Secretário de Estado do Desporto desafia Universidade de Coimbra a criar um projeto piloto no desporto

UC integra Unidades de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior.

25 janeiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© DR

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto visitou a Universidade de Coimbra (UC) e aproveitou a oportunidade para lançar um convite: a criação de um projeto piloto no âmbito das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento (UAARE).

O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, aceitou o desafio e destacou o relevante trabalho que a instituição tem feito no enquadramento dos estudantes atletas, através do seu Programa de Apoio ao Alto Rendimento. Recorde-se que a UC é pioneira na implementação do Estatuto Estudante Atleta, que veio, em 2019, a servir de base à realização do DL n.º 55/2019, de 24 de abril de criação do estatuto estudante atleta no Ensino Superior.

Na reunião esteve ainda presente a Pró-Reitora para o Desporto da Universidade de Coimbra, Filipa Godinho, o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Ricardo Nora e o coordenador das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento, Vitor Pardal.

As UAARE já funcionam no ensino secundário há cerca de sete anos, envolvendo 25 instituições de ensino, 1300 estudantes atletas de 55 modalidades.

A participação da UC neste projeto piloto revela o importante papel que a instituição atribui ao desporto, como elemento estrutural na formação integral do indivíduo.