuação do trabalho desenvolvido em prol da conservação do meio ambiente, na adesão a boas práticas sustentáveis e a uma economia circular.

SOBRE O “GREENFISHINGPORT: Projeto-Piloto de Porto de Pesca Autossustentável”

O “GREENFISHINGPORT: Projeto-Piloto de Porto de Pesca Autossustentável” consiste no desenvolvimento de um modelo experimental de gestão ambiental para o porto de pesca de Lagos, visando a promoção da sustentabilidade ambiental assente na utilização consciente de recursos e redução da produção de resíduos, bem como no aproveitamento e valorização dos resíduos produzidos.

Trata-se de um projeto de interesse coletivo promovido pelo Laboratório MAREFOZ, da Universidade de Coimbra, que pretende dinamizar e promover a gestão ambiental dos portos de pesca da região do Barlavento do Algarve, orientada para o aproveitamento e valorização de resíduos e efluentes que se acumulam em grande volume nas zonas portuárias, promovendo assim uma gestão sustentável da orla costeira e a proteção e conservação do meio marinho e biodiversidade da região.

Através de um modelo de atuação em parceria, envolvendo os stakeholders e atores-chave locais, o projeto GREENFISHINGPORT pretende desenvolver e testar um modelo de gestão integrada dos portos de pesca, favorecendo ao mesmo tempo a criação de novas empresas e empregos ligados à valorização e transformação dos resíduos efluentes.

O projeto GREENFISHINGPORT promove a cooperação entre a I&D+i e o sector das pescas, possuindo características inovadoras a nível local, regional e nacional, visto tratar-se de um projeto-piloto para a criação de um modelo de gestão integrada dos resíduos da atividade piscatória, único a nível nacional, englobando uma vertente de valorização económica e transformação, dinamizando uma forte incorporação dos resultados da I&D e Inovação nos processos de produção e de gestão de recursos marinhos.

Neste sentido, o GREENFISHINGPORT visa o desenvolvimento económico das zonas costeiras de forma sustentável, enquadrando-se na Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Pesca Barlavento do Algarve.