Kick-off meeting do Projeto SISdATA - Interreg Atlantic Area no Campus da UC na Figueira da Foz

Nos passados dias 13 a 15 de março, reuniram, na Figueira da Foz, 14 investigadores no âmbito do projeto SISdATA (System to Increase Security / Sustainability in the domain of Atlantic Traditional Aquaculture), do Programa Interreg Atlantic Area, financiado pela União Europeia.

27 março, 2024≈ 3 mins de leitura

O projeto, liderado pelos professores da Universidade de Coimbra (UC) Rita F. Carvalho e Pedro Furtado, inclui, para além dos investigadores da UC dos departamentos de Engenharia Civil, Engenharia Informática e Engenharia Química e do MAREFOZ, investigadores da Universidade da Corunha, Espanha, Universidade de Rouen, França, e Universidade de Dublin, Irlanda.

Com este projeto pretende-se criar um sistema de informação baseado num digital twin da zona hídrica, que inclui os tanques de aquacultura, bem como os processos que neles ocorrem. O objetivo é apoiar a aquacultura nas áreas atlânticas, o que poderá ser útil a outras empresas ligadas a zonas estuarinas e costeiras, que dependem da qualidade da água.

A visita da equipa teve início no dia 13 de março, quando foram conhecer os tanques de aquacultura do Torrão, e o Laboratório MAREFOZ. No dia 14, os investigadores reuniram no Campus da UC na Figueira da Foz para discutir e programar as atividades a desenvolver no âmbito do presente projeto. No dia seguinte, 15 de março, para além do Campus da UC, lugar de interações e planeamento, foi também dia de visita ao Laboratório de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente, no Departamento de Engenharia Civil e pátio da Universidade.

Foram três dias de partilha de conhecimentos e experiências que prometem ser úteis para o desenvolvimento de um projeto tão inovador.