Universidade de Coimbra e autarquia apresentam candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência

A candidatura ao Programa Impulso Jovens STEAM e Programa Impulso Adultos apresentada na Sala do Senado da UC.

13 setembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) apresentaram o projeto de candidatura conjunta ao Programa Impulso Jovens STEAM & Programa Impulso Adultos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência nacional.

Denominado Living the Future Academy, o consórcio tem como objetivo “a preparação de sociedades mais resilientes, de cidadãos e profissionais mais preparados para os desafios do presente e do futuro e de territórios mais coesos social e economicamente”, explica a Vice-Reitora da UC, Cristina Albuquerque.

A candidatura, que conta com o apoio de mais de uma centena de organizações, pretende criar “processos de capacitação e medidas de incentivo à aprendizagem ao longo da vida, de maior conexão e proximidade entre as organizações empregadoras e os territórios e o ensino superior, e de estímulo ao acesso e manutenção no ensino superior de jovens STEAM [acrónimo em inglês para as disciplinas de Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemáticas]”, acrescenta Cristina Albuquerque.

Ao citar António Arnaut, “todo fruto é vontade da semente”, o Presidente da CMC, Manuel Machado, reiterou a importância da candidatura. O autarca destaca o caráter dinâmico da parceria. “É importante que a candidatura seja aprovada porque o consórcio liderado pela Universidade de Coimbra tem qualidade e todas as condições exigidas pelo Plano para sair um projeto ganhador”.

Com os olhos postos no futuro, o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, sublinha que “para nós conseguirmos dar um salto qualitativo, temos que ter a perceção que [caso seja aprovado] até 2025 iremos tentar utilizar o melhor possível este financiamento”. “A UC espera estar mais forte na internacionalização e com uma ação territorial a nível regional também mais forte”, finaliza o Reitor.

A cerimónia teve lugar na Sala do Senado da Reitoria da UC a 13 de setembro.

Reveja a cerimónia na íntegra aqui:

Marta Costa e Karine Paniza